terça-feira, novembro 13

Acho que é sobre dicionários.

sinceridade
sin.ce.ri.da.de sf (lat sinceritate) 1 Qualidade de sincero. 2 Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter. 3 Palavras ou observações sinceras. Antôn (acepções 1 e 2): fingimento, hipocrisia.

Que palavrinha difícil, hein! Você leu? Entendeu direitinho o que ela significa? Consegue, sinceramente, usar a palavra "sincero" como adjetivo para você mesmo? Sim, sério! Sem redundância.
Tem hora que dá medo, insegurança. Tem hora que fere o ego. Tem hora que a gente prefere os jogos, o teatro, a fantasia. Tem hora que machuca: a gente, os outros, todo mundo. Acho que ninguém tem cacife para atirar uma primeira pedra, mas todo mundo quer meter logo é uma "chuva de granito" - como diria minha avó, rs - no baile todo.
[Mas sabe que no meio desse papo sem pé nem cabeça, olhando o dicionário, falando da minha vovó, encontrei uma outra definição, bem bacana, para "granito"?]

granito
gra.ni.to sm Reg (Minas Gerais) Sol ou calor intenso, depois de muitos dias chuvosos.

Vem lá da terra da Marie e, olha só: uma rocha eruptiva se transforma num lindo dia de Sol através de uma busca super rápida num dicionário! A nossa busca é bem mais complexa, mas será que é impossível? Será que esse lindo Sol que é a franqueza e a lealdade não consegue derreter esse nosso duro muro de granito, medo, ego e encenação?
Que exercício! Tenho pensado muito nisso e travado graves batalhas internas e externas para não me perder nessas pequenezas que a gente mesmo produz ou que sofremos diariamente. O tal do granito (última vez que falo dele, prometo) também é feito de pequenos grãozinhos agregados. A gente vai se acostumando a juntar esses pedregulhos e nem percebe o peso que está carregando, no fim das contas. Melhor seria se largássemos tudo pelo caminho. Aí, se juntássemos tudo depois, os meus, os seus, os deles, daria para fazer um montão de areia. Então, já temos o Sol, a areia, a água do "depois de muitos dias chuvosos"... Pô! Taí uma praia! E de água de chuva, água doce, por que água salgada ninguém merece, nem o escorrer dos olhos.

Nenhum comentário: