terça-feira, junho 19

Cega


Há coisa de uns quatro anos atrás precisei recorrer à justiça. Sofri uma violência, precisei tomar uma atitude, tenho direito a uma indenização. Quatro anos. Na época constitui advogado, gastei uma grana pretíssima (honorários pagos em adiantamento - se eu ganhasse alguma coisa, ainda haveria uma porcentagem adicional como pagamento), o tempo passou, está passando, passando, passando, e até agora resultado rigorosamente nulo. A ação não anda. A justiça não consegue intimar uma pessoa para uma simples audiência. Detalhe - essa pessoa é um servidor público, tem endereço fixo, já foi citado no início da ação, constituiu advogado, está respondendo pelo mesmo objeto da minha ação na esfera administrativa e penal e tudo o mais. E em quatro anos a justiça não consegue intima-lo. Muda de cidade, ninguém sabe o endereço... fico aqui pensando que deve ter mudado de mãe, de nome, de CPF também, ou então que tem o dom de evaporar, só pode...

A sensação que eu tenho é que eu simplesmente peguei um montão de dinheiro e dei de presente pro meu advogado. Não que a culpa seja dele, não é isso. É que a coisa simplesmente não funciona. Todo um movimento é feito, uma legião de pessoas é empregada, papéis são gerados, emolumentos são pagos, para ri-go-ro-sa-men-te nada! Às vezes eu tento ser ponderada, tento aceitar as limitações, mas é muito difícil. Porque assim - é a justiça! É a ela que a gente tem que recorrer pra tudo. Como pode um poder que consome uma enorme parcela dos recursos do Estado simplesmente não funcionar? Como pode toda uma legião de profissionais, carreiras, pessoas, trabalharem, dedicarem a vida pra algo que não produz resultados práticos? É kafkaniano o Poder Judiciário no Brasil. Quatro anos se passam e uma pessoa que entra com uma ação (pagando - e caro - pra isso) não consegue nem a primeira audiência?

Resolvi fazer esse desabafo porque ontem, como era de se esperar, me envolvi em uma animada discussão sobre Lula, Maluf, alianças, PSDB, corrupção, deputados bandidos, essas coisas... e me deu um estalo na hora, um pensamento muito desalentador. O de que tudo isso é uma grande bobagem. Me senti simplesmente ridícula discutindo sobre aquilo, porque não importa se o presidente é Lula, Serra, Dilma, Maluf, Malafaia, quem quer que seja. Não importa se temos 513 ou 13 corruptos no Congresso. Não vai fazer diferença se de uma hora pra outra toda a corrupção reinante se dissolver e todos os nossos representantes se tornarem milagrosamente probos, ilibados, honestos e comprometidos com o povo. Não importa se somos de direita ou esquerda, simplesmente porque nós temos um poder primordial que não funciona. E nada pode suprir um país sem justiça. O povo, eu, você, estamos simplesmente desamparados. Os outros dois poderes estão aí pra tocar essa coisa da maneira que dá, fazendo o mínimo necessário, muitas vezes se aproveitando da ineficiência da justiça em tomar qualquer providência, em efetivar qualquer medida que seja. Cidadãos vão sendo levados no bolo. Como peças pagantes da engrenagem mesmo.

Seguiremos com nosso judiciário paquidérmico com seus modos pedantes, com suas excelências se afogando em seu linguajar anacrônico e em seus rituais hipócritas. Cheio de pessoas sérias e bem intencionadas mas que simplesmente não conseguem fazer a coisa funcionar.

Coincidentemente recebo hoje de manhã um email do meu advogado com o título "Comunicdo Importante". Cheia de animação fui verificar. Era uma corrente com alguma foto de santo, oração, a qual eu deveria reenviar para 20 pessoas sob pena de morrer ou algo terrível do gênero.

Talvez ele tenha tentado me dizer que só rezando mesmo. Como nem nisso eu acredito mais, dou o caso como encerrado, admito a ação como perdida e me conformo com o fato de ter me comportado como uma otária por acreditar na justiça. Triste dizer isso, né. Mas é exatamente assim que eu me sinto.

Desculpem aí o desabafo, gente. E bola pra frente. Porque o que não tem remédio, remediado está.

6 comentários:

Dedé disse...

Rose, sei exatamente como você se sente. Estou tendo uns problemas burocráticos também (não chega a algo tão sério quanto o seu caso, de estar na justiça) e o que eu já gastei de dinheiro e tempo e estresse não tá no gibi! Só faz aumentar a raiva e o sentimento de impotência... e, sinceramente, sem querer ser pessimista ou falar mal do Brasil, mas não vejo uma mudança pra melhor tão cedo... isso é o que dá mais desgosto...

Dedé disse...

Ah, desculpa pelo desabafo tb... hahaha

Jujuba disse...

Rose, faça uma reclamação ao CNJ, que o seu processo vai andar. Ou à Corregedoria, pois esta é fiscalizada pelo CNJ. Faça issoq ue eu sei o que estou falando.

Rose Foncée disse...

Hahaha. Sem problemas, Dedé.

Obrigada, Jujuba!! Vou tentar. Obrigada mesmo!

Lili Cheveux de Feu disse...

é por essas e outras que eu queria estar vivendo numa tribo indigena no meio do nada, sem nenhum contato com o homem branco. existe? pode?

Adriana disse...

postagem perfeitamente real. Parabéns por sua lucidez em expor aquilo que muitas vezes queremos dizer e não achamos as palavras corretas. Abraços.