segunda-feira, janeiro 9

Margin Call



Meio que por acaso, acabei assistindo ontem ao perturbador Margin Call - uma beleza de filme, cheio de qualidades, tenso, claustrofóbico, estonteante. Praticamente toda a ação se passa em uma única madrugada - a que antecedeu a quebra do Banco Lehman Brothers e deflagrou a crise econômica de 2008 (o banco e o fato em si não são citados, mas é nítida a identificação). Trata-se do mais puro horror econômico - quase um filme de terror para gente grande (se você, assim como eu, sofre de insônia, sabe perfeitamente quais são os fantasmas que nos assombram nas madrugadas, não?).

Mesmo que você não saiba nada sobre marcado financeiro, papéis podres, hipotecas, alavancagem, etc, não se preocupe - dá pra entender direitinho o que se passa no filme, e além do mais, o foco maior nem é esse. Margin Call é um belíssimo estudo sobre comportamento humano e uma crítica feroz sobre os valores e a ética capitalista. No final, tudo faz tão pouco sentido, é tudo tão impressionantemente volátil e falso, que temos a vontade, também, de sentar no chão e chorar, como faz um determinado personagem no decorrer da história.

O elenco é um espetáculo: Demi Moore, Paul Bettany, Jeremy Irons, Simon Baker... um melhor que o outro. Mas impressionantes mesmo estão Stanley Tucci (que protagoniza úma das cena mais reveladoras e tristes do filme) e Kevin Spacey - magnífico - com um personagem ambíguo, destruído, com o qual é muito fácil nos identificarmos, e que resume à perfeição a condição do homem ocidental contemporâneo.

A última cena é dessas que faz com que Margin Call seja um desses filmes que a gente não consegue esquecer. Um som específico vai ficar martelando na sua cabeça por um bom tempo, acredite.

Não viram ainda? O que vocês estão esperando?? Corram!!

Um comentário:

Holandesa disse...

Bem, eu acho o Paul Bettany e o Stanley Tucci ótimos, mas o Kevin Spacey é algo fora do comum!... Se eu me lembro dele em Usual Suspects chega a me dar arrepios de tão bom!

Vou botar o filme na minha lista para assistir em breve. Veremos se eu fico tão entusiasmada como vc, Rose. ;)