terça-feira, junho 15

O efeito rejuvenescedor da maquiagem mineral

Virou febre: produz um make natural, é menos agressiva, não alérgica e ainda trata. Sem óleos, conservantes, corantes, fragrâncias, talco, ceras. É de origem orgânica, com ingredientes como dióxido de titânio, óxido de zinco, mica, óxido de ferro e oxicloreto de bismuto. Por isso causam poucos danos a pele, não obstruem os poros, diminuem a oleosidade sem ressacar e o prazo de validade é praticamente “ilimitado”, se mantida em lugar seco e arejado. É formada por partículas de pó ultrafinas e soltinhas, e até se espalha pelo ambiente formando uma nuvem de pó no ar (e na sua roupa! Use um babador ou se maquie nua.).

Para ser mineral tem que ser totalmente em pó. Maquiagens que contém óleo (compacta, por exemplo) utilizam os parabenos (conservante e antioxidante utilizados em maquiagens comuns que são derivados do petróleo e podem causar alergia) e não são 100% minerais. Avon, Tracta e Mary Kay, por exemplo - para ficarmos nas marcas de maquiagem BB (boa e barata) - tem vários produtos oleosos que estão catalogados na linha mineral, mas contém parabenos. A exceção que eu conheço é a linha Mineralize da MAC, que tem pós e sombras compactadas por um processo de superaquecimento. São divinas, como qualquer coisa da MAC, mas tem que vender um rim para comprar.

Alguns cuidadinhos básicos são o uso do primer antes (para esconder os poros e deixar seu rosto uma bundinha de bebê, por quem tem rugas aqui é a Adelaide!) e a dosagem super cuidadosa da quantidade. Ninguém quer realçar ruguinhas inconvenientes com pó concentrado nas linhas de expressão, né!

Prefiro aplicar a seco, com pincel (com esponja não espalha bem e fica empapada), mas é possível misturá-la ao protetor solar ou com água, formando uma espécie de base líquida. Outra opção é borrifar um pouco de água termal ou soro fisiológico no pincel e então aplicar o pó com movimentos circulares, por todo o rosto. Nunca testei aplicar desta forma por que acho um desperdício de dinheiro. A indústria cosmética investiu tanto na pesquisa desses produtos e não foi pra você fazer uma gororoba misturando com água! Sempre dou uma batidinha no pincel antes de passar o produto, por que ele vai “pegar” mais pó do que o necessário, que terminará se espalhando pelo seu rosto inteiro, formando uma grande olheira coral, por exemplo.

Como a idéia é parecer o mais natural possível, às vezes passo uma leve camada de base antes, mas no dia a dia é protetor solar, primer, corretivo, pó e blush minerais. Fica bem natural e dura o dia inteiro.

A paleta de cores é reduzida (possui apenas tons terrosos exatamente em razão da ausência de pigmentos artificiais) e elas são mais opacas e menos brilhantes. O preço é salgadinho, mas eu fui tomada pela febre e acho que vale muito a pena!

Nenhum comentário: