segunda-feira, junho 11

Sobre as sacolinhas....

Volta e meia o assunto das sacolinhas volta. Ontem mesmo vi no programa do Gugu que há um projeto de lei pela volta das sacolinhas plásticas nos supermercados. Isso ainda é um assunto polêmico.

Homens em geral são favoráveis pela volta das sacolinhas. Homens não carregam bolsas onde poderiam colocar uma ecobag no fundo e fatalmente acabam comprando uma sacola nova a cada compra por impulso. Ou desistindo da compra. Mulheres são mais precavidas e já carregam sua ecobag para cima e para baixo. Mas visto que a maioria das pessoas que compram em mercados são mulheres, nada mal manter a proibição das sacolinhas.

Outro assunto são as sacolinhas biodegradáveis. As sacolas disponíveis hoje ainda não são biodegradáveis como gostaríamos. São usados aditivos que apenas aceleram o processo visível na superfície, mas que não aceleram o processo como um todo, sendo que as partículas menores contaminam mais facilmente água e solo.

Mas hoje eu percebi um argumento irrefutável pela não volta das sacolinhas. Uma mudança no comportamento da minha casa. Ontem, no mesmo programa do Gugu se falava que apenas 2% do lixo são sacolinhas. Pode não parecer muito, mas mesmo assim são 2%. E por algum lugar há de começar. Mas a mudança que eu me refiro é que com a falta da sacolinha, ficamos mais econômicos e mais atentos ao lixo.

O lixo seco é religiosamente separado em casa e acumulado ao longo da semana. Antes era, mas não tão religiosamente assim. Nem me venham com a história de falta de espaço porque eu moro em um apartamento também e o lixo fica todinho ao lado da máquina. Se você anda juntando tanto lixo assim, você deve ter outro problema.

Outra mudança  forte é uso do lixo para embalar o lixo. Hoje o saco da frutas da feira virou saquinho de banheiro e de cozinha. O plástico que vem da lavanderia é amarrado e usado como saco para grandes volumes. Todo recipiente maior que vai ao lixo, vira um para colocar lixo dentro. Antes, tudo isso: Saquinho da feira, da lavanderia, sacolas de lojas, etc eram enroladas em mais saquinhos plásticos para irem para o lixo. Um desperdício sem fim.

Por mais que eu acredite que a proibição das sacolinhas tenha apenas um fundo econômico e que estamos muito longe do sistema de reciclagem adequado, as pequenas mudanças em casa são irrefutáveis e para melhor. Mesmo diminuindo a praticidade do meu dia a dia, que as sacolinhas sejam só uma lembrança como as fichas de orelhão.

6 comentários:

SugarB@by disse...

Acho q engraçado que muitos qdo vão pra Europa acham o máximo não ter sacolinhas e terem que pagar por sacolas e lá isso já existe antes de 2002!! Mas chegam aqui fazem mimimi... Pode ser apenas um meio dos Mercados lucrarem mais ou terem menos gastos, mas no final vc faz não só algo pro meio ambiente mas pro próprio bolso como vc mesmo disse... Aqui reciclamos desde de bem antes de entrar na moda e foi por causa de um amigo sueco q justamente comentou qdo estavamos em casa pq nao se separava lixo aqui?! ficamos com cara de grilinho e ai começamos a reciclar...

marcelo disse...

Juro que não entendo isso. Se saco de feira pode, se saco de lavanderia pode, se sacola de loja pode, porque que só o saquinho do supermercado que não pode?? No fim não é tudo prejudicial do mesmo jeito? Qual a vantagem de não jogar o saquinho e jogar o saco da feira?? Pra mim o problema sempre foi o excesso. Sempre reaproveitei tudo, e nunca sobrou, nunca foi suficiente, pelo simples motivo que consumo pouco, procuro comprar, utilizar, consumir o necessário. O verdadeiro problema ambiental é a sociedade consome demais, joga coisa fora demais, troca coisas demais... não importa que seja plástico, comida, papel - o que o planeta não suporta é continuarmos agindo como saúvas, como se não houvesse amanhã...
Sei lá, na minha casa continuo usando as sacolinhas pra acondicionar o lixo orgânico - o reciclável não embalo, vai direto pra lixeira de recicláveis do prédio, sem reembalagem - já, inclusive, discuti com o síndico por conta disso - e acabei convencendo-o de que seria um contrasenso produzir lixo para reciclar lixo. Procuro comprar sempre coisas frescas, minhas frutas e legumes, na medida do possível vão para o carrinho sem o saquinho de plástico (não vejo sentido nenhum colocar três peras e dois limões em sacos separados só pra pesar - vão sem nada pra cima da balança, levo pra casa, e coloco sem plástico nenhum na geladeira. E reaproveito tudo - vidros vazios, potes de plástico, tudo lá, na minha geladeira bem classe C, cheios de potinhos fazendo as vezes de tupperware...

Mas não adianta mesmo - não vou ser convencido nunca de que há alguma diferença entre um saco de plástico com um nome de supermercado escrito e de um outro qualquer comprado especificamente pra esse fim.

Mas que fique claro - não tenho nada contra o supermercado que não dá as sacolinhas. Tenho contra é ao fato de que existe uma lei pra isso. Acho o fim.

Adelaide disse...

Marcelo,

Acho que o fato de não ter mais, as pessoas diminuem o desperdício. Eu sempre achei que em casa nós fazíamos tudo certinho e eis que não é bem verdade. Que dá para melhorar.

marcelo disse...

Sempre dá, Adelaide, sempre dá... concordo plenamente. Aliás, falando nisso uma dúvida - espero que alguém saiba e me ajude... compro um material de limpar chão - chama Destac, e no supermercado vem em duas versões - a embalagem de plástico duro, branco, tipo uma garrafinha, e o refil, de plástico mole, que é pra gente comprar e despejar o conteúdo na garrafinha branca que já tem em casa. A diferença de preço é irrisória. A dúvida - o que é melhor, heim? Jogar a tal garrafinha fora ou a embalagem de plástico mole? Ambos são poluentes, mas honestamente, acho que a garrafinha, por ser rígida, acaba tendo mais chances de ser reciclada. O que vocês acham?

Anônimo disse...

Eu fui pra Europa e comprei todos os sacos. Acho que é um jeito do supermercdo lucrar mais E NADA MAIS. Ao invés disso, deveriam se preocupar em colocar coleta seletiva em todos os bairros do Brasil. No meu bairro mesmo não tem. A sorte são mendigos que passam catando o reciclável, mas eles rasgam o saco e deixam o lixo espalhando na rua. Eu separo pra evitar que façam isso, mas a maioria não separa. Se acabarem com sacolinhas vou ficar muito puta da vida, pois REALMENTE não acredito que seja pelo meio ambiente, existem coisas que deixariam nosso planeta muito menos poluído e NINGUEM faz nada. P q no lugar desses ecologistas condenarem sacolinhas não saem nas ruas se manifestando, fazendo pressao pro governo fazer o saneamento básico?

Marion disse...

Delaidinha,

Eu ainda não me convenci que a proibição das sacolinhas seja válida.

Mesmo antes da proibição eu já andava com uma sacola de tecido na minha bolsa. Mas acho que o não fornecimento das sacolinhas pelo supermercado e sem que haja alguma alternativa barata e/ou gratuita para o consumidor é muito errado. Os supermercados deveriam oferecer sacola de papel então.

Em relação à reciclagem, eu faço isso há um tempão. Já virou costume e eu separado tudo. Hoje é bem mais fácil, pois tem coleta seletiva no meu prédio. Mas antes eu levava o lixo reciclável até o Pão de açúcar mais próximo.

Proibir a sacolinha sem que haja uma concientização da população não vai adiantar de nada. Vira pura demagogia.

Beijos