quinta-feira, junho 16

Tarda e Falha



É inacreditável a justiça brasileira, não? O jogador Edmundo foi preso ontem... por um crime cometido em 1995!!! Amores, eu custo a acreditar. Para mim, prisão existe para indivíduos que não tem condições de permanecer no convívio social - pessoas que representam risco para a sociedade. Então, alguém me responda, por favor: se a pessoa tem que ser presa por conta disso, como pode ela ter ficado solta por 16 anos??!!!! O crime em questão foi resultante de um acidente de trânsito causado por Edmundo, que deixou muitas vítimas. Ou seja, desde aquela época ele já devia ter sido punido, e obviamente não poderia estar pelas ruas, dirigindo, colocando a vida de mais pessoas em risco. Mas, para mim, prender Edmundo agora não significa mais rigorosamente nada, a não ser puro sensacionalismo, mais um lance de delegados-estrela, prisão feita no meio da madrugada, eu fico estarrecida!!! O jogador estava sendo considerado "foragido", mas foi preso de madrugada, em um flat, no Itaim-Bibi em São Paulo (!!!) Uau! Que disfarce, heim! Que esconderijo!! Francamente, qualquer pessoa, por mais burra que fosse, se estivesse fugindo da polícia, iria procurar um lugarzinho um pouco mais discreto, mais escondidinho, não??

Nâo contesto o fato de que o "animal", como qualquer pessoa, deve ser responsabilizado por seus atos, só acho que ele deveria ter pago pelo seus atos à época em que ocorreram... tudo bem, o processo é lento, a justiça está sobrecarregada, tem os recursos e tal, mas... 16 anos????? Isso não é mais lentidão não. Isso é falência total!! Fosse Edmundo um fabricante de bombas, por exemplo, já teria tido tempo de mandar o mundo inteiro pelos ares antes de ser preso, não? No presente momento, muito mais eficiente seria cobrar dele multas pesadas e utilizar para o auxílio a pessoas vítimas de crimes no trânsito, alguma coisa assim... a prisão, hoje, mais afronta do que consola os parentes e amigos das vítimas à época. Sem contar no ridículo da situação dessa prisão na madrugada, como se estivessem capturando algum perigoso terrorista, traficante, procurado pela justiça... é demais para mim.

Eu me sento como se o Estado estivesse me dando um tapa na cara. Como se estivessem me fazendo de palhaça. Como se pensassem que sou uma idiota. Uma idiota completa!

15 comentários:

Fabricia Romaniv disse...

Esss coisa de o Brasil mostrar que está fazendo justiça está uma comédia... Tb acho puro sensasionalismo o que está sendo feito com o Edmundo. E o resto do povo que matou em acidentes de trânsito? Pois é...

bjs

Dedé disse...

Rose, ha um tempao me sinto a palhaca... sabe pegadinha? POis eh, me sinto como se tivesse participando de uma todos os dias. MAs alem de palhaca, me sinto impotente e eh isso que mais me perturba!
Parabens pelo post! :)

Anônimo disse...

Mas pelo que sabemos, a Sra Rose Foncé, trabalha para o Estado não? e pelas informações aqui passadas, se não estiver errada deve ser em algum dos setores do judiciário.
É mais fácil criticar do que por a mão na massa né?

Rose Foncée disse...

Não, anônimo, a Sra. Rose Foncée aqui não trabalha para nenhum setor do judiciário. E mesmo que trabalhasse, não haveria problema nenhum em criticar, desde que seja uma crítica pertinente, honesta e coerente. Servidores do Estado não são cordeirinhos que se curvam aos mandatários sem qualquer senso crítico. Mandatários, diga-se de passagem, que no caso do executivo e do legislativo, são eleitos por todo o povo brasileiro, anônimamente inclusive, como o comentário que você acabou de fazer.
Além do mais, estamos tratando de arenas distintas. Aqui, fala a Rose Foncée cidadã, que tem direito de opinar, de falar, de dar opinião, buscando, quem sabe, por sorte, levantar algum debate importante, motivar ou inspirar alguém, fazer com que as pessoas pensem sobre seus direitos, sua condição de consumidor, de membro da sociedade, de cidadão. Essa crítica não anula, de forma alguma, o "colocar a mão na massa", para usar palavras tuas, no desempenho das minhas funções, coisa que você não tem a menor condição de saber se faço ou não, e portanto não deveria opinar quanto a isso.
De uma coisa você pode ter certeza, anônimo, todas as minhas opiniões, angústias, questionamentos, dúvidas, tudo o que eu coloco aqui em meus posts refletem o que sou não só no trabalho, mas também em todas as minhas relações, sejam elas familiares, amorosas, de amizade, de vizinhança, etc.

Da qualquer forma, vamos diferenciar bem as coisas - existem servidores fantásticos, carreiras dignas de aplauso, em todos os setores públicos. Criticar o sistema não é mesma coisa que criticar pessoas, certo? É meio básico isso, óbvio, acho que qualquer um entende, mas no seu caso parece que não. Quer que desenhe?

Saulo disse...

Clap, clap, clap!
Rose, parabéns pelo post e pela resposta. Sou cada dia mais seu fan.

Anônimo disse...

Ao contrário do que possa parecer, eu entendi perfeitamente seu ponto de vista.
Acredito que não tenha entendido a minha posição:
Então vou desenhar que sabe voce possa entender:
Vivemos num Estado Democrático de Direito, isso qualquer aluno da 5 série é capaz de compreender, e nesse regime de governo, o meio que os cidadãos possuem para "mudar" o país e modificar sistemas arcaicos e falidos de justiça, é o voto, não é a justiça a incompetente no caso desse senhor, (que utilizou de todos os recursos LEGAIS disponiveis), mas a sociedade brasileira que não é capaz de eleger politicos competentes, que se interessem em aprovar as alteração dos codigos processuais que estão engavetados, porque o Governo sempre apareçe com medidas provisórias urgentes (como está acontecendo com as licitações da copa do mundo).
Não estou me escondendo atras do anonimato como sugeriu, acontece que este blog não é um democracia, e qualquer posição contrária é totalmente rechaçada.
Apesar acho que deveria pensar que o culpado dessa situação não é o Edmundo(que é um cara deplorável)muito menos o sistema judiciario, mas da sociedade brasileira que trata o voto, como uma maneira de "protesto" votando nos piores..
Espero que tenha compreendido...

Saulo disse...

Bom, e qual a relação disso tudo com o fato da Rose trabalhar para o Estado?

Rose Foncée disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rose Foncée disse...

Ai, anônimo, agora eu entendi!!! É que você falou uma coisa antes e desenhou outra depois, foi por isso. No post anterior a única coisa que você tinha feito foi me criticar por não colocar a mão na massa e por criticar o judiciário, você tinha esquecido de falar do Estado Democrático de Direito e do voto de protesto!!! Ufa, agora está tudo esclarecido, que bom!

Brigada pelo desenho, viu! Adorei.

Anônimo disse...

disponha

Anônimo disse...

Anônimo babaca.

Anônimo disse...

Esse anônimo precisa de um curso para aprender a argumentar com coerência.
Bjos
Clara

Anônimo disse...

não deu nem tempo do debate esquentar, e ele já saiu...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Adelaide disse...

Anônimos, a Rose mudou. Só par deixar bem claro.

Não acho que a argumentação neste blog é combatida. O que é combatido é o anonimato...

Adelaide disse...

E tipows, as opiniões foram complementares, não contraditórias.

Concordo que nosso sistema é falho.