terça-feira, janeiro 3

Cozinha na TV



Na semaninha de descanso que passei no interior, na casa da mamãe, desplugada e cheia de tempo livre, acabei passando muitas tardes em frente à TV, já que o calor não convidava muito a passeios vespertinos e a cidade também não tinha muito a oferecer.

Acabei percebendo que existe uma enorme quantidade de programas exóticos sobre culinária nos canais pagos– reality shows, um programa dedicado só a cupcakes, outro mostrando crianças na cozinha, um – tenebroso – de um sujeito dedicado a comer tudo de mais nojento que existe na face da terra. Até Anthony Bourdain – que eu já conhecia de muito tempo e gostava muito (achava ele gato, charmosíssimo), envelheceu mal, embarangou, está mal humorado e agora tem um programa chatíssimo, que mistura viagem e impressões gastronômicas, em um formato absolutamente desinteressante. Mas o pior, o mais grotesco de todos, foi um programa chamado “Hell’s Kitchen” – do qual já tinha ouvido falar, mas que nunca tinha visto. Trata-se de um reality show para aspirantes a “chef”, comandado por um cozinheiro que, digamos, é a pessoa mais neurótica que já vi nessa vida. Um sujeito mal educado, estressado, grosso – e aí o programa mostra os participantes na cozinha, preparando pratos debaixo de uma pressão absurda, como se aquilo tudo fosse tão importante quanto, sei lá, uma cirurgia de transplante de coração, como se a vida de alguém estivesse em jogo. E o tal sujeito lá, gritando com todo mundo, suando que nem um cavalo, atirando pratos no chão, dando um chilique atrás do outro – os participantes fazendo fofoca, brigando porque um membro da equipe cortou cubinhos de cebola pequenos demais, e quando o estressado se dirigia a eles a resposta é sempre “Sim, chef!” “Não, chef!” como se fosse um quartel! Uma coisa deprimente, ridícula. Gente, mas RI-DÍ-CU-LA mesmo!!!! Até entendo que tem que algo assim, para dar graça, é o enfoque do programa mesmo – mas ali a agressividade era demais, uma coisa horrorosa.

Acho que as pessoas querem inovar demais, apresentar sempre algo novo e aí acabam criando essas bizarrices. Que saudades de Palmirinha, Jamie Oliver e Nigella...

5 comentários:

lili cheveux de feu disse...

eu detesto esses programas em que as pessoas ficam humilhando os participantes. tenho uma raiva toda especial para uns programas de calouros que passam no sbt - se não me engano de canal - que tem aquela gringa xarope e sua corja na banca de jurados. bando de arrogantes maltratando todo mundo.

Rose Foncée disse...

Olha, Lili, mas no caso desse Hells Kitchen os participantes até merecem ser destratados, viu. São tão odiosos quanto o apresentador... é um tal de "sim, chef!", "não chef!", "imagine, chef!", "desculpe, chef!", como se o tal chef fosse o oráculo, a Rainha da Inglaterra! Ridículo. E entre eles então, os diálogos, a cara de tragédia, por coisas do tipo... "Meu Deus, você serviu a guarnição com cinco rodelas de batata e eram só quatro!!" - e aí toca uma música de fim de mundo, e a cara de pavor aparece estampada em toda a equipe. Uma vez, duas, a gente ri... mas depois, vai dando um nervoso de ver tanta grossura, futilidade e vaidade. Um horror.

Holandesa disse...

Pior que esse programa faz um bom sucesso aqui na Europa. Tem até variantes aqui na Zoolanda. Mas, sinceramente, eu detesto esse cara! É muuuuito chato!

Ana disse...

kkkk concordo !!! hilário !!!

Anônimo disse...

Sorry, mas a vida numa cozinha eh assim mesmo... Nao to dizendo que tah certo, mas o programa nao fica nem um pouco longe da realidade...