sábado, abril 23

I betcha think I don't know nothin', but singin' the blues, oh, sister, have I got news for you...



A Cor Púrpura, de 1985, foi um dos filmes mais injustiçados da história do Oscar. Concorreu a 11 estatuetas e não levou nenhuma. À época, ainda muito jovenzinha, saí do cinema maravilhada, com a certeza de que tinha visto uma das melhores películas de todos os tempos; hoje, revendo o filme, os toques muito melodramáticos de Spielberg já me incomodam um pouco, e é perturbador não saber se esse incomodo se dá porque me tornei mais informada e mais crítica, ou se é porque o tempo me fez mais cínica, mais dura.

Mas o fato é que ainda é um grande filme e merecia pelo menos uns seis prêmios a que concorreu. Fotografia deslumbrante, trilha sonora antológica, um retrato pungente da opressão feminina no sul dos Estados Unidos, e atuações inesquecíveis de Whoopi Goldberg, Danny Glover, Margareth Avery e Oprah Winfrey.

O vídeo aí de cima traz um dos bons momentos do filme... um instante de cumplicidade, solidariedade reconhecimento e gratidão. Bela música para ouvir. Belo filme para ver ou rever.

3 comentários:

Saulo disse...

É, realmente o Spielberg é bastante exagerado. Apesar disso, a Cor Púrpura é um bom filme. Talvez o melhor dele.

Monica Peres disse...

Acho o filme uma pérola.
Os atores estão maravilhosos, pe exagerados mas eu acho que ele quis retratar o "exagero emocional" que é muito atribuido aos afro-descendentes na América.
Continuo achando um dos melhores filmes que vi.
E sou super fã do blog!
bj
Mônica Peres

Patricia Scarpin disse...

Recomendo fortemente o livro - se possível, no original. Lindíssimo e emociona como poucos.