quarta-feira, julho 11

Momento "Rainha do Lar"


E em  homenagem à estreia da fofa Palmirinha hoje, no canal Bem Simples, vou contar como faço legumes assados - especialmente pra Lili, porque tem tudo o que ela pode comer, e fica uma delícia!!

Primeiro eu escolho os legumes - normalmente uso berinjela, abobrinha, cenoura e tomates, pra ficar bem colorido e saboroso, mas podem ser outros. A cenoura eu raspo, cozinho inteira só com sal e corto em fatias no sentido do comprimento depois que estiverem macias (umas 3 cenouras tá bom). As berinjelas e abobrinhas eu corto em fatias ainda cruas e dou uma rápida aferventada em água com sal e um pouquinho de azeite. Quando aprendi, ao invés de cozinhar me mandaram grelhar as fatias de legumes - sério, pode até ficar mais gostoso, mas grelhar dá trabalho, tem que ficar colocando as fatias, virando, tomando conta, tirando... cozinhar em água é muito mais rápido, é só colocar um panelão pra ferver, colocar tudo lá dentro com cuidado e deixar uns três minutinhos. Depois, escorrer tudo e deixar secar um pouco em cima de um prato. Os tomates, basta tirar as sementes e cortar em fatias. Aí, é só ir montando em camadas em um pirex ou forma de aro removível, untados com azente. São camadas de legumes, temperos (sal, pimenta, orégano, ervas frescas ou secas,etc) e molho de tomate que pode ser comprado pronto. Para ficar bem bonito, as fatias não devem ser muito finas - dessa forma, aparecem bem as cores, e as camadas ficam bem nítidas. O molho de tomate também não deve ser muito entre as camadas, para não mascarar demais o gosto dos legumes. E os tomates não devem ficar muito no fundo do pirex ou da forma, porque soltam água e comprometem a apresentação do prato. Colocando a camada de tomates por último, a água ainda penetra nos legumes debaixo e deixa tudo muito gostoso. Depois de encher a forma com as camadas (é bom apertar um pouco, pro assado ficar bem firminho) é só levar ao forno quente por uns 15 a 20 mintuos, até borbulhar, e pronto.

Se fizer na forma de aro removível, fica simplesmente lindo. as camadas aparecem meio irregulares, fica muito colorido, é um belo prato. E no pirex também não fica mal. Claro que na receita original o molho de tomate era bolonhesa com bastante carne e por cima de tudo, levava uma bela quantidade de queijo ralado antes de ir ao forno. Mas já fiz assim, sem carne e sem queijo e ficou delicioso da memsa forma.

Faz aí, Lilibeth!! E depois me conta se gostou.

Um comentário:

lili cheveux de feu disse...

hum... minha avó faz algo parecido, mas sem o molho de tomate. vou tentar essa, dona rose. vejamos. beijo.