segunda-feira, janeiro 3

Resposta ao "Eu amo Porto Alegre"

Como o blog é meu, eu posso me dar ao luxo de fazer um post resposta!!!

Meu problema com São Paulo, Brasília e talvez Rio de Janeiro é justamente o tamanho destas cidades. Muito difícil para quem não tenha nascido por lá realmente se adaptar às referências culturais do local.

Sei que Brasília é uma cidade de estrangeiros e que as "comunidades locais" acabam se apoiando, mas realmente é uma cidade de proporções continentais. Tudo acaba sendo muito longe.

Adoro Curitiba. Talvez seja meu segundo lugar no país. Não sou uma pessoa de praia.

Mas a respeito do que o barba disse: o fato de Porto Alegre ser uma "provincinha", vou parafrasear uma grande amiga minha Joelma, que defendeu com unhas e dentes uma vez que eu desdenhei o Rio. Eu disse que no Rio as pessoas são informais demais e isso é base de muitos dos problemas da cidade. O que ela me respondeu: O problema não é o Rio. O problema é quem você é!

Milhares de pessoas vivem nestas cidades e vivem muito bem. Você que não se adaptou à cultura local. Assim como eu não me adapto à cultura de São Paulo. E não há nada errado nisso. Há errado em dizer que uma cultura é melhor ou pior que a outra. Isso tem nome e se chama PRECONCEITO.

Não estou dando sermão em ninguém, mas antes de alguém dizer que um lugar é ruim, ou que não presta, pense antes que a cidade apenas não atende às suas necessidades. O que o Barba viu de diferente em Porto Alegre: "A Dita que me salvou" é justamente o que eu mais amo por lá: As pessoas são verdadeiramente hospitaleiras. Qualquer motivo é motivo para juntar os amigos, EM CASA, para um churrasquinho. E isso não acontece em nenhum outro lugar do país.

Em São Paulo acontece no Happy Hour do bar e no Rio acontece na praia. Em Curitiba em algum parque e em Maceió no forró. Mas dentro de casa, com a freqüência que o gaúcho abre a intimidade do seu lar, ninguém faz.

E isso sou eu. Adoro receber meus amigos em casa. Todos os que já vieram para Sampa sabem que meu desejo maior é cozinhar para o amigo. Para mim, um dos maiores atos de amor que alguém pode ter por alguém, é dedicar seu tempo e apenas cozinhar.

Como todo o respeito aos outros lugares do Brasil, para mim, Porto Alegre é o melhor lugar. Sem desmerecer nenhum outro. Sim, é uma cidade com milhares de defeitos, é pequena, é provinciana, faltam restaurantes, faltam bons empregos, falta crescimento, sobra arrogância. Mas, faz parte do que eu sou.

11 comentários:

marcelo disse...

O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

Falou e disse, Adê! Beijão pra ti, e feliz ano novo.

Anônimo disse...

Na bela Porto Alegre que faltam tantas coisas sobram "Adelaides" e isso faz toda diferença do mundo...
Feliz Ano Novo pra todo pessoal do blog.

Joelma Terto disse...

Eu sou feliz e privilegiada por ter escolhido um lugar que amo para viver. Eu sou feliz e privilegiada por poder viajar um monte e conhecer outros lugares que não são o que nasci e o que escolhi pra morar. E, pra mim, não tem nada melhor que viajar e conhecer lugares novos, ver outras pessoas, viver outras coisas. Adoro o diferente. Não consigo alcançar quando alguém diz que foi a um lugar e não gostou. Simplesmente, não consigo.

macelo disse...

Joelma, acho que existem dois tipos de "gostar". Tem a satisfação por conhecer o novo, e aí realmente eu acho que qualquer experiencia é valida, que todo lugar vale a pena. E tem o gostar gostar mesmo, da gente se identificar, de se sentir bem, da energia ter a mesma sintonia com a nossa... e nesse aspecto acho perfeitamente compreensível não gostar de algum lugar. Difícil pra mim é imaginar o contrário. Em sã consciencia acho que ninguem poderá gostar da... sei lá, Somália, por exemplo, embora deva ser uma experiencia fascinante conhece-la. Na verdade, acho que se a gente viaja e gosta de tudo, é porque não esteve realmente aberto a conhecer de verdade os lugares... assim como quem gosta realmente de todas as pessoas é porque de verdade só as conhece superficialmente. Acho eu.

Lili Cheveux de Feu disse...

"faltam restaurantes"... eu vivo para comer. pra mim não rola, mano.

Adelaide disse...

Filha, tu moras em Americana.

deve ter milhares de opções por aí, não?

Lili Cheveux de Feu disse...

e adivinha pq eu não gosto de americana, doméstica...

Adelaide disse...

hauhauahuahauh Beijos e feliz 2011!!!!!!!!!!!!!!

Saulo disse...

É isso que eu AMO em Brasília: não faltam restaurantes. Acho que a relação restaurante/hab é altíssima. O ruim disso é que eu não consigo emagrecer.

A ressalva que eu tenho a fazer em toda essa discussão é: visitar a cidade e morar nela são coisas completamente diferentes. Eu AMO ser turista no Rio. Acho que é a cidade brasileira onde eu mais gosto de passear. Mas, quando tentei morar lá, não consegui ficar mais do que dois meses. Eu surtei. Talvez o surto tenha sido porque eu não estava disposto a largar Brasília. Eu me mudei fisicamente, mas emocionalmente não.

Anônimo disse...

BARBA E DITA? NÃO ENTENDI ESTA LIGAÇÃO.

Lili Cheveux de Feu disse...

O Barba [meu namorado] esteve em Porto Alegre e almoçou com a Dita - que conheceu e com quem esteve em Sampa duas vezes, junto comigo, Anônimo.