quinta-feira, outubro 1

deveras apegada ao exagero


ontem eu comi feijão e tomei coca-cola. já era tarde da noite*, passava das 21h. passei a vida ouvindo minha mãe dizer que feijão e coca-cola à noite são venenos. “come um arroz e um bife, debora. e toma uma água. feijão e coca são muito pesados e tu vais passar mal”. mas ontem eu quis comer feijão e comi. quis tomar coca e tomei. aí hoje, depois de ter passado a madrugada em claro, entendi, (exato, precisei de mais de 30 anos) que o problema não é o feijão ou a coca, sou eu. poderia, e teria, certamente, passado mal esta noite com qualquer outra “junção”, entende? foi o feijão com coca, mas poderia ter sido o chocolate com fruki limão, o bolo com mirinda, a pizza com guaraná, o picadinho com cerveja ou qualquer outra coisa (claro que sempre dentro da alimentação que me apetece. eu bem sei que se tivesse comido um balde de rúcula com tofu e tivesse bebido chá verde, mesmo que aos litros, estaria zero bala, duas horas depois) . a noite passada, enquanto o bucho reclamava dos quatro copos imensos de coca e dos dois pratos fundos lotados de feijão e eu me revirava, tive duas certezas muito especiais: a de que nunca sei a hora de parar e a de que só gosto em demasia (porque gosto de outras coisas, mas gosto assim, asim) do que não presta.


*para quem tem a tríade filho/trabalho/marido e não tem família (pai e mãe), babá, empregada ou coisa que o valha por perto, 21 h é quase madrugada. combinado?

4 comentários:

Suzana Elvas disse...

Baixa madrugada. Alta madrugada é lá pelas 23h, e você só dorme a essa hora em dia de festa, e mesmo assim se for feriado prolongado.

Dita Von Claire disse...

hahahahaha. exatamente, gata. exatamente.

Holandesa disse...

Tem uma lista para assinar? Tb conheço o gastrodramatico e tb tem um filhote de 7 meses que acorda umas 3 ou 4 vezes por noite!
No meu caso, eu só posso ter colado chiclete na cruz...

Manu disse...

Também entro pelas madrugadas, nunca consigo dormir antes das 23h, já fiz até promessa. É tanto pra fazer!! E depois passo os dias como um zombie.
Pelo menos a promessa de não assistir a nova novela das oito (nove) tenho mantido.
Holandesa, o chiclete do lado esquerdo da cruz era o teu? Porque o do direito era o meu.