terça-feira, abril 27

na próxima, consulte a lista telefônica.

você certamente conhece alguém que já tenha sido vítima do telefonema que anuncia um falso sequestro. muito provavelmente você mesmo já tenha atendido a algum.
eu já fui acordada com o barulho da minha avó invadindo o quarto de minha mãe, gritando desesperada "maria, pegaram a lili!!!". e foi só abrir a porta do meu quarto para entender o golpe.

depois desse dia já tivemos mais umas 5 ligações do tipo, lá em casa.
só que agora vovó está armada de uma reação muito simples que vale a pena repassar:
o cara vai dizer "estamos aqui com a sua neta". em meio ao nervosismo, a reação é dizer o nome da pessoa: "a lili?". pronto. essa é a resposta que o cara espera.
mas se ao invés disso a vítima responder "quem? a joana/carmem/paula/[ou qualquer nome que não pertença a nenhum membro da sua família]", você se livra do trote. obviamente o cara não sabe o nome dos seus familiares e vai responder positivamente a qualquer nome que você disser: "sim! estamos aqui com a joana/camem/paula"...

muitos vão ler isso aqui e pensar "nossa, lili, tu é uma gênia da lâmpada achando que descobriu a roda. é ÓBVIO que eu já sei disso". sabe, mas já ensinou para a mamãe, a vovó, a vizinha, a faxineira?
pode parecer uma bobagem, mas é importante dizer o óbvio. pode ser que não seja tão óbvio para o outro.

*
*
*
*
no mais, abordei este assunto por que algum bandidinho certamente desmaiou ao tentar este golpe no último domingo. daria um mindinho para ver a cara de "putz! fodeu" do malandro:

(...) O vice-presidente explicou para o criminoso que sua mulher, religiosa, havia feito uma promessa e não tinha jóias. Em seguida, Alencar foi questionado sobre a sua atividade. Respondeu: “Eu sou vice-presidente da República.” O telefonema foi desligado. (...)

5 comentários:

O Mordomo disse...

Muito bem observado, mme Cheveux de Feu.

Vou encaminhar por e-mail pros meus entes queridos.

Marion disse...

Lili, eu tenho uma raiva destes cretinos! Uma vez ligaram aqui e Wally atendeu. Aí os caras " pegamo seu filho". Wally:" pode matar eu não tenho filho, tá!" Desligaram na hora e nunca mais aconteceu isso em casa.

Mas infelizmente as pessoas de mais idade são presas fáceis, minha mãe uma vez quase teve um ataque nervoso por causa destes cretinos. Espero que nunca mais ela tenha que passar por isso!

Unknown disse...

Já ligaram pro meu padrasto tb dizendo q euj tinha batido o carro e eu tava na frente dele. A tática é realmente esta: encher o cara com outras perguntas e nenhuma resposta.

LILI CHEVEUX DE FEU disse...

teve noticia, né?, dia desses, de uma senhora que acabou morrendo de infarto ou algo que valha, por conta de um cretino desse tipo.

negocio é ja prevenir as pessoas ao nosso redor para saberem como agir, sem nervosismo.

Marie Clarte D´Or disse...

Meu pai caiu num desses telefonemas... tadim, ficou desnorteado ligando para as filhas enquanto minha mãe segurava o celular.