sexta-feira, julho 8

Paranóia


09h05

- Alô. É Rose?
- Sim, sou eu...
- Rose Foncée de Chevalier?
- Exatamente.
- Bom dia, Rose. Eu gostaria de saber se você tem alguma parente chamada Elaine...
- Quem está falando, por favor?
- Aqui é Diego. Estou ligando porque Elaine Foncée de Chevalier deu o teu nome como referência...
- Mas Diego de onde, de que empresa?
- Aqui é de um escritório de advocacia que trabalha para uma financeira... Elaine está tentando financiar um automóvel, e colocou teu no..
- Olha, esse número de onde você está ligando é de Belo Horizonte, eu não tenho parentes aí...
- Não, mas o escritório onde eu trabalho é em Belo Horizonte, mas a pessoa mora aí mesmo, e deu teu nome. Você conhece?
- Não, não conheço. Não tenho nenhuma parente com esse nome.
- Então está bem. Obrigado e tenha um bom dia.

-----------------------------------------

É tudo muito estranho. O tom do telefonema foi informal demais para uma ligação profissional de algum escritório. O rapaz já foi perguntando abruptamente se eu conhecia essa pessoa, se apresentou pelo primeiro nome "Diego" e o tempo todo me chamou de "Rose", de "você", sem nenhuma formalidade, nem um "senhora", nem um dos salamaleques de praxe, falou vagamente de escritório de advocacia, de financeira...uma parente chamada Elaine Foncée de Chevalier teria que ser minha mãe ou minha irmã, porque são meus sobrenomes materno e paterno. E não, não conheço ninguém com esse nome, minhas irmãs não moram na mesma cidade que eu, e claro, nenhuma delas se chama Elaine.

Fiquei bem perturbada com o telefonema, imaginando se poderia ser algum golpe, algum conto do vigário, mas tudo se resumiu a somente isso. Alguém em Belo Horizonte sabe meu nome completo e meu telefone fixo (e agora sabe também que não tenho nenhuma irmã chamada Elaine), mas até aí isso não significa nada, né? Um monte de gente tem acesso a isso...

Já seria esquisito o suficiente, mas o diabinho cutucando a caxola já me fez ir ao google, e não é que a tal Elaine Foncée de Chevalier existe e mora na mesma cidade que eu, tendo inclusive uma vidinha bem exposta na internet?!!

Estou aqui agora perturbadíssima, imaginando a história por trás desse telefonema... se essa Elaine está mesmo comprando alguma coisa e deu meu nome, provavelmente é uma estelionatária, e não posso nem imaginar como ela teve acesso ao meu telefone... mas tudo também pode ser uma coincidência, o tal Diego colocou um nome qualquer junto ao meu sobrenome, ligou pra minha casa, e de qualquer maneira também sabia dados a meu respeito, mas aí, faria isso pra que??

Amores, a história é esquisita mesmo, ou estou ficando uma louca paranóica????

7 comentários:

Lili Cheveux de Feu disse...

ixi... tenso hein?
acho melhor você se mudar de casa, tipo, aqui pra perto de eu. rsrsrs.

Anônimo disse...

Olha recebo direto ligações de uma empresa chamada Recalp, mais ou menos nos mesmos moldes, eles ligam no meu celular ou na minha casa procurando parentes do meu pai (que tem exatamente o mesmo sobrenome) mas não temos contato algum.
Sempre desligo sem passar informação nenhuma...
Acredito que eles obtenham essas informações de bancos de dados de bancos, cartões de créditos, etc, o que não deveria acontecer, mas infelizmente a ética não é a maior virtude deste país.

lili cheveux de feu disse...

então realmente é mais um golpe? mas como essa gente é nojenta! já vou avisar lá em casa, então, pois minha vózinha é sempre alvo desses malandros desocupados.

Anônimo disse...

Na vdd não é um golpe em si, mas essas empresas utilizam-se de cadastros que deveriam ser confidenciais para localizar pessoas ou obter informações, eles ligam as informações de sobrenomes, parentes em comum, e te ligam para obter mais informações dessa pessoa, para crédito ou cobrança mesmo...
O ideal é nunca colaborar com isso, pq o tom informal que a Rose relatou é mais uma estratégia para aproximar a pessoa que inconscientemente se identifica com o atendente e começa a passar a informação (caso a tenha).
Lili apenas avise a sua vozinha para não passar, nem confirmar, informações de ninguém da familia por telefone

lili cheveux de feu disse...

mas, anônimo, pelo o que eu entendi, ao menos no caso da rose, eles inventam um nome qualquer com o nosso sobrenome [o que, como a rose disse, só seria plausível se a pessoa fosse irmã, mãe ou pai] para obter informações nossas mesmo. o suposto parente nem existe...

lá em casa ainda não tentaram isso, mas já telefonaram 3 vezes, uma pessoa chorando e a chamando de "vó", como se tivesse sido sequestrada. a coitadinha quase morreu do coração...

Rose Foncée disse...

lili, pelo que eu entendi, na verdade eles estavam mesmo era tentando ter mais informações da tal Elaine, que realmente existe... tiveram acesso aos meus dados, de alguma forma, e como o sobrenome é igual tentaram tirar alguma informação... acho que foi isso...

Anônimo disse...

Foi exatamente isso que aconteceu, é o grande irmão entrando nas nossas vidas sem pedir autorização e vasculhando em tudo.
Lili o golpe da voz que chora e grita o (vó, mãe, pai...etc) é manjado, mas mesmo depois de tanto tempo muita gente ainda cai e jura que ouviu alguém da família...
Sempre temos que desconfiar, pois o que mais tem é vagabundo planejando golpes para aplicar em pessoas inocentes..
bjs