segunda-feira, janeiro 2

Colcha



Tô pasma! Mandei um email para alguns amigos, e mencionei que estava com um friozinho, e que estava deitadinha, com uma colcha quentinha. Eis que recebi respostas me zoando horrores, que fazia décadas que não ouviam alguém falar "colcha", que eu estava entregando idade, que era antiguinha e tal...

Como assim, gente??? Colcha caiu em desuso? É mesmo, é? Juro que não sabia que temos uma nova palvra para designar, eu particularmente não conheço nenhuma - aquele paninho que é mais grosso que um lençol e mais fino que um cobertor com o qual a gente se cobre nas temperaturas mais amenas, e que também serve para dar aquele acabamento na arrumação da cama, não é isso? Como é que chama agora, gente? Seria "Quilt"? Seria "colcha" a nova "tigela", uma palavra que ninguém usa mais?? Devo agora, nos "rainy days", preparar um "bowl" de "popcorns" e levar para comer gostosamente debaixo de um "quilt"? Ou é alguma outra expressão em portugues mesmo que fez a coitada da colcha cair em desuso? (Tipo o condicionador que baniu o creme rinse do nosso vocabulário).

Tô passada, gente, e cu-ri-o-sís-si-ma! Me atualizem por favor - como se chama a boa e velha "colcha" agora??

8 comentários:

A Turma da Lulu disse...

Bom, eu conheço como colcha... uso colcha na minha cama... e sim, me cubro com colcha quando tá meio friozinho, apesar dos 3 edredons no guarda-roupa (e sim, eu falo guarda-roupa). E tudo isso tendo menos de quarenta, que hj em dia é a flor da idade...

Aliás, belíssima a colcha de retalhos (sim eu falo retanhos rs) que vc postou!!! Beijos e solidariedade... rsrsrs

Lulu

Lili Cheveux de Feu disse...

eu, como tenho alma de velha, também falo colcha.

Andréa disse...

Pra mim também é colcha!

eme bê, maria disse...

pra mim colcha também não caiu em desuso não, mas pela sua descrição, pode chamar de "coberçol" ;)
http://www.youtube.com/watch?v=CLUhv84kSWA#t=4m28s

(aliás, vale a pena ver o vídeo todo!)

Anônimo disse...

Como assim "não se fala mais COLCHA" ????!!!
E como é que ninguém me falou nada, gente ?!
Pois prá mim ainda é (e sempre será) C-O-L-C-H-A.

Claudinha de POA

Rose Foncée disse...

Estou começando a ficar mais aliviada, gente... parece que a colcha ainda é de uso comum. Ufa!

Fernanda disse...

Pra mim é colcha! Mas que o mundo está perdido e vai acabar, ah isso vai! Por que a Sinho é Tinkerbell e o meu pequeno pônei é my little pony. Juro que na minha cabeça isso não faz o menor sentido!!

Rose Foncée disse...

Fernanda, o ursinho puff parece que também já virou Pooh, faz tempo, né! Eu tenho uma birra dessas coisas... mas uma birra!! Você nem fez idéia!