quarta-feira, junho 16

O que eu coloco no lugar da carne?

A maioria das pessoas tem essa dúvida referente à dieta vegetariana. Já perdi a conta de quantas vezes tive que responder a esta pergunta... Por este motivo resolvi compartilhar este texto com vocês. É um texto muito simples, mas com informações preciosíssimas fornecidas por um nutricionista, o autor do texto, George Guimarães.

O que eu coloco no lugar da carne?
06 de maio de 2010

Essa é uma das principais dúvidas entre os novos vegetarianos. É muito prudente e importante cuidar do planejamento adequado da dieta vegetariana, mas esta pergunta incorre em alguns erros. O primeiro deles é a idéia de que o ajuste no cardápio para adequação a uma dieta vegetariana seria algo tão simples quanto a substituição de um alimento por outro. O outro erro é o aparente entendimento de que a carne precisa ser substituída.

Os nutrientes habitualmente fornecidos pela carne (proteína, ferro, vitaminas do complexo B…) devem sim receber o cuidado de estarem contemplados na dieta vegetariana, mas o equívoco está na falsa premissa de que a carne seria a principal fonte destes nutrientes, e de que os outros alimentos seriam apenas um complemento ou uma “substituição”. Tanto no que diz respeito às proteínas, quanto no que diz respeito ao ferro e aos outros nutrientes fornecidos pela carne, podemos encontrar fontes tão boas ou até superiores nos alimentos vegetais.

continua...

3 comentários:

Dedé disse...

Cogumelo!!!! Alem de ser uma delicia, tem varios nutrientes importantes, inclusive alguns fornecidos pela carne!! hehe
Aqui em Londres tem muito e super barato, de tudo quanto eh jeito!

O Barba :) disse...

Juro que viro vegetariano se inventarem a picanha de soja que proporciona o mesmo prazer...

lili cheveux de feu disse...

eu amo cogumelos, dé! amo.
quando eu for pra londres [hahahaha] a gente faz a festa junto, tá bem?

*
*
*

barba, o intuito do texto não é incentivar ninguém a se tornar vegetariano. ele é apenas informativo. mas é bastante interessante até para quem não tem a mínima pretensão de se tornar vegetariano... para quem tem problema no coração, por exemplo, e precisa diminuir o consumo de carne vermelha na marra, sabe? ou simplesmente quem quer se informar a respeito.
simples assim.