sexta-feira, outubro 5

Nâo curto mais

Pra ser bem sincera, a única coisa que ainda acho legal no facebook é poder compartilhar minhas fotos com os amigos.  Quando a gente publica, todo mundo fica atualizado, e quem quer vai lá, dá uma olhada, faz algum comentário.... porque vamos combinar, né... não há nada mais torturante do que pessoas nos mostrando fotos, querendo que a gente veja uma por uma, explicando em detalhes coisas que  só interessam pra elas mesmas, na maioria das vezes. "Olha, aqui sou eu entrando no avião". "Hahaha. Esse dia foi ótimo. Essa foto é na sorveteria!" ("Jura? Vendo todo mundo com casquinha na mão e o balcão cheio de potes de sorvete eu jamais suspeitaria!!"). No face, gosto de fazer os álbuns, vou postando as fotos que gosto, e quando alguém interage é porque se interessou, já foi lá, viu, e aí sim, rende alguma conversa, uma explicação, uma boa maneira de rememorar alguns bons momentos, compartilhar alguma experiência...

Fora isso, meus queridos, a rede social anda insuportável, será que sou só eu que acho? A semana começa com oitocentas pessoas dizendo "Ai, que saco que hoje é segunda feira". No meio, mais umas mil e quinhetas pessoas ansiosas na torcida: "Fim de semana, chega logo". Na sexta a timeline bomba: "Sexta feira, obaaaaa!!!".  Acho um saco - gente isso é conversa de elevador, é aquela coisa polida que a gente graceja com colegas de trabalho... sério que é pra reproduzir esses padrões no mundo virtual também? Tipo, ninguém tá se vendo, não tem o contato físico, a necessidade de dizer algo, precisamos mesmo falar sobre o tempo, reclamar do calor, do frio??

Quando não é isso, agora são correntes, fotos de bichinhos, denúncias de todos os tipos, indignados de plantão, propaganda política, mensagens religiosas. Uma infantilização meio ridícula - o que foi aquilo de colocar montagem de fotos do Mussum como se fossem outros personagens, gente? Que coisa mais boba! Sério, tá duro de aguentar.

Finalmente, a vergonha alheia. Gente que se acha mais sagaz do que é. Indiretas públicas que de indiretas não tem nada, assuntos constrangedores, exposição e egolatria sem limites. Gente que não te vê a anos, te chanando de queridíssima amiga, de lindíssima (é tudo "íssimo" no facebook, todas as famílias são lindas e abençoadas, tudo de uma falsidade atroz!). No começo, a internet foi uma forma de "limpar" as relações do verniz das regras sociais - conhecíamos as pessoas a fundo, não tínhamos a trava da polidez, do superego, nada disso. Eram tempos auspiciosos para as relações humanas, eu cheguei a pensar que era mesmo um avanço. Depois do facebook, o que eu tenho visto é um retrocesso - a mentira e a hipocrisia foram potencializados, virou todo mundo gente de plástico.  Gente com quem a gente teve pouqíssimo contato e que solta milhares de exclamações a cada post teu (queridaaaaaaaaa!!!!!!!! lindaaaaaaaaaa! amadaaaaaa!!!!!!!) o que é isso, meudeus?? Todo mundo é feliz, cristão, protetor dos animais, eticamente e politicamente corretos e, claro, como somos todos medioclassistas brasileiros, um pouco fascistas - mas só um pouquinho, é aquele fascismo socialmente aceitável e elogiável - tipo falar que mendigo é marginal,  justificar as barbaridades que fazemos por causa da insegurança, e colocar a culpa de tudo nos políticos genericamente. O básico.

Sério, tenho dado uma olhadinha rápida por dia mesmo, e não aproveito mais quase nada, não me divirto mais. Pra falar a verdade tem até me deprimido um pouquinho. Uma pena, porque eu realmente curtia, viu. Achava um bom espaço pra reencontrar pessoas, trocar ideias, eventualmente desabafar, refletir sobre algum assunto legal, me colocar politicamente,  como aqui no Filhas!!! Com a diferença que lá a interação é maior, as respostas mais rápidas.  Agora, já era.

Bom, toda essa reflexão surgiu porque eu me dei conta de que ando sumidíssima (hahaha!)  por aqui, e que esse espaço, o convívio virtual que tenho neste blog me faz muita falta. Se tem um lugar onde ainda é legal vir, escrever, ler, trocar ideias, é aqui, viu. Para mim, os blogs não foram superados, e espero continuar por aqui um bom tempo. Uns períodos mais sumidinha, outros mais ativa, como a vida da gente mesmo. O facebbok que fique lá, como agenda de aniversários.

Beijo gente! E antes que eu me esqueça: "Sexta feira, sua linda, que bom que você chegou!!!!!" "E bom fim de semanis pra todo mundis!!".

6 comentários:

lili cheveux de feu disse...

ai que bom! pelo menos eu sei que você não vai me deixar largada aqui no FDD. rs.

e, sim, o facebook tá isso aí, mas eu ainda não consegui me livrar do vício, embora morra mesmo é de saudade do orkut.

Carolina disse...

Só uso meu facebook como troca de proteção animal, basicamente compartilhando adoções de animais. Fora isso fica lá meio que parado. E me desgasta tb essa ideia de ficar contando os dias da semana. Já falei aqui em casa: o dia que eu celebrar a sexta e maldisser a segunda, pode se preparar que meu suicídio está próximo.
Eu entendo que a maioria das pessoas não gosta de trabalhar e não faz o que gosta (inclusive eu mesma), mas cara, para de contar os dias da semana. Desse jeito não se vive. Credo!

K disse...

Nunca tive Orkut, nem tenho facebook mas adoro um blog!

Anônimo disse...

o orkut eh muito melhor, permite debates organizados. o face tah isso ai, mas vez ou outra vejo algo engraçado.

Anônimo disse...

Como diz alguém que eu conheço: que tal menos face e mais books, hein??
Mas sério: se a profundidade de pensamento já mandou lembranças às relações reais, imagino o inferno que sejam essas "virtuais".
Parabéns pelo muito bem escrito desabafo!
Tici.

Lili Cheveux de Feu disse...

Tici, adorei hein! rs. Toda a noite eu me falo isso: menos face e mais books, dona Lili. Tô com vários livros para ler e não consigo sair da internet, cara! Quando vejo já é uma hora da matina e eu já estou morta de sono há horas.