sexta-feira, abril 8

Ensinaram-me tanta vergonha em sentir prazer, que acabei sentindo prazer em ter vergonha.


A frase do título pertence a um dos pequenos contos que compõem o delicado "O Fio das Miçangas", no moçambicano Mia Couto, um dos mais respeitados escritores africanos contemporâneos. Em 29 histórias curtíssimas mas incrivelmente densas, Mia expõe com extrema sensibilidade as dores, nuances, contradições e peculiaridades de um continente ainda desconhecido para o mundo, e também da alma feminina sob um olhar masculino. Ora melancólico, ora engraçado, mas sempre lírico e tocante, "O Fio das Miçangas" é fluido , emocionante e me trouxe uma agradável sensação de reconforto. Recomendo demais.

4 comentários:

Rose Foncée disse...

Gente, explicando - A edição brasileira do livro, utiliza a grafia "missanga", com "ss". Imagino que seja a forma utilizada pela variação do português em Moçambique. Aqui, o Houaiss não reconhece essa grafia, utilizando "miçanga", com "ç". Preferi utilizar a grafia reconhecida no Brasil no post, ok?
Beijinhos!!

Anônimo disse...

Missanga e' efectivamente como se escreve não apenas em portugues de moçambique mas também em portugues de Portugal. O Mia, para quem fala e respira a nossa língua e' especial: o ritmo, o moçambicano falado traduzido na escrita altamente profunda e com alma atinge qualquer lusófono. As nossas diferenças são muitas mas o Mia consegue captar qualquer coisa especial. Talvez seja a emoção de ver o mundo por olhos diferentes mas traduzindo por igual. Beijos de uma portuga que vos lê sempre!

Lili Cheveux de Feu disse...

que orgulho ter uma portuga que nos lê.
um dia eu hei de conhecer o seu país! é sonho.

beijos.

Anônimo disse...

E eu de conhecer o vosso. A semana passada, estava eu numa reuniao chata sobre a estratégia marítima dos países de língua portuguesa e perguntei ao meu interlocutor guiniense "mas essa estratégia tem nome?" (um pouco para afastar o sono que o tema me dava) e ele. Sim. Chama-se "da minha língua vê-se o mar" (Virgílio Ferreira). Pois é, tão diferentes e mesmo assim tão próximos. Se você vier tem aqui um quartinho ao pé das janelas verdes (Google it). Eu sou www.parislasvegas.blogs.sapo.pt beijos a todas ( e ao mordomo)