terça-feira, abril 26

Sorria, você está sendo lesada!



Fui passada pra trás de novo hoje, no supermercado. E o mais incrível - comprei quatro produtos, e paguei a mais em dois. Enganos acontecem, mas a frequência é tão grande que é impossível a gente não começar a achar que é má-fé mesmo. E os erros nos preços são sempre para mais...

Hoje, superapressada, entrei para comprar só umas coisas para uma saladinha no almoço. Como foram somente quatro coisinhas, me distraí no caixa, e como o valor foi muito baixo, paguei os R$8,60 sem prestar muita atenção. Só ao chegar em casa é que eu reparei que havia pago R$ 2.69 por um pé de alface que estava anunciado a R$ 1.29. Levei o comum e paguei pelo hidropônico. O pacotinho de moyiashi também estava com preço na prateleira de R$ 2.80 e me cobraram R$ 4,30

Percebi os erros quando cheguei em casa. O certo seria voltar e devolver, ou pedir pra corrigirem os valores e me devolverem o dinheiro cobrado a mais. Mas se eu fizesse isso, teria que almoçar na rua, o prejuízo seria maior. A gente não tem tempo, a gente vive correndo, e aí acaba deixando. E mesmo se eu tivesse percebido na hora, tinha uma fila de gente atrás de mim, gente que também tinha que voltar pro trabalho, que tinha que levar filho na escola, e que não gostaria nada de ter uma encrenqueira criando caso por causa de R$3.00. E aí a gente fica no dilema - aceita esses pequenos golpes pra não se aborrecer por pouca coisa ou vira a vaca mal comida do pedaço, a chata, a criadora de caso, a insuportável. Porque é assim que as coisas são, né. Hoje eu acabei deixando pra lá. Fiz meu almoço, comi, voltei pro trabalho e estou aqui repetindo para mim mesma que R$3.00 não fazem a menor diferença, não vão mudar minha vida nem pra melhor nem pra pior. Que não valeria mesmo o transtorno de voltar ao supermercado pra criar caso. Mas lá no fundo, eu me sinto uma derrotada. Uma fraca. Porque me deixei lesar. Porque alguém me passou pra trás. Porque sendo muito ou sendo pouco, esse dinheiro acabou ficando com para um conglomerado que precisa muito menos dele do que eu, e que deve fazer isso com milhares e milhares de pessoas por esse Brasil afora.

E assim, seja por cansaço, por burrice, por ingenuidade, por timidez, por vergonha, por distração, por preguiça, por desinformação, vamos sendo lesados todos os dias, várias vezes ao dia. Nâo é nada fácil a vida do consumidor nesse país, viu... nada fácil.

5 comentários:

Marie Clarté d'Or disse...

Te entendo perfeitamente Rose!!!

Lili Cheveux de Feu disse...

eu sou a vaca mal comida barraqueira dos infernos, muito prazer.
mas neste caso aí que tu relatou, depois de já chegar em casa e tudo e de ter sido um valor baixo, não voltaria ao supermercado para reclamar. no máximo fazer uma reclamação via web ou por telefone.
mas se tivesse visto ali na hora, fodam-se as pessoas atrás de mim na fila. são 3 reais, mas são MEUS 3 reais roubados, tem que brigar sim!

Rose Foncée disse...

Também acho, Lilibeth, também acho... mas na hora H, com os minutos contados, o celular gritando na bolsa, a agenda da tarde passando pela cabeça, ai... confesso que tem horas que eu deixo pra lá mesmo. Em compensação, passo o resto do dia me sentindo um lixo, uma idiota!

Lili Cheveux de Feu disse...

nesses casos então tu nem deveria comprar! deixe os produtos na esteira do caixa e vá embora com o seu dinheiro. um dia sem comer salada não vai te deixar menos saudável.
melhor que ficar se sentindo assim como tu se sente.

Rose Foncée disse...

É verdade, é verdade. Sabe que já fiz isso? Foi bom, viu.