segunda-feira, maio 9

Kafka em Guarulhos



Se a gente passa pelo raio-x para entrar na aeronave no voo de origem, se depois dessa revista a gente vai direto para a aeronave, e se no destino a gente sai do avião e entra direto na sala de embarque para pegar o voo de conexão, porque raios a gente tem que entrar de novo na fila do raio x, tirar sapato, relógio, cinto, brincos, moedas dos bolsos, celular, tudo de novo??? E tudo isso com um funcionário da empresa aérea berrando no seu ouvido que o seu embarque é imediato, que você tem que correr, que essa é a última chamada. Gente, não faz a menor lógica! Por acaso as autoridades de uma cidade não confiam no trabalho feito pelas outras??

E falando em correr para o embarque, perguntinha para as companhias aéreas: se a aeronave tem que ser abastecida, por que isso não pode ser feito ANTES do embarque dos passageiros? Por que a gente tem que correr que nem uma louca aeroporto afora, para entrar no avião e depois ficar sentada, espremida lá dentro, durante quase uma hora, aguardando o término do abastecimento da aeronave, minha gente??? Não era melhor ficar lá fora, tomando um cafezinho, mexendo as pernas, e embarcar só na hora que estivesse tudo pronto para a decolagem?

Perguntinha pra Infraero agora: os fingers de Guarulhos viraram enfeite ou estacionamento de passarinho? Porque assim, né... avião não para mais neles. Praticamente to-dos os embarques e desembarques são remotos. É um tal de desce escadinha, entra em ônibus, roda, roda, roda, desce do ônibus, depois, entra de novo no ônibus, sobe escadinha para o próximo trecho, e por aí vai. Uma tortura. Sem contar o tempo perdido. Se para mim já é desgastante, fico imaginando como é para os coitados dos idosos...

E falando em embarque e desembarque remoto, o que é aquela salinha pra onde a gente tem que descer para tomar os malditos ônibus, minha gente?? Minúsculas, abafadas, desconfortáveis... cada uma delas tem três portões, e quando tem voo saindo pelos três, simplesmente não cabe todo mundo lá dentro. Para piorar, os avisos sonoros referentes aos voos que saem de lá não são ouvidos no resto do aeroporto, e as companhias aéreas instruem as pessoas para que fiquem aguardando por lá mesmo. Ou seja, se resolver esperar na parte de cima, com um pouco mais de conforto, corre o risco de perder o voo.

E falando em avisos sonoros, quando, meudeus, quando vai começar a haver um mínimo de cuidado com os avisos que são dados para os passageiros, heim? Sério, seria melhor eles tirarem de vez aqueles quadros de aviso, porque eles não servem para rigorosamente nada. O que está escrito lá é diferente do que está escrito no seu bilhete que por sua vez é diferente do que é avisado pelos sistemas sonoros. Claro, mudanças acontecem, eventualmente uma alteração logística, mas não falo de coisas eventuais. Essa bagunça é regra geral, e todo mundo acha normalíssimo, fico pasma.

E as conveniências à disposição dos passageiros na área de embarque??? Na parte doméstica do Terminal 1 tem apenas um local desorganizado, horroroso, que vende uns livros e revistas e funciona junto a uma cafeteria... daquelas tipo bandejão. Você entra na fila, vai colocando o que quer na bandeja e depois passa no caixa para pagar (uma fortuna tudo, é claro). Além desse lugar, apenas uma lojinha da Devassa, pode? Quem me conhece sabe que não tenho absolutamente nada contra cerveja e outras bebidas alcoólicas, muito pelo contrário, mas assim, que prioridade é essa, minha gente? Quem organizou essa licitação? Nada contra uma lojinha da Devassa se também houvesse disponível, um bom pão de queijo, um cafezinho decente, alguma opção de lanche ou refeição, etc. Mas ter todos os tipos de Devassa à disposição para um lanchinho às 7 horas da manhã e nada mais é dose, minha gente. Será que Sandy encara uma loura no desjejum?

Ai, amores, e é melhor ficarmos mesmo só na área de embarque e conexões, né. Nem vamos falar do check-in, das filas do táxi, do preço do estacionamento, das condições dos banheiros, etc, etc, etc... É dura essa vida de passageiro, viu. Fico só imaginando como vai ser em 2014... sem querer ser agourenta, mas não vai dar certo, gente, não vai... não quero nem ver!

2 comentários:

Marie Clarté d'Or disse...

Rose, eu também tenho a certeza de que não vai dar certo 2014 + aeroportos!!!

Lili Cheveux de Feu disse...

fala baixo que assim tu deprime ainda mais o barba...