quarta-feira, outubro 27

A Saga das mães de primeira viagem.

Meus mamilos coçam desesperadamente. Segundo a dermatologista das estrelas, eles estão muito sensíveis ainda e precisam perder essa sensibilidade. Tô usando Masse, mas o povo e os sites de relacionamento mamãe/bebê mandam ficar 10 minutos com os seios no sol. Ocorre que se o guri abrir fissuras no meu peito, depois o cirurgião plástico conserta. Já se o sol abrir melasmas no meu rostinho, não tem o que resolva. Alguém conhece um método alternativo para deixar as areolas mamárias resistentes e cascudas?

34 comentários:

JMJr disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JMJr disse...

Por 10 minutos? Protetor solar forte na cara e um bom chapéu e põe os peito pra fora, sua pele não é mais sensível que a dele.

Depois a dramática é a Adelaide!

Rose Foncée disse...

Jayme, deixa eu desenhar: quem tem melasma pode pegar sol no dedo do pé que a macha aparece no rosto. Com protetor pra pele albina e a mancha tá lá, sempre lá te lembrando a velhice.

Roberto não tem melasma por que a mãe dele nunca deixou o guri exposto no sol, ao meio dia, na beira da praia.

lili cheveux de feu disse...

nao sabia que tu tinha isso aí, rose.

mas se tu passar protetor solar para pele albina nas tetas e pegar sol so nas tetas, dá zica tambem?

Anônimo disse...

Minha médica dizia que colocar luz artificial perto do peito também funciona. Não sei se há risco para você, também.
Outra coisa boa é esfregar o mamilo com a toalha, para criar mais resistência.

JMJr disse...

ahhhhhhhhh.... num sabia desse detalhe, sorry!

JMJr disse...

Me veio uma idéia aqui: manda fazer uma burca com dois buracos no lugar dos mamilos e sai linda a passear na Redenção!

XOXO

Rose Foncée disse...

Não gente, nada de sol e nada de luz artificial to. Preciso de uma opção alternativa.

Eu já passo bucha vegetal no banho e, ainda assim, eles estão muito macios. E coçando. Toda hora. No servício, inclusive.

Solineuzza disse...

Faz assim:

Abre a janela pela metade, assim na altura que tape a tua cara. Levanta a blusa e poe as teta na janela. Fica ali por 10 minuto depois fecha.

Pronto. Pega sol nas teta e nao pega sol na tua cara lisinha (sic).

Anônimo disse...

MASSÊ GESTANTE. Tentou essa pomada? Joguei no google e apareceu isso, fanlando bem.

Anônimo disse...

Olá,

Se utilizar protetores de mamilos de silicone para dar de mamar, os mamilos não gretam e ainda tem a vantagem de o bebé não estranhar o biberon depois.

Boa sorte.
Leonor

Ana Paula disse...

O único método que eu conheço é hidratar bastante. Pomada de lanolina pura ajuda antes e depois de o bebê começar a mamar. As fissuras do guri não deixam marcas (estrias deixam, mas o guri não intervém), mas podem doer. a lanolina alivia também. Eu não recorreria a silicone se der para suportar o início, que é o que custa mais. Depois a pele se protege, e depois de parar de amamentar normaliza. No stress. Conselho de 3ª viagem.

. disse...

Verdade, as rachaduras não deixam marcas não.
Sem querer desanimar, ó. Eu não tomei sol, mas usei Massê a gestação inteira e as porras dos bicos racharam lindamente, basicamente pq eu não sabia amamentar direito e o menino não pegava direito e eu tava perdida e cansada e não fui atrás do banco de leite pra me orientarem direito. Foi o ó do borogodó.
Mas agora animando: depois dos primeiros 40 dias ficou tudo beleuza. As rachaduras sararam, etc. Diz que o bico de silicone num é legal não.

Anônimo disse...

não use o bico de silicone não. foram eles q feriram meus mamilos, foi um horror. continue usando e bucha vegetal e tente usar uma pomada da linha mater skin, é tipo um gel, não fica cheiro e o bebe não estranha o gosto. dizem q bepantol tb é bom, mas não usei. se vc não puder pegar sol, paciência. e não coce nem a barriga nem os mamilos. a pele tá sensível e vc pode machucar e criar strias (na barriga, um horror). segura a onda e usa muito óleo. e boa sorte minha linda. não adianta dar conselho pq cada experiência é única e maravilhosa. vai dar tudo certo, vc vai ver. bjo de uma mãe de primeira viagem tb

Solineuzza disse...

O programa da Anamariabraga de hoje foi sobre isso.... o médico disse que não é pra usar bucha vegetal, nem casca de mamão ou banana.... recomendou sol.... ou, quando o nene ja estiver mamando, que depois de dar de mamar nao se deve secar o bico pq o leite que fica ali ajuda a cicatrizar.

O Barba :) disse...

Aaaah.. nao li tudo entao nao sei se jah falaram. Pegar sol eh sem duvida a melhor opção para manter a pele saudavel. E para QUEM NAO PODE PEGAR SOL e nem LUZ ARTIFICIAL, existem umas almofadinhas (NAO SÂO BOLÕES NAO), são fininhas, que emitem luz infravermelha e ajudam inclusive na saude das glandulas mamarias. É bem legal.

Mas Rose, não consegui eh entender uma coisa que precisa ser observada. A irritação eh proveniente de ressecamento, ou de excesso de umidade? As vezes a pomada mesmo não estah sendo a boa, ou a esponja vejetal jah estah causando uma esfoliação precoce.

Guga disse...

Bronzeamento artificial?

Andrea Nunes disse...

Rose, pitaco de mãe recente...

olha só, na primeira gravidez não fiz nada, rachou o bico do seio direito. Na segunda usei bucha, peguei sol e usei pomadinha antes, rachou também, o mesmo seio direito. Minha experiência é: não adianta nada.
Não vou te mentir, os primeiros dias são dureza, eu cheguei a amamentar com lágrimas nos olhos de dor, mas em menos de dez dias e com uso de uma BOA pomada (no meu caso Lanidrat) e conchas de amamentação que SÃO TUDO NA VIDA DA MÃE QUE AMAMENTA, (elas evitam o atrito do sutian no seio) tudo passou, hoje amamento bem feliz e sem dor nenhuma.

bj

Frô disse...

Bom,sigo suas postagens pelo google reader e esta me fez vir ao seu site para deixar um recado de apoio talvez.

Não sou mãe de forma nenhuma mas sou tia em várias esferas e acompanhei bem de perto algumas amamentações um pouco complicadas como a da minha irmã.

Seguindo a regra dos primeiros 40 dias, que já foi citada anteriormente, as rachaduras podem sim aparecer e não deixam marcas não. Uma opção para o sol é pegar um sol de 5h da manhã que não afeta muito o seu sistema e este sim que é o saudável, a única coisa horrível é levantar pra botar os peitos no sol essa hora mesmo.

Outra dica excelente é a consulta no banco de leite para ver se o bebê está executando a pega certa na mama da mãe, pois a pega errada é que gera na grande maioria dos casos as rachaduras e aumenta o período de hipersensibilidade.

PS: não é indicado usar a concha de amamentação o tempo todo pois ela deixa húmida a área e pode causar fungos, coisa que você não há de querer também, neste caso é interessante por fralda de algodão mesmo.

Bom, te desejo uma linda jornada! como já disseram, cada jornada é única e mágica sucesso nessa trilha!

Marie Clarté d'Or disse...

Boa sorte!!! Deve doer demais!

lili cheveux de feu disse...

quanto mais eu leio vocês, mais eu afirmo a minha vontade de retirar meu útero.
uiiiiiii....

Saulo disse...

quanto mais eu leio vocês, mais eu afirmo a minha vontade de retirar meu útero. [2]

Anônimo disse...

Olá...quero compartilhar a técnica que usei na gestação do meu segundo filho e que foi infalível.

Durante praticamente toda a gravidez eu usei uma buchinha (esponjinha) no banho, esfregando os mamilos. No começo dói e arde, mas com o tempo a pele vai ficando resistente.

Quando nascer e for amamentar lembre de SEMPRE lavar os mamilos com água fervida, antes e depois da amamentação. O ácido da saliva do bebê e o ácido do leite é que fazem rachar.

Eu usei também uma pomadinha a base de calêndula feita em farmácia de manipulação.

Não tive uma sequer rachadura. Nunca doeu ou ardeu.

beijinhos.

Anônimo disse...

Que trabalho que dá, não é? E ainda nem nasceu...

Guga disse...

Vim contribuir com uma idéia genial: OUTSOURSING!! Bota a madrinha pra amamentar o piá! Solineuzza tá aí pra quê? Acha que vai ser madrinha de graça? Não basta ser madrinha, tem que participar. E leite de nega é mais grosso e mais nutritivo.

Só pede pra ela não fumar enqto o menino estiver no peito dela.

JMJr disse...

Eu concordo com o Guga. Faz outsourcing!

E além disso claro que as outras madames Lili e Marie e mais as tias DjoDjo e Hel podem muito bem se prestar ao papel de amas-de-leite!

Eu colocaria a Adelaide no bolo, mas não sei não se não vai fazer mal para o garoto, melhor não!

Falando sério Rose, você já tinha belos seios antes de engravidar, agora então devem estar ma-ra-vi-lho-sos! Definitivamente não convém arriscar! Bota essa mulherada pra trabalhar!

XOXO

JMJr disse...

Ah, e o mordomo pra dar banho e trocar fraldas, claro!

O Mordomo disse...

Naturalmente, mr JMJr.

Inclusive tenho bastante interesse em adquirir experiência nessa área.

Lili Cheveux de Feu disse...

djêêimes! se um dia você encontrar algum bebê chupando o meu peito, pode me mandar prender por pedofilia.

eu tenho calafriiiiiiiiiiiios [é sério! não é frescura] só de imaginar leite saindo do meu peito. não gosto nem de falar. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

Thaís Gouvêa disse...

Rose, quando meu irmão nasceu, o pediatra explicou que não se deve passar sabonete no bico do peito e que realmente vc deve pegar o sol para ele criar resistência e ainda explicou que é por isso q as índias tem zilhões de bebês e os bicos não racham!
Passa bloqueador no rosto e deixa as peitcholas no sol!rs
Não existe outro método e nunca tive filhos, mas todas as mães (inclusive a minha) dizem q a parte do peito fissurado é a pior! Então desencana do sol e manda ver!

Rose Foncée disse...

Queridos, obrigada pelas dicas.

Já estou usando massê, como foi escrito no post. Falta bastante pro gurir nascer, então eles não estão rachados, nem doloridos. Estão coçando. Só.

A médica (gineco) disse que coçam por que estão muito hidratados (sim, muito creme para prevenir estrias) e tem que secar a pele (ficar cascuda). Daí receitou sol.

A outra médica (dermato) já avisou que, como eu tenho melasma, não adinta tapar a cara e colocar qualquer outra parte do corpo no sol. A mancha vai pro rosto e pronto. Com filtro ou sem filtro.

Não, eu NÃO VOU PRO SOL E PRONTO. Se rachar, paciência. A idéia era ver se alguém sábia algum método alternativo. Pesquisarei a luz vermelha do Barba!

E vou correndo ao banco de leite. Aqui na UFRGS eles desenvolveram um método muito massa onde analisam o tipo de leite (tem mais gorduroso, mais vitaminico, etc) e doam exatamente o que cada bebê precisa (se for pra ganhar peso, leva o gorduroso e assim por diante). Tô louca pra ver!

Lili Cheveux de Feu disse...

rose, neste link [http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/problemas-e-solucoes/rachados-ou-sangrando/] dentre outras coisas, encontrei a seguinte info: "Faça um banho de sol ou de luz na região. Expor os seios durante 15 minutos à luz do sol (ou a uma lâmpada incandescente de 40 watts a uma distância de 40 cm) ajuda na cicatrização."

Sírley disse...

A boa e velha bucha natural foi o que me salvou... recomendo. Na hora do banho, esfregar com força como se não houvesse amanhã...

Anônimo disse...

Compressas chá preto, bem forte e de uma boa marca, conselho de mãe de terceira viagem... Funciona super bem meus mamilos racharam na primeira amamentação, as outras foram tranquilas...
Se a Vaca Jersey estivesse nesse mindo ainda tava resolvido né mess?