sexta-feira, maio 14

Duas das três melhores coisas da vida

Aqui está a receita, como prometi. É rápida e fácil. Na hora de prepará-la, fiz algumas modificações, por que ao chegar no supermercado achei os medalhões de filé mignon melhor apresentados e mais frescos do que os contra-filés, e cozinha, antes de tudo, é a boa escolha dos ingredientes. Depois, enquanto estava cozinhando, percebi que o molho ficaria muito amadeirado e não harmonizaria com o vinho que eu havia escolhido. Para resolver essa questão, acrescentei um leve toque cítrico à receita, que transformou-a totalmente e terminou por hamonizá-la com o vinho.

Hoje pela manhã, no cabelereiro, encontrei com a Ti e ficamos conversando uns minutos sobre essa receita. Mas tarde, tive que anotá-la para o cabelereiro, que é lindo, gostoso, casado e he-te-ro. Por Deus!


Contra-filé ao Molho de Iogurte e Mostarda

1 kg de contra-filé picadinho ou 4 medalhões de filé mignon
50 g de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo ou 1 1/2 de maizena
1 cubo de caldo de carne
1 colher (sopa) de mostarda (de preferência, Dijon)
1 cebola cortada em rodelas
4 colheres de iogurte natural
1 colher (chá) de casca de limão siciliano raspada (opcional)
Alho e Sal

Modo de Preparo

Corte a carne em tiras e tempere com sal e o seu tempero de carne favorido (costumo usar Aji-no-moto).

Coloque o caldo de carne para ferver com uma xícara de água e, aos poucos, junte a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau para não embolar (dica de vagabunda - tire tudo do fogo rapidamente, não precisa desligar o fogão, bata do liquidificador e leve ao fogo novamente - não tem como embolar), mexendo sempre até formar um molho homogêneo. Despeje o iogurte, a mostarda e as raspas de limão, se for o caso, e cozinhe em fogo forte por mais 5 minutos

À parte, frite a cebola e o alho amassado na margarina. Junte a carne e deixe dourar em fogo forte por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a cebola, coloque a carne na travessa em que vai servir e despeje o molho.

Acompanha arroz branco (prefiro incluir algum vegetal cozido como acompanhamento também, por que refeição sem vegetal, me parece não ser uma refeição completa).

Bebemos um Shiraz sul-africano chamado Obikwa, safra 2008, levemente frutado e bastante aveludado. É um vinho melhor na boca do que no nariz, com excelente custo x benefício. Em Gay Harbour, custa em torno de R$ 30,00 no supermercado.

2 comentários:

marcelo disse...

Agora tudo se explica! Vegetal cozido... vc serviu cenouras de acompanhamento e despertou o lado coelho do gostoso...
(brigado pela receitinha, viu... vou experimentar ainda esse fim de semana... sem cenouras...)

Anônimo disse...

Ele podia me ensinar pessoalmente como espremer limão.