Uma das minhas melhores amigas veio a Gay Harbour este final de semana e pude passar um tempinho com ela, o marido e o João Pedro, que negou-se a se mexer e dar cambalhotas para a tia Rose senti-lo na barriga da mamãe. Atualmente conseguimos nos ver umas duas ou três vezes por ano, mas já moramos juntas quando eu cheguei em Fred West.
O que achei mais interessante foi que almoçando na sexta-feira ela me comunicou que o marido queria me ver antes deles irem embora, por que estava com saudades de mim. Devo ter feito uma cara esquisita por que ela riu e me deu a explicação que ele havia lhe dado para o fato: "- É que a baixinha te ama tanto que eu comecei a gostar dela também."
Em cima disso ficamos conversando e mais uma vez a minha teoria empírica deu as caras: a gente re-conhece quem é amigo mesmo nas horas felizes. Sim, por que mãos estendidas para nos juntar do chão há várias. Alguém com paciência para aguentar choro e ajudar a resolver crise não é tão difícil assim de encontrar, inclusive há profissionais excelentes desempenhando a função. É muito mais fácil ser solícito, solidário e dividir o que comer, mesmo quando não se tem muito o que comer, quando o outro está na pior, no fundo, do que ficar feliz pelo outro quando ele está muito melhor do que nós ou vários degraus acima.
Amigo de verdade é aquele que consegue con-viver com o teu sucesso, com o teu sucesso maior do que o dele, e controlar a possível inveja que pode estar alojada ali no meio. Amigo é aquele que sendo ou estando menos do que tu, não se ressente e não sabota a amizade, nem inconscientemente. Amigo é aquele que mesmo não sabendo exatamente qual foi o preço pago (por que só quem efetivamente pagou é quem sabe), nem sonha em desvalorizar as tuas conquistas, os teus desejos ou quem tu te tornaste.
É preciso ter auto-estima até para ser/ter amigos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Rose, simplesmente perfeita!
maravilhoso. Bjs. Clau
é sempre mais fácil ver o fracasso dos outros, né? a gente se sente melhor, mais abençoado pelos céus.
Sei como eh, viu? E obrigado por compartilhar com os que AQUI PASSAM!
Te dou razão!
Ai, ruiva, penso o contrário. Acho mais fácil ver o sucesso do outro. Difícil é (con)viver com ele. E é por não saber conviver com o sucesso do outro que o povo se regozija quando o outro fracassa. Na maioria das vezes o outro é um fracasso e a gente não enxerga.
*
*
Barba, ficou lindo, viu! Eu que te agradeço, caso a ruiva já não o tenha feito apropriadamente, se é que tu tá me entendendo...
A reforma ficou linda e tudo e tal, só que o trabalho do mordomo aqui meio que triplicou.
Vou tirar o pó da sala nova. Volto em 2 horas.
(heis o aumento a que a Lili se referiu ontem: AUMENTO DE TRABALHO)
Adorei o novo template. Simplesmente liiiiiindo. O texto, maravilhoso, mostrando a amizade de um ângulo diferente e bem verdadeiro.
Querida, tu fez a mãe do João Pedro chorar e se emocionar. Logo tu dizendo isso, assim, que é a pessoa mais generosa, mais amiga, mais bem resolvida que não fica encucando com coisitas que os amigos fazem e dizem...Logo tu, que é a única amiga que eu sei que estará para mim a qualquer hora, a qualquer dia e que me fez chegar onde eu estou, tanto profissionalmente quanto emocionalmente... Sim, senhoras e senhoras, porque se não fosse ela eu não seria esta servidora pública (além de queridíssima é inteligentíssima) nem estaria casada com o pai do João Pedro.
Mas não te preocupa, o João Pedro, que já possui personalidade de dar inveja e só faz o que quer quando quer, vai dar pulos e mais pulos no colo de uma das melhores amigas da mamãe!!!!!
Bom dia prá ti também.
Alguém disse que se ao menos uma amizade sincera tiveres feito nessa vida já terá valido a pena, o resto é conversa pra boi dormir.
Realmente... tem muita verdade nisso aí.
Ai, Rô-zinha, só agora eu consegui entender umas coisas. Só agora, lendo isso, umas fichas caíram bem caidinhas. De verdade. :*
Djodjo, fala sério, tu não concordas que Fabiano precisa de uma amiga mais íntima bem querida e com auto-estima?
Concordo, concordo, concordo!
Até twittei o link para a postagem...
Iluminação assim tem que ser compartilhada!
Tu é bem espertinha, Rose...
Gostei do ponto de vista. Bjs.
Postar um comentário