segunda-feira, janeiro 23

Just saying...

‎"Menino se inspira em árvores e revoluciona captação de energia solar
Aidan, de 13 anos, construiu uma árvore com 40 placas de captação de energia posicionadas como se fossem folhas. As placas apontadas para várias direções absorvem mais luz do que na disposição plana.
"
(Daqui)

"Recentemente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto da Solbravo, denominado “Produção de telhas de polímeros de baixo custo com células fotovoltaicas encapsuladas para a geração de energia renovável em moradias populares”."
(Daqui)

"Criar um instrumento para geração de energia elétrica limpa e renovável, com baixo custo em longo prazo, ao alcance da utilização em residências e pequenos imóveis.
Esses são os ingredientes da invenção desenvolvida pelo americanense Jonas Rafael Gazoli, engenheiro elétrico pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com mestrado pela própria instituição, com foco no estudo de sistemas fotovoltaicos.
"
(Daqui)

As três reportagens são deste ano: a primeira eu vi na TV, a segunda ouvi no rádio e a terceira li num jornal aqui da roça.
Um recém formado em engenharia AQUI DESSA MINHA ROÇA inventa uma coisa muito maneira; um garoto de TREZE ANOS DE IDADE inventa outra mais maneira ainda; uma grande empresa investe nas pesquisas de outro treco na mesma linha; enquanto isso, tem um bando de grandalhões se lascando para um desenvolvimento inteligente que respeite o meio ambiente, e enchendo os bolsos de grana nessas hidrelétricas... É isso aí. Remando contra a maré [não acredito em nada não, só não duvido da fé].

2 comentários:

Dedé disse...

Lili, meu pai trabalha com saneamento basico. Ele e seu alunos ja desenvolveram muitos sistemas baratos e praticos. Pergunta se o governo esta interessado?? Pergunta se entre super faturar uma obra ou optar pela opcao mais barata e eficiente, o que eles fazem? As vezes me da uma "desesperanca" do nosso pais e da humanidade em geral...

lili cheveux de feu disse...

é uma bosta, né, dedé? putz, eu também fico assim "desesperançada" e muito triste. é o dinheiro acima de tudo, sempre.