quarta-feira, janeiro 5

Mais do Vini..



Com o texto do pai coruja:

Segue vídeo do Vinícius interpretando a canção "Pirata da perna de pau", composta por Braguinha:

Observem que o arranjo ousado é do próprio Vinícius: após uma introdução instrumental, o primeiro movimento (da canção, não do intérprete) apresenta uma influência do rock; após uma pausa marcante, o segundo movimento se mantém fiel ao arranjo original, se apresentando sob a forma de marcha carnavalesca (corroborada, aliás, pelo movimento-coreografia do intérprete).

A letra também sofreu (no bom sentido) adaptações bastante relevantes e apropriadas. Para quem não conhece ou não pôde compreender as palavras recitadas pelo intérprete, por diversos motivos, segue:

Eu sou o pirata da perna de pau ("pilata")
Do olho de vidro
Da cara de mau

Minha galera dos verdes mares não teme o tufão (este verso foi propositalmente omitido pelo intérprete, por considerá-lo pouco relevante - não temer o tufão - frente ao que será declarado a seguir - só ter "galotas")

Minha galera ("galelas")
Só tem garotas ("galotas")
Na guarnição
Por isso, se outro pirata
Tenta a abordagem, eu pego o facão
E grito do alto da popa:
"Opa! Homem não!"

P.S.: Imagino que muitos de vocês condenem a forma com que Vinícius interpreta os últimos versos - "Opa! Homem não!" é colocado de uma forma discreta, tímida, praticamente sussurrada, ao estilo do João Gilberto. Realmente, imagino que a intenção do compositor Braguinha era que esses versos fossem o ápice da canção, representando toda a indignação do pilata, digo, pirata. No entanto, nosso intérprete, desafiando o status quo, resolveu transferir o ápice para o início da canção. Isto ressalta a ousadia de sua personalidade artística ímpar - e só faz aumentar minha admiração por ele.

4 comentários:

Joelma Terto disse...

O que é essa criança, gente?
Ainda bem que Franco tá vindo, senão a Roberta ia sequestrar o Vini.

Adelaide disse...

Roberta já foi a babá dele...

Rose Foncée disse...

Djodjo, esse guri é a coisa mais amor do mundo!

Débora disse...

Fofura mil cruzes!!!!!!!