segunda-feira, novembro 7

Dá-me paciência...


Uma das piores coisas da face da terra é discutir algum assunto, debater, com quem não sabe argumentar... tem os que não sabem mesmo, não entendem o que estão ouvindo nem o que estão falando, e tem os maldosos - esses entendem muito bem, mas fingem que não para levar a discussão para o lado que eles querem e para distorcer a argumentação do interlocutor... são piores, esses.

Pois estava eu hoje, logo cedo, conversando, e vem à tona aquela polêmica das pessoas mandarem o Lula ir se tratar em hospital público. Minha interlocutora dizendo que isso não significa tripudiar sobre a doença do ex-presidente (sei, tá bom), que a frase não quer dizer isso, e tal... Aí, eu respondo que não engulo esse argumento, que acho a frase maldosa sim, que tem muita gente secretamente achando bem feito, e que essa história do SUS não tem cabimento, porque afinal, o SUS sempre foi ruim e o Lula não vem sendo o presidente do país desde 1500 ao que me conste...

A resposta? Rose, você fala isso porque nunca entrou em um hospital público para tratamento de câncer. Vai em um para você ver o que é desigualdade!!

Tipos - onde que eu falei que o sistema era bom? Onde que eu elogiei o SUS? Como a criatura pode afirmar que eu nunca havia entrado em um hospital público antes? Que resposta foi essa????? Não era sobre isso que eu estava falando, wrong answer!!!!!É tão frustante, porque tipo... você não pode dizer que não é isso que você está falando, que ela vai entender mais errado ainda!! Aí você fala que você sabe que o sistema de saúde brasileiro é caótico... e ela triunfante julga que eu estou dando o braço a torcer, que concordei com os argumentos dela, e que estou aceitando o fato de que se deve mandar o Lula fazer o tratamento pelo SUS!!!

Aí tá, né. Melhor deixar pra lá. Mas no fundo é chato, porque quando a gente debate, eu pelo menos, é porque acredito em uma idéia, em um ponto de vista, em um argumento... e deixar pra lá, deixar que alguém ache que te convenceu de um absurdo, é muito, muito chato mesmo! Fazer o que, né... paciência!

9 comentários:

lili cheveux de feu disse...

já briguei tanto por causa desse assunto... por que a maioria desse povo que está dando showzinho e posando de defensor dos pobres, também nunca sequer usou o SUS, muito menos levantou a bunda do sofá para tentar fazer alguma coisa pelo país.
*
mas olha, rose, acho que nessas horas [e é duro fazer isso por que eu também detesto entregar os pontos numa discussão, mas estou aprendendo que] o melhor é dar uma resposta do tipo "olha meu amor, você tem absolutamente toda a razão, não sei nem por que iniciei este debate sabendo que iria perder para você, viu?... quer um trident?" num tom bem cínico para a criatura entender que se deu mal. e não voltemos mais a entrar neste assunto.
é foda, mas preserva a saúde.

Dedé disse...

Ai, eh muito chato isso mesmo! Eu falo soh assim: vamos concordar em discordar? (Pq tipo, vc nunca vai me convencer desse absurdo que vc ta falando) - isso eu soh penso... haha

Anônimo disse...

O silêncio para esses seres para mim sempre foi a melhor alternativa.

Holandesa disse...

Eu perguntava: E você, darling? Já fez algum tratamento de câncer no SUS?... (aposto que não). Se ela disse que não, eu diria: I rest my case! (só pra irritar ela de vez com o mesmo estilo de 'argumentação' dela...)

Patricia Scarpin disse...

Eu acho que só quem conhece o SUS pode falar, tanto pra mandar o Lula se tratar lá quanto pra ir contra a idéia.
Tem um texto muito bom aqui de quem conhece o sistema:
http://veggieburger.blogspot.com/

lili cheveux de feu disse...

tu viu o CQC ontem, darling?

Rose Foncee disse...

Patrícia, eu nem gosto muito de tocar nesse assunto, mas vamos lá - perdi meu pai para o câncer há cinco anos atrás. Antes disso, foram outros cinco anos de tratamento. Nesse período, paralisei minha carreira, minha vida pessoal, tudo, para cuidar dele. Era tudo muito complicado, remédios,viagens, horários, tratamentos... Sei que até não é regra geral, mas todo o tratamento dele foi feito em uma instituição pública, e não por necessidade - nós viajávamos mais de 200 km a cada 15 dias para que ele fosse fazer a quimioterapia e as consultas num hospital - público - de referência no interior do Estado de São Paulo. Havia falhas, havia carências, mas todos os pacientes eram tratados com respeito, humanidade e tinham o atendimento possível com os recursos da instituição. Alguns exames mais caros tinham que ser feitos particularmente, por meio do plano de saúde, mas o atendimento básico, a medicação necessária, o pessoal treinado e atencioso, tudo isso foi disponibilizado pelo SUS.

Não gostei do texto que você recomendou - detestei, na verdade - mais uma vez, vi as frases de sempre, os argumentos de sempre - ninguém quer que ele morra, ninguém deseja o mal, a crítica é com relação ao SUS, etc, etc, etc... tudo isso pra mim é maldade sim. Podem criticar o SUS à vontade, mas não nesse contexto. Lula pode não ter sido essa maravilha toda, mas nem de longe está entre os piores governantes que já tivemos. Pode não ter melhorado o sistema, mas não foi ele que piorou, não é dele essa primazia. Pra mim tudo é pior porque não vi nada semelhante quando, por exemplo, dona Ruth Cardoso adoeceu. Ninguém a mandou se tratar em hospital público. E nem deveriam mesmo, isso é hipocrisia e maldade sem tamanho, com qualquer pessoa que seja. Mas o fato de ser só com o Lula é que me faz ter certeza de que isso é no fundo, preconceito de classe, uma das coisas que o brasileiro mais tem e que mais finge que não tem. Lula tem que se tratar em hospital público porque nasceu pobre e é nordestino. E para o Brasil que sonha ser Miami, lugar de pobre, nordestino e retirante é em hospital público mesmo. No fundo, é isso.

Patricia Scarpin disse...

Rose, eu perdi a minha mãe para o câncer também e isso foi há 25 anos, quando eu tinha apenas 7 e ela tinha a idade que tenho hoje (32). Foram 4 anos lutando contra a doença. Nem tenho como te descrever as conseqüências que isso teve e ainda tem na minha vida. Entendo a sua dor. Eu gostei do texto do Ivan porque é alguém que está lá dentro, que vivencia o sistema. Entendo você não ter gostado. O que me irrita um pouco com esse lance do Lula é que geralmente quando as pessoas adoecem e/ou morrem tendemos a achar que viraram santos. Não é porque ele está doente que temos que fechar os olhos para todas as palhaçadas que ocorreram em seu governo. Sinceramente não acho a campanha maldosa. E eu sei muito bem o que o câncer faz com uma pessoa e com todas aquelas que cercam o doente. Mas é difícil debater esse tipo de assunto.

Bj e obrigada por dividir comigo a sua experiência de vida.

Rose Foncee disse...

Patrícia, obrigada também! É bom quando podemos debater assim, e quando, apesar das divergências, opiniões diferentes são respeitadas. Um grande beijo, querida. E apareça sempre!!