terça-feira, julho 20

eu estava para escrever um post sobre como vejo, entre outras coisas, o egoísmo e a falta de respeito contra qualquer ser vivo, serem muito potencializados num serzinho humano dirigindo um automóvel.

andar de carro me faz sentir mais dor e pena pela racinha humana.

por que todo mundo quer dar um jeitinho de se mostrar mais esperto que o cara do lado e acha ok passar no sinal vermelho para ganhar uns segundinhos na vida, mesmo que com isso atrase nuns segundinhos a vida de um bacaca que está com o sinal verde brilhando na cara, mas tem que esperar o umbigo do universo passar.

tudo bem também achar uma brecha e ultrapassar uma fila única de carros, onde está TODO MUNDO aguardando o momento de engatar a primeira marcha e seguir exatamente para a mesma direção que você quer ir.

e se um pedestre estiver passando na minha frente quando o sinal dos carros ficar verde, que mal existe em acelerar em cima da pessoa, nem que seja só para assustar? ela tem que andar mais rápido, já que certamente o vizinho de fila vai conseguir arrancar o carro antes de mim e eu vou ficar para trás. e eu NÃO POSSO ficar para trás por que é com essa máquina que eu brinco de ser o cara FODA, acima de todas as coisas. com essa máquina eu tenho o poder de fazer o que eu bem entender. e essas regras criadas justamente para arrumar toda a merda que esse bando de bicho homem faria se não existisse regra alguma, não me servem e eu não respeito por que sou um rebelde, eu sou foda, eu estou acima disso.

eu estava para escrever um post... quando vi esta merda que um filho da puta, acompanhado de um amiguinho que também deve ter pau pequeno e - coitadinho - não deve ter dinheiro para correr numa pista profissional, aprontou com um garoto que - não por que era filho de uma pessoa famosa, ou por que era rico e bonitinho - deveria estar aproveitando este sol e passeando no calçadão de copacabana ao invés de estar dentro de um caixão.

12 comentários:

Marion disse...

Eu acabei de ler a notícia da morte do garoto. Que tristeza.

O trânsito daqui é um perigo, os motoristas nada respeitam. Isso é um reflexo da falta de civilidade geral das pessoas deste país.

Anônimo disse...

Triste, coitada da Cissa.
Espero que apareçam os culpados e não aconteça o que aconteceu com um casal de amigos gays que em Curitiba perderam a vida por insanidade de um deputado que matou os dois meninos e pelo jeito vai se safar da cadeia por ser rico.

O Mordomo disse...

Muitíssimo triste... :(

Marie Clarté d'Or disse...

Triste demais......... me dá uma dó da mãe.

marcelo disse...

Eu só acho que POR ENQUANTO, não dá pra gente sair crucificando culpado ainda não. Não dá pra saber ao certo o que aconteceu. Avisos de obra, interdição de vias, nesse país, são a coisa mais precária e irresponsável desse mundo. Quem é de Brasília e circula pela EPTG sabe o drama que é. Não existe sinalização direito, não existe iluminação adequada, os motoristas tem que se virar, e arriscam realmente a vida ao passar por esses trechos. No Rio ainda tem um agravante: a paranóia que se instalou por lá com relação à segurança, faz com que as pessoas não parem a noite, não respeitem sinal, morram de medo de tudo. Furar sinal vermelho é incentivado. Imagina a gente, naquela região da Gávea, Rocinha, São Conrado, dar de cara com uma passagem bloqueada num túnel, sem sinalização direito. A maioria entraria em pânico total e não obedeceria mesmo. Depois de atropelar, mesma coisa. Não justifica não prestar socorro, mas que muita gente teria medo de parar dentro do túnel e levar um tiro no meio da testa, isso teria. Nâo estou inocentando ninguém, mas acho que não podemos também crucificar. Até porque, irresponsabilidade por irresponsabilidade, também não é lá de muito juízo andar de skate as tres da matina em plena terça feira num tunel fechado no Rio de Janeiro, né minha gente?
Cada um com a culpa e a responsabilidade que lhe cabe. Nem mais, nem menos.

lili cheveux de feu disse...

olha, marcelo, eu já vi a sinalização nestes túneis do rio e, a não ser que este seja muuuuuuuuito diferente do que eu vi, o negocio é MUITO BEM sinalizado.

nao vejo muito problema nos caras praticarem o esporte num tunel lacrado e na nossa sul, principalmente pq esse panico que a midia cria em relação à violencia no rio, não me parece que é uma coisa que faça parte da realidade dos cariocas - a sensação de panico, eu digo. ao menos não nas proporções que a gente imagina.

posso estar muito errada, mas a mim está parecendo aquela historia do playboy que ganha carro e grana do papai e se acha dono do mundo. agora, depois de ter feito a merda, foi orientado por advogados a se entregar à policia e a dizer que nao viu o bloqueio e que "apesar de nao ter prestado socorro no local, ligou para a emergencia".

a sorte da cissa é que ela é uma pessoa da midia, viu? pq se fosse uma mãe qualquer, iria penar muito mais para fazer justiça.

marcelo disse...

Lili, como voce eu também ACHO que o tunel estava bem sinalizado. Eu também ACHO que o carinha deve ser um filhinho de papai. Mas o problema reside justamente aí. Eu só ACHO. E enquanto eu só acho, não sentencio.

Anônimo disse...

Matou, tem que ser punido por homicídio. Resta saber se é culposo ou doloso. Mas concordo com a Lili que a chance de ter sido um acidente injusto pro motoristá é míiiiiiiinima.

isabel alix disse...

Como motorista bissexta e copilota posso dizer que em algumas raras vezes acontece de a gente se atravessar no trânsito porque tá com uma pressa louca maluca do carajo mesmo e sabe que, se não conseguir passar naquela brechinha, vai penar pelo menos mais cinco minutos esperando ali até conseguir passar, e em algumas raras vezes são cinco minutos que podem decidir toda uma situação de uma vida. Mas tirante essas super excepcionalidades, costumo deixar todo mundo passar: eles, que estão com pressa, que se estressem e batam o carro.

isabel alix disse...

Sobre essa coisa do filho da Cissa, achei de uma infelicidade absurda, porque, vamos combinar, se o túnel estava interditado, ninguém tinha que estar lá dentro: nem os carinhas fazendo racha, nem o guri andando de skate. Assim, na boa, me digam: se você vive numa capital de Estado que é grande, movimentada, violenta, populosa, e por isso tudo, imprevisível, como Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Bahia, você realmente, REALMENTE acha que dá para se sentir super seguro e confiante de que todas as leis, civis, administrativas, penais e de tráfego, serão respeitadas, cumpridas, de que cada um fará direitinho seu papel de cidadão? Todo mundo vem convivendo com uma intolerável, quase insuportável tolerabilidade ao desrespeito de regras básicas de segurança. Não tem mais segurança pra ninguém em nenhuma cidade grande. Parece que é algo culturalmente arraigado no povo brasileiro, essa necessidade do descontrole, de não observar nenhuma regra, nem mesmo as do bom senso. E há muito a administração pública perdeu o controle e a autoridade, e não demonstra interesse em retomá-los. Daí que exponho tudo isso para concluir que sair para a rua para andar de skate dentro de um túnel interditado de uma cidade grande, violenta e populosa, com baixo controle de infrações pela administração pública, durante a madrugada me parece uma atitude, se não arriscada, ao menos ingênua.
Com isso eu não estou dizendo que o filho da Cissa queria ser atropelado, ou que estava conscientemente se expondo ao risco de ser atropelado. Ele provavelmente (e equivocadamente) se acreditava protegido, mas o certo é que, consideradas todas as circunstâncias, tudo aponta pra flagrante insegurança de andar de skate no túnel interditado durante a madrugada. Não dá pra dizer que o rapaz não tinha opção e que não tem pista de skate no Rio de Janeiro: esse site aqui lista onze pistas http://www.skateboarding.com.br/pistas/pistas-skate.asp#RegiaoSudeste, tem pista de skate até na Rocinha.
De outro lado, fazer 'pega' já é por si só uma infração de trânsito, e essa conduta de atropelamento e fuga no trânsito, com resultado morte, é o esquisitíssimo tipo penal do 'homicídio culposo qualificado de trânsito' do CTB - pena 2 a 4 anos, com aumento de 1/3 a metade. Ou seja, se tudo, absolutamente tudo, for favorável a quem atropelou o menino, o cara vai pegar pelo menos 2 anos e 8 meses. Na prática, considerando esse cenário, significa que não está apto ao sursis (uma espécie de livramento condicional da pena), mas pode ter a pena privativa de liberdade substituída por pena restritiva de direitos, que durará o mesmo período que duraria a restritiva de liberdade. A pena restritiva de direitos mais comumente é aplicada na forma de prestação pecuniária (multa) ou prestação de serviços, e a grande dificuldade é ter quem fiscalize a efetiva prestação de serviços pelo apenado. Ainda nesse cenário, o nome é lançado no rol dos culpados e o cara fica com antecedentes criminais por cinco anos.
O que quero dizer com esse texto todo é que tecnicamente para o direito isso não é um acidente, é o 'homicídio culposo qualificado de trânsito', mas que numa linguagem mais coloquial eu diria que é uma desgraça. E que devemos refletir que ante o estado de coisas que estamos vivendo na sociedade, não dá para ser ingênuo. Não dá para se sentir seguro. Confia em deus, ou em que o teu coração apontar como mais confiável, mas amarra bem o teu cavalo. Bem apertado. Com dois nós cegos.

isabel alix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lili Cheveux de Feu disse...

bom, belly, EU acho que, a não ser que você tenha uma pessoa dando a luz ou morrendo dentro do seu carro, NADA justifica ficar cortando fila...
eu não sei o que está se passando na vida de todo o resto da fila... certamente alguém está com mais pressa que eu, de repente em razão de algo muito mais importante... e mesmo que não esteja, acho uma falta de respeito. tá todo mundo ali, no mesmo barco. paciência! tu chegou depois, vai arrancar depois, é óbvio.