segunda-feira, agosto 22

Do-na Norma!



Insensato Coração chegou ao fim e nós nos despedimos de uma das personagens mais tristes, interessantes e trágicas que eu consigo me lembrar nas novelas brasileiras. Norma não foi, em verdade, uma vilã. Foi uma mulher enganada, humilhada, que teve toda sua trajetória definida por um sentimento que ela mesma confundiu e com o qual não soube lidar. Apaixonada por um homem que, por interesse, a fez se descobrir interessante, a tirou de uma solidão profunda e de um estado de invisibilidade ao qual ela pertencia desde sempre, comeu o pão que o diabo amassou e, obcecada, se transformou de forma paradoxal: ao mesmo tempo em que se reergueu e se transformou em uma nova mulher, foi se afundando em crimes muitas vezes involuntários e em um lodaçal moral cheio de motivações dúbias e meias verdades. No fundo, não deixou nunca de ser a enfermeira simples, iludida e sem perspectivas de Florianópolis. O sentimento que a moveu o tempo todo foi a paixão - por um grande canalha, para sua desgraça. Uma grande personagem vivida por uma grande atriz.

Aliás, se teve uma coisa que eu gostei em Insensato Coração foi a substituição das vilãs que todos adoram odiar por vilões do sexo masculino. Ok, ficção é ficção, não vamos levas as coisas tão a sério assim, mas convenhamos – eram sempre as mulheres que apanhavam e eram xingadas e agredidas com gosto. Laura, Ivone, Isabela, Cristina, Nazaré, Maria de Fátima, Flora... alguém aí se lembra de algum vilão memorável nos últimos tempos? E de algum que tenha sido chutado, estapeado, pisado? Sempre me pareceu que existiam as vilãs para que todo mundo pudesse, sem culpa, encher a boca pra chamar de cadela, vagabunda, ordinária, e dá-lhe tapas na cara e puxões no cabelo! Tudo ficção, tudo brincadeira, elas realmente eram pérfidas e mereciam... o incômodo era a catarse, o prazer que todo mundo sentia nos momentos de violência e humilhação contra elas. Os machos maus eram punidos com cadeia, solidão, morte – mas raramente com surras ou coisa semelhante – parece que sempre mereceram castigos mais dignos. Insensato Coração fez com Leo o que normalmente era feito com as Ivones e Lauras da vida... apanhou, perdeu dente, foi humilhado na frente dos outros... já não era sem tempo! Meninos também são maus, mesquinhos, canalhas e também merecem tapas, socos e pontapés dos bons – tratamento igual, não é não??

No mais, vou morrer de saudades de Eunice, Ismael, Norma, Bibi, Douglas e Tia Neném (e Júlio, né minha gente... aaahhh... Julio...). Será que Fina Estampa vai ser boa? Tenho minhas dúvidas, mas torço para que não seja muito sexista e que tenha pelo menos alguns personagens interessantes e divertidos... é esperar pra ver.

2 comentários:

lili cheveux de feu disse...

pois eu achei a norma uma pessoa odiável. detesto ver mulher sendo idiota por causa de homem, tenho vontade de meter a mão na cara. hahahaha.

vilões, irmã, teve o frederico na novela anterior em dupla com a clara que apanhou do tony ramos e até da fernandona.
e agora tem o timotinho na novela das seis que tá levando porrada até no meu sonho. fala o nome de uma pessoa que não tem nada o que fazer na vida e sonha que está indo pra seráfia com o jesuino e desce o cassete no timoteo: lili cheveux de feu.

Jujuba disse...

Rose, concordo. Norma estava fadada a um final trágico. Eu imaginava ela matando o Leo e se matando depois...
Além dos que você citou eu vou sentir saudade da Wanda. Quando ela se juntava com a Tia Neném e a "elite carioca" era hilário. Apesar de tudo pra mim, Leo é um vilão querido, como a Nazaré Tedesco. Amei seu texto.