terça-feira, março 1

Pelo telefone





- Fiquei, preocupada, irmã! Liguei insistentemente para sua casa, cedíssimo, e ninguém atendeu. O que aconteceu?
- Rose, o Fafá agora estuda de manhã! Sete e vinte! Sete horas eu já saio com ele...
- Sete e vinte? Mas criatura, ele só tem seis anos!! Por que tão cedo??
-É o horário. Aula à tarde só até a alfabetização, depois, é só de manhã.
- Mas gente, tadinho do meu sobrinho... tá tendo que acordar que horas? Seis, seis e meia? Tá escuro ainda, irmã! Porque não começa mais tarde? Oito, oito e meia...
- Rose, sete e vinte sempre foi o horário. A gente também começava a estudar essa hora quando era criança, você não lembra?
- Eu não, minha memória é seletiva! Só guardo as coisas boas da vida. E além do mais, era completamente diferente, né... a vida toda era mais cedo. A gente jantava as sete, a novela das oito começava às oito mesmo, dez e meia, onze horas, já estava todo mundo indo dormir. Hoje, é tudo mais tarde, a gente janta as nove, dez...
-Rárárá! Só se for você... quem tem criança, nêga, janta às sete mesmo e ás dez já está caindo pelas tabelas.
- Pois é, e tem necessidade disso? Não podia todo mundo acordar um pouquinho mais tarde pra não estar tão acabado no fim do dia? Não me conformo, tadinho do bichinho... fico imaginando ele que nem um zumbizinho indo pra escola, praticamente de madrugada. Acho que isso beira o sadismo, viu.
- Ai, tá bem, Rose, mas nem adianta ficar falando porque não tem jeito. Só se eu tirar ele da escola. Aí eu vou presa, né irmã? Você não vai querer me ver na cadeia, vai?
- Não, claro que não.
- Então pronto. Vou falar pra ele que você mandou um beijo, tá bom. Agora tchau, Rose, outra hora a gente se fala. Tô cheia de coisas pra fazer aqui agora...
- Tá bom, tchau, irmã.

(Seis e meia da manhã, meus amores. Todo dia. O bichinho tem seis anos de idade. Não me conformo.)


8 comentários:

Guga disse...

Por favor, Rose. Menos drama. Beeem menos.

Como o argumento "acordar cedo não mata ninguém" não te convence, que tal algo mais técnico: pela manhã, BEM CEDO, a criança absorve MUITO MAIS do aprendizado a que é submetida.

A Lili, por exemplo, sempre estudou de tarde e é a tapada que vc conhece.

Saulo disse...

É maldade fazer uma criança com menos de 10 anos acordar antes das 7h.

Também acho maldade fazer adulto em fase de crescimento (lateral) antes das 8h.

Rose Foncée disse...

Concordo, Saulo, com a primeira parte! (risos).
O problema não é só ser cedo. É forçar a criança tão nova a compromissos, horários, sem necessidade. Os bichinhos tem o dia inteiro livres, podem estudar em tantos horários... porque fazer isso justamente em um horário em que eles tem que ser sacudidos da cama, atrapalhar o soninho justo na hora em que ele é mais gostoso, não é mesmo?

Lili Cheveux de Feu disse...

mas rose, amor, se botar a criança para dormir às 21h ou 22h por exemplo [que é um BELO horario para criança ir pra cama] ela irá dormir mais de 9 horas! tá bão demais!
o problema é para os pais, né? que têm que acompanhar o ritmo, como tua irmã bem disse...

*

guga, pelo menos eu estudei tá? e você que nem isso, por isso teve que virar pedreiro?

Rose Foncée disse...

Continuo não concordando, Lilibeth. Trabalhamos até 19h, 20h. Para colocar a meninada na cama às 21h30, onde fica o convívio? Seria tão difícil assim adaptar o horário das crianças aos dos adultos? Se não completamente, sei que é impossível, pelo menos um pouquinho. A crítica continua baseada no seguinte argumento: não há a menor necessidade. Só isso.

Andrea Nunes disse...

Rose, tu sabe que eu morria de dó, então que minha filha estudava a tarde, eu começava a trabalhar as 9 e a vida ia bem até a guria ter seis anos. Era meia noite ela acordadona pela casa e eu descabelada, acabada precisando de um banho, cama e chamego com o marido... Nunca conseguia ir dormir antes das 2 hs, no outro dia eu ia trabalhar morta, a guria saia da cama as 10:30, tomava café às 11, enrolava pra almoçar, enrolava pra tomar banho, enrolava pra ir pra escola... um estresse só. A empregada ficava em pânico me ligando porque não dava conta da Nati fazer as coisas que precisava pela manhã. A manhá era sempre completamente perdida.
Mudei as aulas dela pra manhã, ela acorda 6:30, saímos todos de casa às 7:15. Uma beleza, ela acorda e rapidinho está pronta, nem lembra que televisão existe, a tarde consegue fazer outras atividades, violão, ballet e inglês, estuda e faz os deveres de casa, brinca na piscina. 19 hs banho, jantar e cama no máximo às 21 hs.
Todos mais felizes por aqui, dormindo mais cedo e melhor. Eu que era noturna convicta abro o escritório às 7:30 e o trabalho rende que é uma beleza.

Hoje a filhota tem 8 anos e a pequena de 5 meses quando chegar no primeiro ano vai estudar de manhã também!

Rose Foncée disse...

Andrea, realmente tem suas vantagens. Eu gosto de resolver minhas coisas pela manhã, acho tudo mais fácil, o dia rende mais mesmo. O problema para mim é essa obrigação diária, e esse número "6" para acordar, que pra mim é meio cabalístico... acordar antes das 7 todo dia! É meio aterrorizante.. risos...Acho que é temperamento mesmo. Essa coisa de acordar muito cedo e de dormir cedo acho meio melancólica, a vida fica parecendo triste, não sei te explicar. De qualquer forma, para mim, seria impossível. No trabalho, a manhã é sempre muuito devagar (por motivos alheios à minha vontade) e a coisa pega mesmo é do fim da tarde em diante. 19 horas, na maioria dos dias, nem cheguei em casa ainda!
De qualquer forma, vou torcer para que o sobrinho se adapte bem e para que minha irmã consiga manter o bom humor. Beijo pra você!

lili cheveux de feu disse...

por isso que eu prefiro cachorro, mô bem. muito mais. brinco com a minha até às 3 da matina se eu quiser. =P

e "trabalhamos" até as 20h VEERGOOLAA. eu trabalho ate as 17h30 e se quisesse poderia trabalhar até as 17h e em 10 minutos estou em casa, tsá?

mas falando serio agora, eu sempre gostei muito mais de ir para a escola cedo, justamente pelo o que a andrea falou: o dia rende. dá pra fazer uma caralhada de outras coisas e brincar a tarde toda!
quando estudei à tarde foi uma bosta pq dormia até muito tarde, acordava para almoçar e ir para a escola e nem tinha tempo para as traquinagens...