quinta-feira, março 31

Ele pode não ter entendido a pergunta. Mas a gente entendeu muito bem a resposta.


Está rendendo a conversa em torno do deputado Jair Bolsonaro e da Preta Gil, não? Já vi o vídeo do CQC algumas vezes e confesso que até agora não consigo acreditar que alguém possa pensar como o deputado e muito menos que tenha coragem de verbalizar esse pensamento.

Preta Gil pergunta o que o deputado faria se um dos filhos dele se casasse ou namorasse com uma negra. A resposta foi que ele não iria discutir promiscuidade com ela. Que ele não corria esse risco porque os filhos dele tinham sido muito bem educados e não viveram em ambientes como lamentavelmente era o dela. Tentando se retratar depois, Bolsonaro saiu com outra barbaridade - disse que não entendeu direito a pergunta. Que entendeu “gay” quando ela disse “negra”. É o fim da picada, mas o fim mesmo!

O episódio serve para demonstrar o quão necessário é a aprovação da lei que criminaliza a homofobia. Preta Gil vai tentar processar Jair Bolsonaro por racismo, ou seja, não fosse a gratuita agressão à Preta absolutamente nada aconteceria porque o racismo já é punido legalmente mas a homofobia não. Com isso, uma parcela de nossa sociedade continua refém de mentes doentias, de gente que não tem o menor respeito às diferenças, de pessoas retrógradas, tacanhas e fascistóides.

Agora, o assustador nessa história é o fato de que o deputado foi eleito por uma parcela significativa dessa mesma sociedade. Não sei quantos votos são necessários para eleger alguém para a Câmara Federal, mas não deve ser pouca coisa. Os filhos de Bolsonaro, Flávio e Carlos, também foram eleitos para Deputado Estadual e Vereador no Rio de Janeiro, respectivamente, o que significa, sim, que o eleitorado da família é forte e fiel. Ao atacar com truculência negros, gays, artistas, a esquerda, Bolsonaro está fazendo aquilo que seu eleitorado espera dele. Pode parecer loucura, mas ele está representando muito bem quem o elegeu, expondo-se pela causa deles, submetendo-se a processos judiciais em nome daquilo em que acreditam seus eleitores. Muito parlamentar muito bem intencionado por aí não faria o mesmo pelos seus representados.

Confesso que nem sei direito o que pensar. Bolsonaro tem que ser punido sim, exemplarmente. Perda de mandato, multa, cadeia, tudo o que puder ser feito. Mas e aí? Ele é punido, mas isso não muda as pessoas que votaram nele. E ainda há o risco de se criar a figura de um injustiçado, um mártir. Tenho visto com muita frequência bobagens do tipo “Orgulho Hetero”, movimentos dos pobres homens brancos heterossexuais, que não tem direitos garantidos como as mulheres, os negros e os gays, movimento para criar o Dia Interncional do Homem, porque a Mulher tem o dela e os direitos tem que ser iguais, e outras bobagens do gênero. Parece bobagem, piadinha, mas no fundo, essas besteiras mostram que muita gente não acredita realmente na igualdade; engole porque precisa, porque não pega bem falar que lugar de mulher é no tanque, porque é feio falar que negro é inferior e que gay devia fazer tratamento pra se curar, mas lá no fundo é isso mesmo o que pensam. Pastores clamam que criminalizar a homofobia seria cercear a liberdade de expressão, e toda essa turba reacionária certamente irá reagir caso algo aconteça com seu porta-voz maior. Ter que aturar Jair Bolsonaro é dose, mas ter que aturar Jair Bolsonaro como vítima do sistema, como coitadinho, seria ainda pior. Como ponto positivo, a enorme repercussão do episódio nos mostra que outra grande parcela da sociedade está mais iluminada, e não admite mais esse tipo de conduta. Como bem disse o Artur Xexéu hoje de manhã, o deputado pode não ter entendido a pergunta da Preta Gil, mas a sociedade entendeu perfeitamente bem a sua resposta.

No fim das contas só nos resta desejar boa sorte à Preta na lide que ela agora tenta iniciar, torcer para que as cabeças de nossos eleitos e juízes se iluminem, nos conformar com o fato de que ainda temos um longo caminho a percorrer e, sempre, estarmos prontos para a briga, sabendo que para não levarmos desaforo pra casa, temos mesmo que matar um leão por dia. Todo dia.

Go Preta!

7 comentários:

Débora disse...

Fiquei pensando exatamente isso. Quem é que elege um imbecil desses????

O Barba :) disse...

"A Realidade do mundo, não é a realidade que vivemos..." Um professor meu citou esta frase quando eu ainda era estudante no segundo grau. E isto me faz pensar que definitivamente, quando acredito que "cota para negros" não faz sentido em dias de hoje, acabo percebendo que esta não é a realidade em que vivo, com que convivo. É a realidade de uma minoria que acredita que os tempos hoje são melhores.

Convivo também com muitos homossexuais que surtam quando se fala em homossexualismo, só permitem o termo homossexualidade. Convivo inclusive com homossexuais TERRIVELMENTE HOMOFÓBICOS, assim como Negros racistas.

Bem, se negros racistas existem, se gays homofóbicos existem, como querer julgar um Senhor, Militarista, Retrógrado, ultrapassado? E será que ele mesmo, Jair, acredita no que diz ou apenas faz um personagem para agradar uma fatia do mercado e ter sim seus votos?

Mas com tantos problemas mais óbvios neste país, corrupção, roubalheira, crimes e mais crimes do colarinho branco, desvio de verbas e tudo mais...

Vamos sim! Vamos sim dar atenção ao Sr. Jair, Preta Giil e suas incríveis peripécias e usar nosso sistema jurídico para causas tão nobres.

Certo de que o Sr. Jair e seus admiradores um dia morrerão, só posso mesmo depositar minhas esperanças na evolução de nossa sociedade... e que um dia... os jovens que os substituam, tenham uma realidade como as das minhas utopias.

Anônimo disse...

Nessas horas, eu fico muito p da vida porque sou cega, e não surda.

Bjos,

Katyblind.

marcelo disse...

Barba, você quis dizer então que não seria correto usar o nosso sistema jurídico para uma causa não tão nobre como corrupção, roubalheira, crimes e mais crimes do colarinho branco, desvio de verbas e etc? É isso?

O Barba :) disse...

Não foi isto, Celinho...
O que eu disse é que enquanto um monte de gente dá atenção a fatos como estes, personagens como estes e usa nosso sistema jurídico para resolver palhaçadas, assuntos muito mais importantes não aparecem na mídia e sequer possuem a atenção da população.

Vamos então dar atenção a Preta e a Jair que está na moda!

;)

Anônimo disse...

Nos calarmos frente a "Bolsonaro" é compactuarmos com "Hitler" da vida.

O Barba :) disse...

DEOS do Céu! Pobre do Hitler, viu?