sábado, agosto 24

A arte de dar "uma de Migué"

Dicionário informal:
Dar uma de Migué; dar um migué; ou simplesmente migué

Se fazer de desentendido para tirar vantagem de uma situação; usar de uma desculpa esfarrapada para se beneficiar.

Atire o primeiro grampeador ou peso de papel quem nunca deu um miguézinho no escritório, mas vamos combinar que ninguém é besta. Muito menos eu, dá um trabalho homérico fazer esse nó na gravata borboleta.


Tem uma tia que trabalha comigo no escritório, a "véia" deve ter Ph.D, formada com honra ao mérito, na arte do migué. É sagrado, horário de trabalho dessa mulher vai de segunda a sexta, até a hora do almoço e só. Toda a sexta a tarde acontece alguma coisa: gripe, dente do siso, irmã mais velha que teve um infarto (sim, já usou todas essas desculpas)... mas o mais comum é gripe mesmo. O que me incomoda não é fato dela sair mais cedo, até porque, ainda bem, meu trabalho não depende do dela, mas me irrita o fato dela achar que todo mundo é otário e acredita que toda sexta ela tem um problema sério pra resolver e some do escritório.

Essa vez do dente do siso era caso grave, sabe... precisava tirar uma radiografia panorâmica com raios gama no laboratório da Nasa, então deu umas horas lá, escafedeu-se. Precisei sair pra rua fazer uns serviços externos, passei em frente um bar, tava lá a lindona tomando um chopp geladinho com o marido. Estacionei o carro um pouco pra frente, peguei o celular e liguei:

- Tia, deu tudo certo com a radiografia? Fiquei preocupado.... (mentira, quero mais que se lasque)
- Ah, então, deu tudo certo sim... ai... mas sabe, tá doendo ainda... ai....
- Hum... e esse chopp é pra anestesiar um pouco e parar a dor?
- Que chopp?!?!?
- Esse que a senhora tá tomando com o Tio, no bar tal...
- Onde você tá, filho da p*ta????!!!?
- Fica me devendo essa! Tchau.

E foi assim que eu conseguir emendar um feriado de quinta com a sexta; e sabendo que a tia não poderia abrir o bico.

Pensa que eu sou besta? Nada, sou uma besta de estirpe.

Nenhum comentário: