terça-feira, março 26

A dor do outro e a nossa obediência.

"Talvez o maior valor do experimento de Milgram esteja no fato de ele ter feito emergir um debate fundamental sobre a condição humana: o quanto nossos valores pessoais realmente guiam nossas atitudes no mundo real quando estamos sob o mando de uma “autoridade”. Afinal, na vida, na maior parte do tempo há uma “autoridade” acima de nós – seja no campo pessoal, profissional ou espiritual. Cabe a cada um de nós perguntar: o que eu faço com isso?"

Fantástico. Leiam! Leiam já!

6 comentários:

Amanda Machado disse...

Fantástico!

Carolina disse...

Esse é um dos experimentos mais incríveis e mais replicados da psicologia. Eu gosto de pensar no resultado desse, junto com um outro, que eu não lembro bem o nome, mas é de guardas e prisioneiros, se me lembro bem tem um filme inspirado nele.
Esse de guardas e prisioneiros é interessantíssimo. O professor pega uma turma de voluntários (colegas de universidade, iguais) e separa em guardas e prisioneiros, eles são levados para o porão da universidade. Lá, os guardas de vestem de guardas, os prisioneiros se vestem de prisioneiros e são trancados. Esse experimento deveria durar duas semanas, mas foi suspenso em 6 dias antes que os alunos se matassem.
Eles não tinham supervisão, eles não tinham ordens diretas e ainda assim o nível de humilhação que os prisioneiros foram submetidos e aceitaram ser submetidos foi tão grande que colocou todos os participantes em risco e a ética do experimento foi questionada.
Somos ou não somos incríveis.

lili cheveux de feu disse...

Nossa, Carol!!! Que maluquice! A que ponto!!!
Eu não conhecia nenhum dos dois experimentos. Li boquiaberta a reportagem linkada, desde a foto até a última frase.
Você é psicóloga?
Nós somos incríveis e muito assustadores, sometimes.

Carolina disse...

Eu sou psicóloga. Eles forçam todos esses estudos que mostram o quão absurdos nós somos já nos primeiros semestres, que é pra gente saber o que vem pela frente. rs
Muito assustadores!

lili cheveux de feu disse...

Eu não posso fazer um curso desses, Carol. Rs.

Anônimo disse...

Eu já havia visto os experimentos em algum canal da sky, realmente foi de impressionar.