segunda-feira, fevereiro 14

Avanzo y escribo. Decido el camino. Las ganas que quedan, se marchan con vos.

Quando Cristina Kirchner foi eleita, na Argentina, a primeira impressão foi a de que se tratava de uma manobra para prolongar o governo do marido, Néstor. Entretanto, ouvi de muita gente boa que, na verdade, desde o início, era ela a cabeça pensante do casal. O que sei é que o casal pegou um país destroçado, renegociou a dívida externa, soube aproveitar a expolsão no preço das commodities, gerou superávit, empregos, crescimento e conteve a inflação.

Cristina é uma figura inacreditável. Exagerada, cafona, fake, mas ao mesmo tempo moderna, vanguardista... paradoxal como o país que governa, agora, com índices altíssimos de popularidade. Vive com as pernas de fora, superproduzida, apareceu de cor-de-rosa da cabeça aos pés quando foi assinar a lei que autorizava o casamento gay (a primeira na América Latina) e parece mesmo uma dessas dançarinas de tango decadentes que a gente vê aos montes pelas ruas de Buenos Aires.

Muitas críticas podem ser feitas a seu governo, bem sei. Mas me emocionei de verdade, no ano passado, ao vê-la, de luto, chorando a morte do marido, apoiada e aclamada pela grande massa da população de seu grande país. À época, disse que não concorreria à reeleição, mas parece que já está mudando de idéia. Será?

5 comentários:

JMJr disse...

Dear,

Alguns pontinhos:

1) experimenta passar uns dias na Argentina e sai pra bater um papo com os locais... eles vão te contar (com aquele exagero típico) como é a democracia dos Kirchner - mesmo dando o devido desconto, dá arrepios...

2) dado o sicândalo que rolou com a secretária que entregou q fora amante do Néstor nos últimos 20 anos, eu daria tudo pra ser um mosquinha presenciando a reação dela...

XOXO

Rose Foncée disse...

Faz parte do glamour, JM... faz parte do glamour...

JMJr disse...

Rose,

Gramú total ia ser se ela encarnasse a dançarina de tango decadente e aparecesse na rua usando uma meia arrastão aos pedaços e cara de maquiagem de ontem à noite... Pensa!

Rose Foncée disse...

Mas você não acha que falta pouquíssimo pra isso, J?? Eu consigo visualizar a cena perfeitamente!!!

JMJr disse...

Eu tb! huahuahauhauahuahauahuahau

Décadance avec nenhuma elegance, mon cher!