segunda-feira, junho 13

Dia dos namorados



Um lugar muito especial. Esta era a proposta do dia dos namorados. Eu estou sempre fora de casa. Sempre. Só se fosse aeromoça para viajar tanto. Só essa semana irei a Jeceaba(MG), Pindamonhangaba(SP), Guaíba (RS) e Canoas(RS).

Mas o dia dos namorados deveria ser muito especial. Para compensar um pouco.

Resolvemos então ir a Paraty. Me encantam cidades coloniais e eu ainda não conhecia Paraty. As ruas conservam o calçamento original e os casarões estão abrigam muitos restaurantes e lojas. Sem contar a praia que é fantástica. Recomendo uma tarde na praça central e uma visita ao forte. Pena as igrejas fechadas.

O único senão é o acesso. Os panacas olharam na internet como ir e o caminho sugeriodo pelo Googlemaps deveria ser interditado. Desde 2009, devido às chuvas, a estrada entre Cunha e Paraty é um verdadeiro Rally:



Este foi um dos melhores trechos! Nos outros eu estava rezando sem coragem de tirar fotos. Carros de passeio, sem ser 4x4, não conseguem passar. Sorte que fomos no carro grande. Mas no fim compensou...O caminho certo é pela Rio-Santos.

A cidade estava preparada para a festa do Divino. Milhares de festejos e até o padre Fábio Melo apareceu. Ele é um terror de desafinado.

O espetáculo do jantar ficou pela Casa do fogo, um bistrô onde os pratos são flambados em cachaça e eu não resisti ao risoto de goiaba com camarão. Maridão ficou com os camarões a moda do chef.

O passeio de escuna, segundo todos dizem ser obrigatório, vai ficar para próxima visita. Estava um pouco frio demais para encarar. E pior, as que estavam saindo eram na maioria com música ao vivo. Imagina você querendo sossego e a música ao vivo...Não, muito obrigado.

Fica dica para quem quiser um passeio bacana de dia dos namorados ou de qualquer dia. Paraty é uma delícia de cidade.

5 comentários:

Rose Foncée disse...

Assino embaixo, Adelaide! Amo Paraty, amo, simplesmente. Acho uma das cidades mais especiais do Brasil, todo vez que vou lá me dá uma impressão de que é minha casa, é até difícil de explicar.

Para sua próxima ida, mais uma dica: vá pela Dutra (ou Airton Senna) até São José dos Campos e dali pegue a estrada para o litoral. Não se aventure pela estrada Taubaté-Ubatuba... a serra é simplesmente infernal.

Beijos, Adê!

Adelaide disse...

Cuidado Rose, foi uma dessas que ficou destruída por causa da chuva faz dois anos... Só há duas opções, uma delas é Taubaté -Ubatuba!

Rose Foncée disse...

Gente, a Tamoios foi destruída?? Não sabia mesmo, tô chocada! Era a melhor opção para o litoral...

Maloca (Marlene) disse...

Rose,
a Tamoios não foi destruída, não.
E a Taubaté-Ubatuba, também não... :)
Passei lá nesse último final de semana e tô aqui. :)))

A Taubaté-Ubatuba ficou interditada no início de 2010 por causa da ponte que caiu. Mas, já foi consertada faz tempo.
Apesar da serra horrível, me parece melhor que esse que Adelaide&marido usaram.

Fabricia Romaniv disse...

O melhor caminho (e lindo demais, cada paisagem) é pela Rio-Santos. Por Cunha, até motoqueiro reclama...

Fui pra lá em out do ano passado. Ameeeeeeeei essa cidade!

bjs