quinta-feira, maio 19

Tirando o fato de que em boca fechada não entra mosquito...

"Eu entendo Hitler, embora saiba que ele fez coisas erradas, sei disso. Só estou dizendo que entendo o homem, não é o que eu chamaria de um bom homem, mas simpatizo um pouco com ele", disse Von Trier, embora depois tenha pedido desculpas e declarado que não é antissemita.

Não sei vocês, mas eu ACHO que entendi o que o cara quis dizer. Trata-se de uma dose de empatia nas análises dos seres humanos por trás dos monstros. E, ainda que sejam seres humanos que tenham feito coisas terríveis, qualquer um de nós acha intrigante conhecer suas histórias de vida, suas motivações... E ao conhecer suas histórias e motivações, é impossível não simpatizarmos com alguns aspectos de suas vidas puramente humanas: eu simpatizo com o fato de Hitler ter sido vegetariano; simpatizo com o fato de ele amar cães... Logo, posso dizer que simpatizo um pouco com ele e isso não faz significar que aprovo a barbárie que o cara promoveu. Eu vibrei loucamente em Bastardos Inglórios, minha gente! Foi lindo, não foi não?

Mas rola todo um circo em torno de Lars Von Trier - concorrente inclusive proibido de ir receber seu prêmio, caso ganhe algum - por conta de uma besteira. Enquanto isso, na torre do castelo, tem muita gente que já deveria ter sido bloqueada há tempos - bloqueio vitalício inclusive - e está sempre lá, sempre em todas...
Isso aí eu realmente não entendo.

Nenhum comentário: