sexta-feira, setembro 30

O inferno doméstico



Lembram do vazamento de gás na minha cozinha? Pois é, gente... até agora, nada resolvido. Desliguei a válvula de entrada que fica do lado de fora do apartamento e simplesmente não estou usando o fogão. Milhares de conversas com o técnico, com a síndica, com o pedreiro, até agora não está exatamente definido o que tem que ser feito, nem de quem é a responsabilidade pelo pagamento, nem prazos, nem nada. Como vou sair de férias no dia 12, hoje pelo menos cheguei a uma conclusão com a síndica – vai ficar do jeito que está até eu voltar. Não vou mexer com quebra-quebra, nem quero pedreiro entrando e saindo da cozinha, nem encanador, nada disso, faltando menos de duas semanas para eu viajar. A válvula está fechada, não está vazando nada, e até lá vou me virando com o micro-ondas. E pronto.

Amanhã é dia de encarar um Leroy-Merlin ou coisa que o valha. Meu filtro de água está em frangalhos, e agora resolveu vazar cada vez em que a torneira é aberta. Água pela cozinha inteira, sem contar o pinga, pinga, pinga, pinga... vou na loja com cheri, nós mesmos compramos e trocamos. E viva o veda-rosca, né gente!!

Tem o chuveiro também. Acho que uma das fases queimou semana passada, e em um dos banheiros o danado só está funcionando na temperatura verão. Tivesse eu mordomo decente, que conseguisse trocar um mísero chuveiro de forma eficiente, já comprava e providenciava amanhã também. Mas não é o caso. Não sendo uma coisa tão simples, tenho que chamar alguém para resolver, e, assim como no caso do gás, não vou fazer isso antes de viajar, mas de jeito nenhum!! Vou tomando meu banhozinho morninho, na temperatura verão mesmo, ou então, pra uma água mais quentinha uso o outro banheiro.

Se acabou? Claro que não!! A lâmpada do quarto de TV está dando interferência com o ventilador de teto e às vezes não acende, ou, para acender, tem que ligar o ventilador junto. O outro ventilador de teto, o do quarto, está com problema e está fazendo tanto barulho quanto uma usina em funcionamento. Some-se a isso, umas lâmpadas queimadas pela casa e dá pra ter uma ideia do resumo da parte elétrica... também vai ficar tudo assim mais uns dias, né, porque quando chamar o eletricista pra instalar o chuveiro novo, ele já aproveita e resolve essas coisas todas...

E pra coroar, minha temperamental rede wireless, que resolveu ficar intermitente de uns tempos para cá. Sabe aquela coisa que de vez em quando falha, aí a gente vai lá, tira o modem da tomada e volta? Pois é, tá assim... ás vezes fica dias funcionando bem, outras vezes começa a falhar, fica horas sem sinal... não se sabe direito se o problema é do modem, se é do roteador, se é do sinal da NET... gente, tudo tão difícil, tão complicado de resolver hoje em dia, não??

E tudo assim, do nada! Um belo dia está tudo lá, funcionando direitinho, e uma semana depois está o caos instalado na residência. Como é que pode, né!!E querem saber? O que não der pra usar vai ficar sem usar, o que der pra ir usando mais ou menos vai ficar sendo usado mais ou menos, o que puder esperar, vai esperar. Dane-se!! Até uns anos atrás achava linda aquela atitude de ir arrumando tudo na hora, consertando, tendo a casa perfeita e arrumada. Lindo, lindo... só que se a gente faz isso, não faz mais nada na vida! Vira uma sucessão de contratação de prestadores de serviços, de pequenos consertos, e eu não vou ficar passando meus dias inteiros fazendo manutenção!!

Ficamos assim... amanhã eu troco o filtro de água. O resto, vou resolvendo conforme for tendo tempo e disposição. Porque eu definitivamente não sou uma alucinada tomada pela fúria da organização e do trabalho. Melhor aprender viver no caos.

3 comentários:

O Mordomo disse...

Chama o Pereirão =D #griseldaRules

Agora um conselho eu te dou: é melhor resolver tudo isso ANTES de sair de férias. Imagina voltar do descanso e já ter que se estressar com tantos afazeres? Pensa nisso...

O Barba :) disse...

Eu estava começando a ler o texto quando... "Como vou sair de férias no dia 12, ..."

São quantas, Rose? 5 Ferias por semestre?

Preciso muito de um destes
#invejadoi

Rose Foncée disse...

Três por ano, Barba. Uma de 10 dias, uma de 5, uma de 15. Total = 30 dias. A única vantagem é que tenho relativa liberdade para marcar as datas, então dá pra aproveitar um feriado, tipo o do dia 12 agora e começar as férias no dia seguinte, ganhando um dia a mais no final das contas. Mas veja que nem é uma vantagem tão grande assim. No começo do ano, por exemplo, tirei os 10 dias logo depois do carnaval, e contei a quarta feira de cinzas como dia de férias. Normal, como todo mundo. No mais, existe a possibilidade de recesso no fim de ano, mediante acordo com os colegas (uns fazem o recesso em uma semana, outros fazem na semana seguinte), entretanto, todas as horas do recsso são rigorosamente compensadas. De novembro a fevereiro trabalhamos de uma a duas horas a mais por dia para compensar essa semana. No mais, são os feriados de praxe, que nunca são emendados. Quarta feira de cinzas o expediente começa meio dia e 24 e 31 de dezembro encerra as 14h00. Acho que é o padrão no Brasil, não? (Claro, comércio, autônomos, médicos, tem regras próprias que fogem mesmo do padrão, mas não é meu caso...)

No dia-a-dia, trabalho das 09 às 18h30, com uma hora e meia de intervelo para o almoço. Oito horas por dia. O intervalo também pode ser relativamente flexibilizado, ou seja, áté tenho liberdade para resolver uma coisinha, me demorar um pouco mais na hora do almoço, mas a compensação deve ser feita sempre no mesmo dia. Ou seja, chego antes, quando já sei de antemão que vou precisar, ou fico até mais tarde, quando a necessidade é imprevista no meio do dia.

É curioso como olhando de fora a vida das outras pessoas parece bem melhor do que realmente é, não? Tenho certeza de que sua rotina deve ser absolutamente desgastante, mas para quem não a vive, essa coisa de aeroporto, amazônia, muitas viagens, encontros com a amada em lugares diferentes, parece ser extremamente glamurosa... podíamos trocar por um tempo, né. E até apostar pra ver qual dos dois iria implorar primeiro pra destrocar. Hehehe.