quarta-feira, abril 11

Becos de Goiás



Passei o feriado da Semana Santa em um lugar onde a Páscoa ainda tem significado. A sexta-feira santa não é só uma desculpa para luxuosas refeições de bacalhau. No comércio - simples, com coisas da terra e lembranças voltadas para turistas - predominavam os doces caseiros locais, quase não vi ovos de chocolate pendurados, coelhos, essas coisas... Teve procissão na sexta feira (um mar de gente, levando cada um a sua vela, e todos sabiam porque estavam ali), malhação do judas no sábado, e como não sou muito religiosa, outras manifestações no domingo, que não soube identificar.

Fez bem passar uns dias comendo a comidinha simples do lugar, vendo as pessoas darem valor ao que realmente tem valor, andando pelas ruas antigas de pedra, tomando banho de rio e conhecendo as historias locais.

Como se não bastasse, a personagem da cidade é uma mulher que eu conhecia pouco, e que me encheu de encanto e admiração - Cora Coralina é uma das poetisas mais incríveis do Brasil, e teve uma vida simplesmente espetacular. É uma pena que a conheçamos tão pouco.

Se Páscoa é mesmo ressurreição, não podia ter sido melhor - voltei renascida.

É mágica a Cidade de Goiás.

Nenhum comentário: