quinta-feira, julho 19

Rose Foncée faz dieta

Completando uma semana de dieta nova, já dá pra fazer algumas constatações:

- O corte dos 5 C's estão sendo muito menos tramuáticos do que eu imaginei. Na ordem, do que eu mais sinto falta é: café (disparado, está sendo o mais difícil de cortar/diminuir), carboidrato (nem é pela vontade - mas é pela praticidade. Tente jantar fora e fugir deles, pra ver... é complicado), cerveja (e qualquer outra bebida alcoolica - é bom uma latinha ou uma tacinha à noite pra relaxar, é um hábito social), coca-cola (adoro, mas dá pra viver sem tranquilamente) e por último cana-de-açucar/doces em geral (nem ligo - pra mim está tranquilíssimo).

- Os resultados já começam a aparecer - inacreditáveis 2 kg em 5 dias. É muito. Fui avisada de que seria rápido no começo, e que depois a tendência é o processo estabilizar um pouco, e a coisa ir acontecendo um pouco mais devagar.

- Junto com o emagrecimento, vem o bem-estar. Comer bem realmente faz diferença na vida. Em todos os aspectos. E dois quilos fazem uma enorme diferença nas roupas - é intraduzível a sensação de entrar nos vestidos confortavelmente, de não se sentir apertada, desconfortável, com a roupa grudada no corpo ou nos deixando horrorosas, parecendo umas focas disformes. Aliás, chego a dizer que esse é o maior benefício de uma dieta de emagrecimento - ficar bem, confortável e segura nas próprias roupas - isso vale muito mais do que ser magérrima em si.

- Caminhar uma hora por dia em ritmo acelerado parece tranquilo, mas não é. Uma hora é muito tempo. Tem dias que simplesmente não dá. Ontem fui dar uma ajuda pra uma amiga quando saí do trabalho, e quando cheguei em casa, já eram mais de 21h00. Se fosse sair pra andar, voltaria depois das dez. Até tomar banho, preparar algo pra comer, o jantar sairia depois das onze da noite. Inviável. O curioso é que quando a gente está na academia ou saindo pra correr, faltar um dia não provoca culpa. Como são atividades que exigem mais, a gente tem aquela sensação de que até precisa de um dia de descanso. Com caminhada não - por ser relativamente leve, temos a sensação de que não devemos descansar por um dia. Mas pra quem tem uma vida ativa, normal, trabalha, cuida de casa, estuda, etc, digo que é quase inviável manter o hábito diariamente.

- Parece que estou aprendendo que pra me manter saudável (porque no fim, o objetivo TEM que ser esse - magreza pela magreza não funcionaria pra mim) é preciso mudar hábitos de uma forma muito mais profunda. Sei que todo o esforço, tudo o que eu obtiver de benefícios com a dieta irá por agua abaixo em poucas semanas se os velhos hábitos não forem modificados. Alíás não são só hábitos, simplesmente, não.. são maneiras de pensar, de encarar a vida... Já repararam que a gente encara comida como prêmio ou como consolo? Se tivemos um dia difícil, merecemos uma pizza ou um chopinho. Se conquistamos algo, comemoramos algo, fazemos isso com um jantar, com um churrasco. Claro é cultural, o ocidente inteiro encara dessa forma. Festas familiares são sempre em volta da mesa, mas pelo menos no dia-a-dia seria bom se conseguíssemos mudar um pouco isso. Cheri e eu já começamos a sair pra outros lugares que não terminem envolvendo um barzinho, um restaurante, um café. Um passeio no domingo pra ver uma exposição e depois voltar pra comer em casa, coisas assim...Parando pra pensar, nos últimos anos, parece só vivíamos em função de comer! O cinema já tinha sempre uma pizzaria ou um bar embutidos no final da sessão. A chegada de um amigo já nos remetia imediatamente para algum restaurante pra levar a visita. Reencontrar alguém, era sempre em um café ou confeitaria. Reunir a turma no fim de semana, sempre no barzinho. Será que não é possível fazer isso em outros locais não? Aliás, fazer como os cariocas fazem? No Rio as pessoas se encontram na praia. Um programa no fim de semana pode ser ir caminhar nas Paineiras, no calçadão, subir em algum morro... acho que é por isso que eles tem corpão, são tão lindos. No resto do país,  qualquer coisa sempre envolve comida. Acho que enquanto eu não enfrentar isso, mais do que evitar os locais, mas mudar mesmo a relação mental e emocional com eles, minha sina vai ser mesmo viver no efeito-sanfona...

- E pra terminar - tomar Ômega3 é a treva! O trocinho danado pra deixar a gente com aquele gosto horrível na boca o dia inteiro, não?

11 comentários:

lili cheveux de feu disse...

Cê jura que no Rio as pessoas fazem isso? Eu só vou em bar com cariocas. rsrs.

Anônimo disse...

Moro no Rio há 9 ou 10 meses e meu ciclo de amizades tb só vai pra restaurantes.

Pra mim é péssimo, pois sou intolerante a lactose, acabo comendo coisas com lactose e vivo com barriga estufada, gases, cólicas... A sociedade é muito dependente de leite. Mesmo que vc coma salada, sempre tem o risco deles terem passado uma manteiguinha ou molho com leite. No meu caso, se mexer a comida com uma colher suja de margarina já me faz mal.

Não é a toa que sou bem magra. Mas eu preferia poder comer tudo e ter um corpão. Sou magra, mas não tenho saúde.

Anônimo disse...

corrigindo: círculo

hahaha. to com um problema sério de trocar palavras. começando a me preocupar. Ontem eu falando pra meu marido o andar de uma loja
-fica no terre.
-o que?
-no TERRE... ops, TÉRREO.

pior quando a palavra não existe, parece que não sei falar. não sei que danado é isso agora rsrs

Rose Foncée disse...

Acontece, anônim@, acontece... comigo é o tempo todo. Coisas do tipo querer falar "amanhã" e falar "ontem", coisas assim é o dia inteiro... não estou sem lactose, mas leite mesmo estou há muito tempo sem tomar, e me sinto muito bem. Só não aguentaria ficar sem queijo, não gosto nem de pensar na hipótese. Adoro.

Com relação ao Rio, claro que todo mundo vai em bar, restaurante, mas no tempo que morei lá não me dava a impressão de que a vida girava em torno desses lugares... acho que de uma maneira geral eles são um pouco mais ativos, menos sedentários. A minha vida quando eu morava lá, pelo menos, era.

Anônimo disse...

Rose, acho mesmo que isso é cultural. No sul, temperatura máxima de 10 graus, TUDO remete à comida, as "lombrigas" ficam enlouquecidas!!!!!! A gente engorda no inverno e depois corre prá academia lá por setembro, haha.
Certo que no Rio de Janeiro, onde o povo expõe o corpo o ano todo, é um pouco mais difícil ter esse efeito sanfona....
Não comento muito mas sou sua fã (marco sempre no "quadradinho", rsrs).
Bjs, Sabrina.

Rose Foncée disse...

Obrigada, Sabrina! Apareça sempre...

Adelaide disse...

Ai Rose, não conseguiria não. Tenho um conhecido lindão de corpo. 12 anos sem comer pizza. 12 anos? Não, prefiro minha barriga, minha celulite, etc...12 anos, no way.

Patricia Scarpin disse...

Rose, posso perguntar uma coisa? Curiosade mesmo. Você come no trabalho ou em casa? Como faz para conseguir manter a dieta almoçando fora?

Bjs e obrigada!

Rose Foncée disse...

Almoço em casa, Patrícia. Moro a 15 minutos a pé do trabalho, é um privilégio! Realmente, almoçando fora ficaria quase impossível. Se bem que em bons restaurates com buffet ou comida a quilo a gente consegue montar o prato ideal - o difícil no caso seria vencer as tentações... hehe. Normalmente, quando vou preparar o jantar já deixo o almoço do dia seguinte pronto, funciona muito bem.

Adê, na verdade, eu já decidi que não vou cortar completamente nenhum prazer da vida. Uma ou duas vezes na semana um chopinho, uma pizza, uma comidinha melhor, tem que acontecer, se não a vida perde o sentido. Só nas duas primeiras semanas mesmo, pra dar aquela sacudida no metabolismo é que eu sou mais rígida. Além do mais, tenho pavor de virar anti-social. Recusar convites, passar a evitar festas pra não comer? De jeito nenhum - digo e repito - se o preço for esse, prefiro virar uma hipopótama!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada pela resposta!
xx

lili cheveux de feu disse...

tomar omega 3? por que tu não consome algo com omega 3, tipo, oleo de linhaça? [gordura boa, uma colher de sopa por dia, omega 3 e 6] não rola?