terça-feira, setembro 21

A festa da uva!!!

Serra promete 13º no Bolsa Família, por que, né?, cada um tem opinião própria: Plínio quer excluir o programa, Marina quer dar continuidade, Serra quer comprar votos...

*

Em Macapá, fazem festa para políticos saidos da cadeia.

*

Uma projeção não oficial feita pelo Ibope estima que Tiririca terá ao menos 1 milhão de votos.

*

Câmara dos deputados pode ter bancada recorde de "deputados-celebridades"

27 comentários:

O Mordomo disse...

Pra mim é revoltante. Me sinto subestimado, desrespeitado com candidaturas de pessoas tão despreparadas. COMO PODE O TSE ACEITAR TAIS CANDIDATURAS E SIMPLESMENTE DEIXAR A ESCOLHA NA MÃO DO POVO?!?!?
Democracia é bom, mas precisa ser exercida de maneira responsável. Deixar que candidatos sem o mínimo preparo se candidatem, é o fim.
Me dá até um nó na garganta, só de imaginar.

O Mordomo disse...

Porque pra chegar na posição de mordomo, eu já lavei muita privada e catei muita sujeira de cachorro, investi em capacitação, me sujeitei a salários baixos e atividades chatas só pra ganhar experiência. Mas um total despreparado pode se propor a ser legislador sem o menor problema e todo mundo acha que ele tem todo o direito de fazer isso. Na minha opinião, não tem.

Desculpe.

Fêmea disse...

E a gente continua com o nariz de palhaço, amor!

Solineuzza disse...

Acho que esqueceste de colocar que os aliados de Dilma participam de tráfico de influência na casa civil e quebras irregulares de sigilo fiscal.

Anônimo disse...

Eu tenho verdadeiro horror dessa onda vermelha, estou concordando com quando falam que o PT virou religião nesse país.
Essa gente pobre, ignorante, analfabetos de tudo o que é tipo vão eleger essa corja odiosa, se venderam por um prato de comida e uma casinha dois cômodos e esse maldito bolsa lixo que recebem.
Estão todos na mesma panela gente imunda.

O Mordomo disse...

Acho muito mais imundo, ignorante e analfabeto os que, assim como você, pensam que os pobres é que são responsáveis pela manutenção do PT no goveno. Tá assim ó, de gente "bem de vida" que está com o time de vermelho por interesses tão inadmissíveis quanto um prato de comida ou uma casinha de dois cômodos.
Só que, é lógico, você deve estar tão ocupado lendo sua revistinha de fofocas que não consegue se dar conta do que acontece no mundo real. Judiação.

Anônimo disse...

Eu acho que você deveria se informar melhor, 80% de aprovação desse governo imundo vem de toda a populaçao brasileira e os votos que elegem esses vagabundos vem daí.
Mas pelo jeito você dever ser um mordominho babaca que compactua com mensalão, Erenice Guerra e MST ou no mínimo conseguiu entrar pra uma pseudo-faculdadezinha de quinta aí idolatras Lula e CIA se achando o dono da verdade.

O Mordomo disse...

uahauhauhaauha tá bem, tá bem...

Mas olha, pra vc ver como eu sou velho, quando eu me formei, o Lula tinha acabado de se eleger pela primeira vez [a long time ago].

E chega de "discussão", né? Afinal o babaquinha aqui tá indo ali cumprimentar pessoalmente o vice do candidato que, presumo, ganhará o seu voto.

Arabiane disse...

tenho mestrado, ganho mais de 30 salários mínimos por mês, falo três id-iomas, viajo nas férias, já li tudo o que os intelectuais acham que um ser precisa ler, começando por proust, e voto no pt. bem faceira.

Saulo disse...

Bom, e se os mais desprovidos tiverem mesmo votando em um partido cujo governo possibilitou que eles tivessem um aumento de renda ou condições de habitação um pouco mais dignas? Qual o problema nisso? É muito fácil para as pessoas de classe média julgar esse tipo de comportamento, né?

Longe de mim ser a favor de todo esse problema ético. Mas, é muito engraçado que esse escândalo da Erenice tenha emergido faltando menos de 1 mês para a eleição, né? Se a oposição tivesse tão interessada com o país, ela teria divulgado isso antes, e não na véspera das eleições, né?

Saulo disse...

Pois, eu sou mestre em economia. Ganho um ótimo salário, ao ponto de não querer mudar de carreira tão cedo. Falo 4 idiomas. Estou viajando para Paris no ano que vem. E vou votar no PT bem faceiro tbm!

Saulo disse...

Ops, estou viajando para Paris no mês que vem. rs

Adelaide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adelaide disse...

Ai eu já votei no PT. Mas evoluí.

Fazer o quê.

e se dependesse de mim, eu viajaria para bem longe desta corja.

Mas acho interessante a colocação da Lili. Se o Serra der 13 na bolsa família é compra de voto? E os outros 12, são o quê?

Anônimo disse...

eu voto na Adelaide.

Helena

marcelo disse...

Não existe, hoje, no Brasil, partido político que não esteja contaminado pela corrupção. Particularmente eu prefiro um partido que seja atrapalhado com relação a isso a ponto de ter suas maracutaias estampadas nos jornais. Melhor isso do que os habilidosos que sabem roubar e traficar influência de maneira mais eficiente a ponto de ninguém ficar sabendo. O problema com o PT acho que vem um pouco da nossa herança cultural de senzala, da nossa síndrome de vira lata. Saber que um letrado rouba parece que nos choca menos do que saber que uma uma Erenice qualquer rouba. Ver Lerner, FHC e Cia.Ltda. se fartando com dinheiro público de negociatas de privatização não nos afronta tanto, talvez porque no nosso inconsciente, eles, tão brancos, tão finos, tão elegantes, teriam um certo direito a isso. Mas uma quase mulata, com sua origem humilde estampada na cara, deselegante, mal ajambrada, com gestos rudes, fazer a mesma coisa, isso a gente não perdoa, né. Nos sentimos afrontados. E aí, enchemos a boca pra falar - CORJA! IMUNDOS! porque no fundo a gente quase que espera e torce por isso! Não dá pra proclamar que lá no fundo a gente não aceita bem o populacho no poder, soa mal, soa ignorancia. Então, quando esse populacho escorrega é a nossa chance de extravasar tudo o que a gente realmente sente. Bando de hipócritas, isso é o que somos.

Adelaide disse...

Marcelo,

To nem aí para Erenice. Nem aí.

Eu sou a favor da meritocracia. sempre fui. Sou contra a dar tudo de mão beijadas. E sou particularmente uma pessoa que faz a Regina Duarte quando pensa que distribuir o bolo, sem aumentá-lo ou dar condições para que ele aumente, é uma prática suicida a médio prazo. Qual a diferença entre eu dar esmola no sinal e eu dar uma bolsa família? Alguém me explica qual a diferença?

Quando a fonte secar, de onde sairá mais? Aumento de impostos? Aumento de juros?

Acho linda a política de distribuir. LINDA. Mas e amanhã? Isso que me incomoda.

Enquanto o discurso fica na bolsa pra lá, imposto aqui, onde estão as verdadeiras iniciativas de crescimento do país? E nem venham me falar de incentivo ao agricultor, porque agricultura e extrativismo sustenta um país, mas não desenvolve.

Ahhh, mas tem o PAC. Hummmm, pública e notória piada, não?

marcelo disse...

Adê,

Esse é o tipo de discussão legal. Saudável. Que realmente faz com que a gente reflita, debata. Esses termos, esses assuntos é que deveriam ser debatidos numa campanha política e também pelos cidadãos, pelas pessoas que tem o privilégio de viver em um regime democrático.
O que me incomoda são ataques sem sentido. É gente que desqualifica quem pensa diferente, como fez o anônimo aí de cima (eu e minha implicância com o anonimato, né), é o uso de palavras de baixo calão, de agressividade, etc. E é nessas horas, em que as pessoas não consguem expor suas idéias (talvez por que não as tenham) que eu vejo a raiva contida, o preconceito embutido na verborragia, etc.

No mais, que bom que vc voltou, nêga! Foi bom o passeio lá pras terras de dona CrisKa?

xoxo

Saulo disse...

Adelaide,

O Bolsa Família não se resume a transferir renda. O alívio imediato da pobreza é só um dos 3 principais eixos do programa. Além dele, o programa busca atacar a questão educacional, por meio do cumprimento de condicionalidade relacionada a educação, e atacar a questão da saúde, também por meio de condicionalidades. O cadastro único do Bolsa Família acaba sendo um instrumento muito eficaz de monitorar a situação das famílias menos favorecidas quanto às questões de saúde, educação e trabalho infantil, e, por isso, acaba facilitando a atuação dos CRAS e dos CREAS.

Além disso, a terceira fase do programa, que é a de inclusão produtiva, já está em fase de desenvolvimento. Existem já casos de sucesso nessa questão, pelo que eu conversei com a ex Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

Se você pegar alguns estudos desenvolvidos pelo IPEA ou pelo Marcelo Nery, da FGV-RJ, você vai ver que o programa tem tido sucesso em quebrar o ciclo intergeracional da pobreza.

Resumindo, o PBF é muito mais do que uma simples transferência de renda. ;)

Adelaide disse...

Saulinho...

Há muitos estudos de órgãos nào governamentais que falam exatamente o contrário.

O brasileiro é rei na arte de burlar os sistema...não é de hoje que as bolsas educação acabam para pessoas sem filhos matriculados.

Bolsa família deveria ser que nem seguro desemprego. Um incentico com momento certo apra acabar. Se houvesse este gatilho, eu já ficaria muito satisfeita.

Como eu disse, em teoria a idéia é LINDA. mas na prática, não é.

O endividamento da previdência, muito às custas das bolsas auxílio, triplicou nos últimos 10 anos. Só que isso tem um limite...de onde irá sair o dinheiro depois disso. Essa é a minha pegunta.

Adelaide disse...

Ou a mesma pergunta que eu fiz a Dona Lili. Por que se o Serra der décimo terceiro sobre a bolsa família é compra de votos, as outras doze parcelas não são????

Eu votei muito, mas muito no PT. Sou uma pessoa totalmente desiludida com o rumo econômico que o RS, um dos maiores redutos do PT tomou nos últimos anos.

Já foi um estado de inovação e ponta. Hoje é um palco combalido, sem investimentos, sem perspectivas e com cada vez menor relevância na econômia do país...e isso não foi só nos útimos 4 anos nào. Antes que venham me dizer quea culpa (só) é da Yeda.

Adelaide disse...

Marcelo,

A Viagem foi ótima. O Sul da Argentina é um espetáculo. Espetáculo.

Milhares de fotos no FB nos próximos dias...

Saulo disse...

Adelaide,

Eu entendo seu questionamento, em relação ao PAC. Eu sou o maior crítico da política atual do Banco Central. Mas, o PBF introduziu um novo paradigma para as políticas sociais. Não é a toa que ela é referência mundial.

Acho que devemos saber separar políticas de Estado de políticas de governo. O PBF é uma política de Estado, que vai existir independente do PT estar na presidência ou não. É uma política que tem dado certo, que é muito mais do que transferência de renda.

Estudando um pouco de administração pública brasileira, você vai ver que nunca houve nada parecido com o cadastro único. Existem várias comunidades no Brasil onde as famílias que eram beneficiadas pelo Bolsa Família já estão caminhando com as pernas próprias.

O benefício tem hora para acabar sim: a hora em que as famílias conseguirem se inserir de forma digna no mercado de trabalho. Algumas já estão conseguindo.

O impacto pode ser negativo sobre o orçamento da seguridade social, mas ele é positivo sobre o consumo, o que gera efeitos multiplicadores sobre a renda. Além disso, o problema do déficit no orçamento da seguridade social é mais antigo que o PBF e não vai se resolver com a sua extinção. O problema principal nunca foi os benefícios do Bolsa Família.

Ah, e convenhamos que um déficit fiscal para financiar uma política que, indiretamente, tem caráter anti-cíclico é mais que justo.

Adelaide disse...

Deficit fiscal para financiar...opa...nem vou continuar mais nisso.

Saõ visões radicalmente opostas.

Saulo disse...

Eu sou keynesiano fundamentalista. ;)

O Mordomo disse...

Viu como espremendo até que sai algo útil da boca da vocês?

Desculpe.

[esse tipo de diálogo me deixa tão feliz com vocês... gente pensante e civilizada. obrigado.]

lili cheveux de feu disse...

adelaide, se tu acha que o programa é um furo, ainda vai votar no cara que vai enfiar mais uma parcela para pagamento dessa bagunça?

*

não vou discutir política com vocês pq não entendo nem 1/3 das coisas que voces dizem. hahaha. tô fora. só gosto é do circo.
mas só respondendo a pergunta: "Se o Serra der 13 na bolsa família é compra de voto? E os outros 12, são o quê?"
eu acho que os outros 12 não são é nada. o negócio já existe e está funcionando.
as candidatas que hoje prometem manter ou melhorar o projeto estão na compra de votos? então acho que dá para chamar a proposta do serra de início do leilão. daqui a pouco vai aparecer nego prometendo pagar férias e adicional noturno no bolsa família.