segunda-feira, julho 16

Leitura obrigatória!

Sábado, dia 07 de Julho de 2012, neurocientistas de todo o mundo assinam um manifesto afirmando que todos os mamíferos, aves e outras criaturas, incluindo polvos, têm consciência.

"
Sabemos que todos os mamíferos, todos os pássaros e muitas outras criaturas, como o polvo, possuem as estruturas nervosas que produzem a consciência. Isso quer dizer que esses animais sofrem. É uma verdade inconveniente: sempre foi fácil afirmar que animais não têm consciência."

(...)

"Há um pouco de ironia nisso. Gastamos muito dinheiro tentando encontrar vida inteligente fora do planeta enquanto estamos cercados de inteligência consciente aqui no planeta."

(...)

" Nosso papel como cientistas não é dizer o que a sociedade deve fazer, mas tornar público o que enxergamos. A sociedade agora terá uma discussão sobre o que está acontecendo e poderá decidir formular novas leis, realizar mais pesquisas para entender a consciência dos animais ou protegê-los de alguma forma. Nosso papel é reportar os dados. "

(...)

"As conclusões do manifesto tiveram algum impacto sobre o seu comportamento?
Acho que vou virar vegetariano. É impossível não se sensibilizar com essa nova percepção sobre os animais, em especial sobre sua experiência do sofrimento."

(...)

"O mundo gasta 20 bilhões de dólares por ano matando 100 milhões de vertebrados em pesquisas médicas. A probabilidade de um remédio advindo desses estudos ser testado em humanos (apenas teste, pode ser que nem funcione) é de 6%. É uma péssima contabilidade. Um primeiro passo é desenvolver abordagens não invasivas. Não acho ser necessário tirar vidas para estudar a vida. Penso que precisamos apelar para nossa própria engenhosidade e desenvolver melhores tecnologias para respeitar a vida dos animais. Temos que colocar a tecnologia em uma posição em que ela serve nossos ideais, em vez de competir com eles."

Leia tudo, aqui.

5 comentários:

Carolina disse...

Meu sonho é que as pessoas entendam que os animais também sentem, e que nas nossas emoções, somos todos iguais. Um dia seremos julgados, como hoje julgamos os absurdos que foram a escravidão, a idade média e outros fatos históricos que causam vergonha pra nossa espécie.
Eu pego animais nas ruas, castro e tento doar. E mesmo querendo fazer o bem, esse animais não sabem, dá pra ver o desespero nos olhos deles. É igual ao desepero de qualquer ser humano. Somos iguais na dor.

lili cheveux de feu disse...

Carol, somos gêmeas de alma? rs.

Onde você faz esse trabalho com os bichinhos abandonados? Em que cidade/estado?

Um beijo.

Carolina disse...

Brasília, Lili. Eu não tenho estrutura, mas tenho tentado fazer o que posso. Minha irmã está sendo LT dos meus gatos (estou com 2 castradas, as 2 são malhadas de branco e preto pra adoção). Até agora já doei uns 3 (desde que começei a querer fazer as coisas direito, quando criança já resgatava gatos). O que tá difícil mesmo é conseguir os adotantes e eu não quero ser uma daquelas doidas colecionadoras de animais. Eu tenho uma gata velha (tem uns 14 anos) e chata (que eu amo) que eu não gosto de estressar, então não posso ter minha casa como LT sem fazer a velha pifar. rsrs
No momento preciso de adotantes pra poder pegar outros. Complicada essa vida...
O que me acalma um pouco é que tem muita gente boa trabalhando. Parece enxugar gelo, mas temos que acreditar. Fico sempre feliz quando acho esses almas gêmeas por aí!
bjs

Lili Cheveux de Feu disse...

ai, menina, jura? meu namorado acabou de se mudar de brasilia! a gente perdeu algumas oportunidades de se conhecer! =(
mas quem sabe quando eu for visitar o marcelo e o saulo!

tu sabe como é a situaçao do CCZ aí de brasilia? não via cães de rua por aí e via muitos vira-latas passeando com os seus donos.

eu cuido de cães. gatos não são muito a minha praia por que tenho um pouco de medo e tenho alergia.

Carolina disse...

Eu adoro todos, mas não me acostumo com cachorro, acho muito carente rsrs. Eu tenho alergia tb, a gato e a cachorro. Olha, não conheço o CCZ daqui. Animais de rua, você acha e muito. Depende da cidade satélite que você está. Aqui no Sudoeste (que é plano), sempre que você vir cachorro de rua, pode procurar que tem mendigo por perto. Às vezes eu paro, deixo ração pros animais e dou um dinheiro pros mendigos. Se você for pra São Sebastião (onde trabalhei por um tempo), é de chorar a quantidade de animais na rua sofrendo maus tratos. Eu não aguentava, todo dia tinha um cachorro atropelado. No Guará (onde trabalho hj), o que acontece é que o povo solta os seus cachorros pra que eles passeiem sozinhos, fico pra morrer!
Eu gostaria de ver mais cachorros sem raça adotados. Aqui no sudoeste, eu fiquei feliz quando vi uma mulher que estava com um desses. Fui falar com ela que o cachorro dela era lindo e tal. Ela, meio envergonhada, disse que ganhou de presente com a promessa de que seria um de raça e quando cresceu ela viu que era um pé-duro! hahah Achei uma técnica válida de adoção!
Volte pra BSB! Pelo visto nem temos mais aqueles períodos de seca. rs
BJs