terça-feira, dezembro 27

Conservantes



Fui criada no interior. Leite era coisa que se comprava todo dia de manhã. O leiteiro passava vendendo na porta de casa. Pão, eram duas idas diáiras à padaria - uma de manhã, para os pãezinhos do café, outra de tarde, para o lanche.

Ou seja, jamais conseguirei achar normal que uma caixa de leite seja deixada aberta na geladeira, que a gente viaje, volte nove dias depois e o leite não esteja azedo, nem cheirando mal...NOVE dias depois e ele está lá, intacto. A mesma coisa com umas fatias de pão de forma deixadas na cestinha - FORA da geladeira. Nove dias se passaram, e o pão está lá - macio, sem qualquer traço de mofo, sem cheiro ruim, sem nada... como se tivesse sido feito há duas horas atrás...

Sei não, gente, não consigo aceitar bem. Acho tão incrível! Pra mim isso só pode ser possível porque devem ser colocadas toneladas de conservantes nos produtos que nós consumimos... ás vezes eu acho que nós estamos nos alimentando é de plástico, viu.

2 comentários:

O Barba :) disse...

Com relação ao leite eh fato. Porém, hoje, graças a um tal de Louis Pasteur, esta bodega eh pasteurizada e justifica a durabilidade. Se não houver outra contaminação e permanecer na geladeira, acredite, dura... mas nao é muito recomendado o consumo.

Já com relação ao pão, por incrivel que pareça está relacionado a quantidade de agua existente na massa. isto é, quanto mais agua, umidade, liquido se mantiver na massa menos tempo ele dura...

O MS inclusive controla a quantidade de "umidade" das massas dos pães para que estes durem muuuuito mais.

Outras informações interessantes são:
O mofo dos pães causa uma doença SERISSIMA no cerebro humano. Mas, o mofo destes pães novos...

Já o mofo do pao artesanal de centeio era utilizado por Michelangelo e outros como um alucinógeno de ALTISSIMA qualidade...


Ai.. cansei de ser Geek.

Rose Foncée disse...

Mas é uma enciclopédia ambulante!! Sei lá, Barba... pasteurizado ou não, eu desconfio! Passou de 3 dias já não tenho muita coragem de dar pra uma criancinha não, viu...