segunda-feira, maio 2

I'm calling you. Can't you hear me?



Dos três ideais da Revolução Francesa, a fraternidade é o de mais difícil definição e atingimento. Ainda na França, a palavra "rapport", intraduzível, significa mais ou menos empatia, identificação com o próximo. Toda a cultura cristã ocidental foi construída sobre o conceito da caridade. E são justamente a fraternidade, a caridade e essa capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, de superarmos estranhezas e diferenças, que estamos perdendo cada vez mais no mundo contemporâneo solapado pelo individualismo e pelo pragmatismo. Encastelados pelos "nossos sagrados direitos", vamos nos afogando em nosso próprio cinismo e nos tornando criaturas miseráveis, solitárias, arrogantes e frívolas.

Tudo isso me vem à mente porque me lembrei, hoje, do maravilhoso "Badgad Café", o segundo e espetacular filme de uma trilogia do cineasta alemão Percy Adlon, estrelada pela fantástica Marianne Sagebrecht. Bagdad Café é sobre estranhamento e identificação. É sobre recomeços. É sobre conseguirmos nos enxergar fora de nós mesmos, no outro. É sobre Jasmin e Brenda, duas mulheres muito diferentes mas que se transportam uma para a outra. É sobre tolerância. É sobre a aceitação das diferenças, e sobre diferenças como impulsos transformadores da vida. Sobretudo é um filme sobre fraternidade, caridade, rapport. O filme tem uma fotografia original e primorosa, uma música tema que chega até a alma de tão linda e interpretações inesquecíveis de Sagebrecht e de CCH Pounder. Um bálsamo e um antídoto para um mundo doente que necessita ver lençóis ensanguentados para conseguir paz interior. Mais um grande filme da década de 80 a ser descoberto ou relembrado. A linda música tema está aí embaixo para vocês. Fechem os olhos e aproveitem.

Um comentário:

Saulo disse...

Filme maravilhoso mesmo!

Quando se fala em fraternidade, por motivos óbvios, eu lembro de "A Fraternidade é Vermelha", que, por acaso, é meu filme preferido da trilogia das cores.

Um outro filme que me lembra um pouco esse valor é "A Festa de Babete", apesar de ser outra forma de fraternidade.