quinta-feira, agosto 12

Sonhos

No dia dos pais recebi da Ana Roberta um twitt que dizia mais ou menos algo do tipo:

"Somos muito mais reflexo do pais que achamos que tivemos, do que do que efetivamente tivemos".

Pensei muito sobre meu pai e o que a Ana Roberta tentou dizer. Afinal foi dia dos pais no domingo e o meu se foi já faz 19 anos. Essa noite, um pai morreu no meu sonho. E suas duas filhas. Minha próxima sessão é só na segunda.

Serão loooongos dias até lá.

13 comentários:

JMJr disse...

Adelaidinha amour de ma vie,

Pra que esperar? Você tem sessões em crédito, lembra-se? Tenho certeza que seu analista ficará em extasiado de atendê-la numa janela de seua agenda como por exemplo amanhã depois da aula...

XOXO

P. S. Yes, I love you

Adelaide disse...

OK.

Amanhã as 23:00.

marcelo disse...

Adê, mesmo que nossos pais já tenham falecido, muitas vezes a gente não os "mata" dentro da gente. Na infância, na juventude, é essencial que tenhamos os pais imaginários, os que pensamos que temos, os idealizados; mas, depois de adultos acho que é fundamental matar esse pais para que a gente possa aceitar as pessoas que eles realmente são. Cheios de dúvidas, de problemas, de defeitos, carregando seus erros, suas culpas, seus medos. É um paradoxo, mas, despindo-os do nosso idealismo, eles se tornam pessoas tão melhores, mas tão melhores. Porque a gente olha pra trás e vê que a travessia deles foi muito mais difícil do que nos parecia antes. Que o que somos também é fruto dos seus erros e das suas omissões. E com isso, como bem diz o Mário Quintana, a gente se sente perdoado pra sempre, sem nem saber de quê. Pra sermos verdadeiramente livres e felizes acho que é fundamental matar os pais que achamos que tivemos. Mesmo que eles já estejam mortos há muito tempo.

Solineuzza disse...

ORGULHO

Ana Roberta disse...

concordo com o moço Marcelo aí em cima.
ah... a frase é da Diana Corso, psicanalista aqui de Porto Alegre.
já, ligue djá pra seu/sua analista. eles amam quando a gente pede sessões extras, são sempre as mais produtivas. :)

Arabiane disse...

Sem saber quem eram as crianças e o pai do sonho, não posso ajudar. Sorry!

E pára de contar o sonho pra quem só pode fazer interpretação selvagem, mas escreve pra ti não esqueceres. O melhor insigth aparece na caminha do tio das idéias.

Adelaide disse...

Arabiane,

Meu sonho foi muito, mas muito claro para mim.

Não contaria se não tivesse 100% de certeza do que eu sonhei.

A Introução da frase da Ana foi só para ilustrar o assunto

Saulo disse...

De quem são os comentários selvagens? E por que "selvagens"?

Arabiane disse...

São todos que não são o médico-da-cabeça da Adelaide. Absolutamente todo o mundo, eu você e a torcida gloriosa colorada. O são chamados de selvagens pelos psicanalistas por que são supostas análises partindo de premissas incompletas e/ou falhas. Desenhando, todo mundo adora meter a colher na vida dos outros, mas ninguém salvo a pessoa em questão e seu psicanalista tem legitimidade no que fala.

Hellen disse...

Cruzes...

Saulo disse...

Rose,

Às vezes eu me pergunto se, de fato, o psicanalista tem legitimidade no que fala. Aliás, esse tipo de questionamento está me levando a crise entre eu e meu psicólogo.

Lili Cheveux de Feu disse...

toma veneno de rato que passa.

Ana Roberta disse...

sim, Arabiane, concordo sobre o "selvagem"... mas isso não exclui nada do que se falou/questionou/interpretou (ainda que de forma selvagem).
.
a legitimidade fica no que se sente (e palavra nenhuma, por vezes, é capaz de alcançar). mas todos tentamos dar nome, não é mesmo?
.
;)