sexta-feira, novembro 9

Arrogantes

Impressionante como a arrogância provoca um efeito paradoxal e faz com que a pessoa acabe passando atestado de ignorância. O arrogante se acha inteligentíssimo, desdenha os outros, dá palpite em assuntos sobre o qual não domina - porque, claro, para ele, a área de conhecimento que ele domina é a mais importante do universo, a mais difícil, e todo o resto é fácil, coisa de pessoas menos aquinhoadas intelectualmente.


A soberba faz com que a pessoa desqualifique as outras, ou que emita opiniões absolutamente estapafúrdias, onde o que caberia seria a humildade de reconhecer - Não é minha área. Não tenho como opinar. Ao agir assim, o arrogante cria situações absolutamente constrangedoras. Faz afirmações infantis, simplistas, e demonstra não ter o menor conhecimento sobre as complexidades da vida, sobre a necessária intersecção dos campos de conhecimento. Ao desmerecer uma pessoa, ignora todo um processo de criação e acumulação de conhecimentos acumulados por ela, e demonstra que ele, o arrogante, não é capaz de raciocinar direito. Por querer dar sempre uma opinião, ter sempre a última palavra, em qualquer assunto, acaba demonstrando uma ignorância crassa. Durante muito tempo eu pensei que a característica mais constragedora que uma pessoa pudesse ter fosse a burrice motivada. A pessoa que não sabe, mas insiste em falar alguma coisa assim mesmo. Pois tem pior - o burro soberbo: aquele que, além de não saber, acha que sabe mais ou então que o assunto é tão trivial, que ele, sua majestade inteligentíssima, pode discorrer naturalmente sem precisar se informar ou estudar - coisas necessárias para os não tão geniais como ele.

Sim, é um desabafo. Coleciono alguns arrogantes pela vida. Pessoas próximas, e alguns deles eu amo. E justamente por amar, acabam me causando desconforto, vergonha alheia. Como eu gostaria que eles fossem um pouco mais humildes para que não passassem tanta vergonha, viu...

5 comentários:

Lili Cheveux de Feu disse...

Estava lendo este texto aqui e em seguida li o seu. Vi muita coisa relacionada.
http://www.flaviogikovate.com.br/artigos/texto/nao_sabemos_lidar_com_divergencias.htm

Beijo.

Adelaide disse...

Tolerância baby, tolerância...

Vanessa disse...

A arrogância está atolando a personalidade de gente jovem e que por ser jovem ( e geralmente bonitos ) se acha no direito. Mas enfim, temos que ter paciência, eles não sabem o que dizem...

Rose Foncée disse...

Adelaide, Vanessa... é tão difícil, viu, tão difícil... nem por mim, mas pela pessoa em questão. Mas vocês tem razão... é a única maneira de encarar a questão mesmo. Beijinhos.

Rose Foncée disse...

Lilibeth, adorei. E realmente tem vários pontos que me levaram à reflexão sobre minhas coisinhas aqui mesmo, viu. Brigada!!!