segunda-feira, agosto 23

A brincadeira do esconde-esconde

Mais uma polêmica [se não me engano é a terceira em um ano, um ano e meio...] envolvendo a disponibilização de textos com temas eróticos para os alunos da rede pública no estado de São Paulo.
O caso agora foi em Jundiaí [leia aqui] e a obra em questão é o conto "Obscenidades para uma dona-de-casa" de Ignácio Loyola Brandão:

"Três da tarde ainda, ficava ansiosa. Andava para lá, entrava na cozinha, preparava nescafé. Ligava televisão, desligava, abria o livro. Regava a planta já regada, girava a agenda telefônica, à procura de amiga a quem chamar. Apanhava o litro de martíni, desistia, é estranho beber sozinha às três e meia da tarde. Podem achar que você é alcoólatra. Abria gavetas, arrumava calcinhas e sutiãs arrumados. Fiscalizava as meias do marido, nenhuma precisando remendo. Jamais havia meias em mau estado, ela se esquecia que ele é neurótico por meias, ao menor sinal de esgarçamento, joga fora. Nem dá aos empregados do prédio, atira no lixo.

Quatro horas, vontade de descer, perguntar se o carteiro chegou, às vezes vem mais cedo. Por que há de vir? Melhor esperar, pode despertar desconfiança. Porteiros sempre se metem na vida dos outros, qualquer situação que não pareça normal, ficam de orelha em pé. Então, ele passará a atenção no que o carteiro está trazendo de especial para a mulher do 91 perguntar tanto, com uma cara lambida. Ah, aquela não me engana! Desistiu. Quanto tempo falta para ele chegar? Ela não gostava de coisas fora do normal, instituiu sua vida dentro de um esquema nunca desobedecido, pautara o cotidiano dentro da rotina sem sobressaltos. Senão, seria muito difícil viver. Cada vez que o trem saía da linha, era um sofrimento, ela mergulhava na depressão. Inconsolável, nem pulseiras e brincos, presentes que o marido trazia, atenuavam.


(...)"

Continua aqui.

Leiam tudo direitinho e depois a gente senta, toma um suco gelado para espantar o calor e bate um papo sobre o caso.

3 comentários:

Guga disse...

Mordomo, me passa essa almofada que tá ali, por favor.

Lili Cheveux de Feu disse...

mordomo, suco gelado para espantar OS CALORES de gugagomespontocom.

Solineuzza disse...

Assim, eu que sou uma mulher descontraída e sem pudores achei um pouco demais.