quinta-feira, maio 19

as garotas do meu time, na TPM [a revista].

A decisão de não ser mãe veio quando os filhos das amigas começaram a nascer e ela se interessou pelos mais diversos temas: dos exames médicos aos perrengues para educar crianças. “Vi que não cabia na minha vida. Criar um filho exige muita responsabilidade, uma estrutura que não posso dar”, defende. - Tatiana Soster

*

Camila compara a vida de muitos casais que conhece a um jogo de videogame. “Eles casam, têm filhos, como se tivessem que passar para a próxima fase”, observa. Em seguida, dá uma pausa em seus argumentos e relativiza: “Na verdade, o único motivo que importa para mim é que não quero ter filhos. Os argumentos racionais são para justificar isso”, confessa. - Camila Helena

*

Marta mora com uma irmã, o cunhado e a sobrinha-afilhada, de 2 anos.“É maravilhoso ver que aquela criança que não conseguia nem segurar o próprio tronco de repente está andando... Mas, na hora que canso, fecho a porta do quarto” - Marta Machado

*

“É tão natural para mim a ideia de não ter filhos que me peguei tentando teorizar pra responder sobre isso. (...) "Me previno para que não aconteça. Se, mesmo assim, acontecer, preciso sentir na pele para saber o que fazer, mas gostaria que o aborto fosse uma opção dentro da lei no nosso país, para resolver de forma mais segura, responsável e tranquila. Mas... se [no futuro] meu filho ler esta matéria, mamãe te ama, OK?" - Karina Buhr

*

Daqui.
[emprestado do facebook da Ana Roberta]

6 comentários:

Marília disse...

eu tbm não penso em filhos, simplesmente não acredito que me encaixo nessa moldura de mãe.
e acho q é preciso muita coragem pra admitir que você não é apta pra uma coisa que muita gente considera instintivo.
enfim.. cada um é cada um

Patricia Scarpin disse...

Eu não quero filhos, apesar de ter criado a minha irmã caçula (que fará 18 anos em agosto). Não quero essa responsabilidade de novo. E já me acostumei com os olhares nervosos/chocados e com os sermões de "ah, vc é nova, ainda vai mudar de idéia" como se não ter filhos fosse alguma heresia.

Lili Cheveux de Feu disse...

ai, eu não suporto ouvir "você é nova, ainda vai mudar de ideia" com aquele ar superior de quem sabe tudo da vida, inclusive da vida dos outros...

marcelo disse...

Entendo perfeitamente e apóio, Lili. Ando cansado de ver criança sofrendo, crescendo com problemas porque tem máes e pais despreparados para lidar com a maternidade/paternidade. Na hora de comprar bercinho e decorar quartinho é tudo lindo; depois... as crianças viram depósitos de frustrações, de ansiedades lidam com uma carga absurda de expectativa, viram pivôs de briguinha de separação, é deprimente. Nem todo mundo é assim, claro. Mas tô pra dizer que hoje, família saudável e maternidade consciente estão muito mais para exceção do que para regra. Parábéns pela madura decisão, e ó...você é nova, mas do que eu te conheço, eu tenho certeza que você não vai mudar de idéia, viu!! Go, ruiva!

Marion disse...

Lili, eu não quero ter filhos. Pelo andar da carruagem não os terei mesmo. Tomo direitinho todos os cuidados.

Mas te digo é difícil viu aguentar as cobranças e os olhares de desaprovação de todo mundo.

Ninguém entende que uma mulher casada não queira ter filhos. Eu me casei por gostar do meu marido e não para ter filhos.

Festa de família para mim é O suplício! Tias me perseguindo com a pergnta de sempre: Cadê o bebê?

E a pergunta sempre vem acompanhada de duras críticas.

Mas sabe, não vou ter filho por ter. Nunca tive vontade. Wally também não quer. E estamos felizes assim, com nossos filhos felinos.

Beijos!

lili cheveux de feu disse...

ai marion, se eu fosse tu, no meio de uma dessas festas e quando uma tia perguntasse "cadê o bebê?", subia num palanque e explicaria em 15 minutos todas as razões e terminaria berrendo um "portanto NÃO ME PERGUNTEM MAIS NADA A RESPEITO!!!"
hahahaha.
[claro que eu não teria coragem de fazer isso, mas seria lindiiiioooo]

eu ainda estou na fase de ser perguntada "vc não vai casar?". no que respondo delicadamente com coisas do tipo "uai! tu fez merda e quer que todo mundo faça igual? eu hein!". não tenho um pingo de paciencia para esse joguinho de videogame.