terça-feira, julho 6

Quando a água bate na bunda, a vaca levanta e se põe a andar.

Gentes, como é que devemos lavar verduras e legumes para poder se atirar a comê-los crus sem desespero? Só água ou tem que jogar vinagre? Tem que deixar de molho?
*
*
Sério, não é pra rir. A Lili bem sabe que eu era uma pessoa que só comprava frutas já cortadas e embaladas. E só comia verduras em grande quantidade da rua.
*
*
Claro que essa função toda de ser obrigada a comprar legumes e verduras para comer em casa tem um nome. Endocrinologista.
*
*
Poucas coisa na vida me fazem mudar de hábito. Sáude, estética, saúde, estética.

15 comentários:

JMJr disse...

Rose,

Na seção de verduras do supermercado você encontra Hidrosteril, especialmente para isso. É baratinho, dura um monte e resolve, na embalagem tem instruções.

XOXO

P. S. Palavra verificadora shnistro

Anônimo disse...

na falta do hidrosteril ( q nada mais é q cloro ativo puro,rs):
a cada litro de água, deixe frutas e verduras de molho meia horinha em vinagre (depois de lavados em agua. eu ainda lavo com buchinha e detergente as frutas). após, se ainda estiver muiiiito desconfiada (eu fico..rs) deixe mais uns 15 minutinhos de molho com uma colher bem cheia de bicarbonato de sódio.
tem dias q eu taco tudo direto de molho uma colher de k-boa (cloro..rs) em um litro de água.
depois passo horas q eu poderia estar roubando enxaguando tudo..rs
joceli.

Rose Foncée disse...

Joceli, tu salvou meu dia! Veja bem, é tudo uma trabalhaeira. Até pra comer alface a setrumana tem trabalho. E aí a gorda aqui fica pensando, se é pra perder esse tempão, melhor fazer um risoto de vez...

E eu nem sabia que existiam já "soluções" para lavagem de verduras.

Lili vai me bater.

Vou adorar.

Marie Clarté d'Or disse...

Eu uso água sanitária! É uma chatice na hora de lavar mas funciona. Outra coisa muuuuuuuuito boa: aqueles aparelhos de secar verduras! Boooooooom demais da conta

Rose Foncée disse...

Como assim aparelho? Tipo uma máquina?

Anônimo disse...

água sanitária=cloro ativo=k-boa (em rocês). esses aparelhos de secar as folhas são otimos (umas bacias plasticas com um filtro vazado e uma alavanca q gira as hélicas, produzindo velocidade para secar com o vento ...quase uma coisa assim leonardo da vinci em materia de invenção)..mas eu já adianto o pacote todo lavando pela ultima vez com água filtrada.
bjs,meninas.

marcelo disse...

Rose, negócio é o seguinte: eu sou do interior, e a vida inteira comi verduras bem lavadas com água e um pouco de vinagre. Básicamente, eu faço de duas formas: a primeira, compro verduras, guardo sem lavar e conforme vou usando, vou lavando só a quantidade certa. No caso de verduras de folha elas duram mais guardadas, ficam mais tempo com aparência de fresquinhas. Como são só alguns itens por vez não dá trabalho, a gente lava rapidinho. Outra forma é lavar tudo de uma vez só, na hora que chega do verdurão. Dá um pouco de trabalho, mas é uma vez só e vc fica com tudo lavadinho por uns dias. Nesse caso, eu encho a pia de água, coloco vinagre e mergulho todas as verduras lá dentro, deixo uns minutinhos, e aí enxaguo, seco e guardo. Pra secar, a tal da maquininha que já falaram aí em cima. Aproveito e já desfolho os pés de alface, já guardo tudo preparado. Tem uma vantagem extra que é não dar preguiça de comer verduras e legumes. Quando a gente faz assim, é só abrir a geladeira, montar a salada e comer. Uma boa prática é, se vc tem uma quantidade razoável de verduras, forrar o fundo de caixas plásticas com toalhas de papel antes de colocar as verduras. E de vez em quando, troque as toalhas de papel por outras secas. Elas absorvem a umidade e preservam melhor as folhas. Ou então, se vc for guardar em recipiente redondo, coloque um pires ou pratinho emborcado no fundo, antes das verduras... alguma umidade, vai se acumular embaixo do pratinho, sem contato com as verduras. Acredite, o seu grande problema com frutas, verduras e legumes, vai ser a umidade. Guardar verdura molhada é saber que duas horas depois elas estarão imprestáveis.

Marie Clarté d'Or disse...

Marcelo, te amo para todo o sempre!!! Você é demais!

Rose Foncée disse...

Mas Marcelo, depois as pessoas vegetarianas e afins não nos entendendem (nós, o povo da milonga). É só salgar a pecuária e jogar na brasa que tá feito o carreto. Olha a trabalheira que eu vou ter pra comer salada sem pegar vermes!

Anônimo disse...

ah, na boa? tres vezes por ano uma boa dose de annita resolve. o resto a gente se joga no cloro ativo, que alem de tudo,aidna deixa as nossas unhas brancas como a consciencia de anjo.
(eu faço igual o marcelo, só coloco um pano de prato para absorver a água dentro da vasilha).
joceli

Lili Cheveux de Feu disse...

em casa a gente usa ÁGUA.
*
*
estou chocada com "aparelho de secar verduras"
*
*
eu. EU. eu, que cozinho quase nunca [cozinhei hoje], lavo meus tomates com detergente. o barba quem ensinou. o barba é cozinheiro.
ele também me ensinou a tirar as sementes do tomate para não ter apendicite. mas isso eu não faço.
*
*
não vou te bater não rose [pode chorar, buá] pq eu tambem descobri essas soluções recentemente. agora, que tu merece apanhar por comprar mamão descascado e picado, isso tu merece.

Lili Cheveux de Feu disse...

em tempo:

SOLUÇÃO DE VINAGRE
A receita diz que é preciso colocar duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Daí, é só deixar as verduras e as frutas mergulhadas neste preparado por 30 minutos. Se existirem larvas vivas, o vinagre não vai matá-las, mas faz com que se soltem das folhas. Então, é preciso passar novamente em água corrente para eliminá-las da salada.

SOLUÇÃO DE ÁGUA SANITÁRIA
Também chamada de solução clorada ou de hipoclorito de sódio, é só colocar uma colher de sopa para um litro de água e deixar os alimentos por 15 minutos para eliminar larvas e bactérias. Depois, é lavar em água corrente. Para quem ainda fica com receio do cheiro do produto de limpeza, é só colocar os vegetais em uma solução de vinagre.

SOLUÇÃO COM HIDROSTERIL
Vendido em supermercados, farmácias e até feiras livres, é um preparado com hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados que ajuda a higienizar os alimentos, eliminando larvas e bactérias. E o recomendado é colocar duas gotas do produto em meio litro de água e deixar por 15 minutos. Em seguida, é preciso lavar os alimentos em água corrente.

marcelo disse...

Lili, na boa. Eu pego o frasco de vinagre dou umas três borrifadas na água e pronto. Com uns cinco, dez minutinhos eu já dou uma enxaguada. Se a gente começa a medir demais, contar tempo demais (pelo menos no meu caso), começa a complicar a coisa e o resultado é que acabo ficando com preguiça e paro de comer verduras em casa.

Rose, é verdade. A coisa mais fácil e prática do mundo é preparar carne mesmo. Muito mais rápido e fácil fazer uma carninha com arroz ou batatas do que preparar uma salada. Ninguém acredita, mas é a pura verdade. Agora, ó. Relaxa, viu. Lave normalmente, cuidados básicos, normais, que não é tããããããããão comum assim pegar vermes comendo verdura não.

Anônimo disse...

Não quero dar uma de sabida, mas já passou diversas vezes em reportagens na televisão que a única coisa que LIMPA os vegetais é o HIDROSTERIL. Vinagre não mata os micróbios, só faz soltar as. Passar a bucha da louça nos vegetais é um tiro no pé, pois a mesma é cheia de bactérias. E ao invés de colocar as verduras na pia, compre uma bacia e separe ela só pra isso, pois as pia é cheia de bactérias tb. Bjus.

Solineuzza disse...

Faz assim: mistura numa bacia hidrosteril + agua sanitaria + vinagre + bicarbonato. Deixa de molho por 8 horas. Depois lava com água e sabão de coco. Depois aferventa tudo. Daí põe no sol pra quarar. Depois põe na máquina e seca na sombra. Repita a operação. Simples.