sexta-feira, setembro 2

Vidinha cor de rosa



Tenho dois sobrinhos meninos, um de 7 e um de 4, e posso comprovar sem sombra de dúvida a impressão que sempre tive de que os meninos são muito mais felizes do que as meninas. Mais do que isso, meninos são preparados para serem criativos, líderes, espontâneos e felizes. Meninos, ao contrário das meninas, são preparados para poderem voar. Meus sobrinhos gostam de dinossauros, perdem o medo de sapos e de insetos, vão para a escola fantasiados de super homem ou de Batman e chegam em casa invariavelmente imundos, exaustos mas sempre muito animados, felizes. Já as meninas são educadas para serem contidas, para serem vaidosas, parece que a elas não é permitido dar asas à imaginação... não podem correr, tem que se comportar como mocinhas, tem que se enfeitar, não podem se sujar, são incentivadas a terem medo... desde crianças, as mulheres são doutrinadas para ficarem à sombra...

Hoje, sem querer, acabei me deparando com este artigo, com idéias muito bem colocadas e que chama a atenção para esse universo cor de rosa das menininhas e do quanto ele pode ser decisivo nos papéis que iremos desempenhar nas nossas vidas adultas. Vale a reflexão, e até uma proposta – no próximo aniversário vamos dar algum presente que não seja rosa para a menininha com quem convivemos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Rose! Isso é realmente interessante.
Tenho duas meninas com 1 ano de diferença. Uma ama o rosa, fadas, princesas, poneis, borboletas, ballet, etc. A outra ama azul, verde, carros, caminhões, dragões, corridas, jogos, capoeira, etc. Embora as duas pratiquem ballet e capoeira, demonstram e dizem qual é a sua preferência. A mais nova não coloca vestido nem amarrada. Os enxovais foram neutros e bem coloridos, pois não quis saber o sexo de nenhuma antes de nascerem. A mais velha era vista como a princesa que toda a família sonhou, a mais nova era vista como estranha. Nunca enchi a mais velha de rosa ou purpurina e ela adora, nem enchi a mais nova com carrinhos ou qualquer outra coisa e ela os ama, é a personalidade mesmo. Tive que conversar muito com a minha família e com a família do meu marido para que respeitassem o gosto e as preferências de cada uma. E realmente posso confirmar, estas imposições que a sociedade coloca para crianças tão novas as vezes nos cansam mesmo.
Bjs
Luciléa