segunda-feira, abril 20

é de lascar...

a pediatra do guri solicitou a realização de quatro vacinas. coisa simples,"... só para esperar o inverno..." me disse ela, bem informal e tudo.
acabo de orçar as tais vacinas e advinha? 600 contos, cara. isso mesmo, 600 contos.
aí é de foder.

19 comentários:

ana disse...

por aqui, só vacinas do "postinho". e quanto ao "só pra esperar o inverno...", reforço com homeopatia.

Dita Von Claire disse...

ana, perguntei cem vezes se era necessário mesmo. ela disse que sim, que o piá porque vai à creche precisa fazer. ainda tô meio zonza com os valores.

ana disse...

tu sabias q, se tu tiveres um pediatra "camarada", tem algumas vacinas dessas pagas, q são dadas na rede pública. são p/ crianças q tem alguma necessidade especial(doenças respiratórias graves p/ ex.) e pais sem grana(mais ou menos isso). o pedi da minha filha disse q se eu "realmente" quisesse, ele faria um requerimento via sus. mas eu não vi necessidade alguma. conversa c/ o medico do teu piá, quem sabe!

Suzana Elvas disse...

Dita, as meninas tomaram numa clínica vacinas contra outro tipo de meningite que não é a dada no posto e catapora. Só. Veja se realmente - REALMENTE - elas são necessárias.
Bjs

Madame disse...

olha, e tu sabia que - eu acho meio radical isso tambem, mas se ta tudo bem, ta tudo bem - minha amiga de sampa com 3 FILHAS tem um homeopata hard core que NUNCA deixou que elas domassem NENHUMA vacina nesta vida?
e estao todas as tres lindas e com belas bochechas.

Manu disse...

Os gêmeos também tomaram estas vacinas contra meningiteC e a prevenar, que não são dadas nos postos de saúde. Contando as trocentas doses, foi os olhos da cara, quase literalmente, pq pensei que ia ter que vender as minhas córneas (que nem são lá essas coisas) para pagar. São caríssimas mesmo, mas acho que vacinas são investimento. Então, fiz um carnê, tipo Casas Bahia, e tô pagando até hoje! rsrs
Bjs.

Manu disse...

Aproveitando, meninas e menino, ficou lindo o novo layout! Adorei! Bjs.

Unknown disse...

Pois é, são caras mesmo, mas acho que valem a pena, melhor prevenir, ainda mais se ele fica em creche. Tenta ver parcelamento, algo do tipo para amenizar. Antes com vacina do que com remédio. Eu entendo que o valor é fueda, mas...

Unknown disse...

ou então veja dessa lista, quais são as prioritárias ou as que podem esperar

Dita Von Claire disse...

são essas aí mesmo. a tal da prevenar e a meningococo c ou coisa que o valha, mais a da gripe e da hepatite a.
ando bem caduca com isso, mas vou fazer né.

Unknown disse...

mas mesmo assim, o pediatra do João disse que tem umas mais prioritárias que outras. Por exemplo, se tiver "surto" de catapora é melhor priorizar essa, mas existem outras que estatisticamente são possíveis, mas pouco prováveis. VEja com ele qual o periodo de tempo que você pode espaça-las para ver essa parte financeira. Aqui em Sampa, consegui parcelar.

isabel alix disse...

Lá em mil novecentos e outubro, fiz só meningococo C e hepatite A (a amiga das letrinhas). Mas que que eu sei, né. Eu sou uma mãe véia e ultrapassada.

cris disse...

pois é, eu tb sou mãe véia, bem véia. o guilherme nunca tomou nada disso e tá lá, bem lindo, bem tudo, forte, saudável e gostoso. [semana que vem tu confere com teus próprios olhinhos]. bjs, lindona

Suzana Elvas disse...

Lili, eu também tenho uma grande e maravilhosa amiga que embarcou nessa de não vacinar os filhos - dos três, dois morreram há dois anos de sarampo, aos oito e cinco anos. Conheço mães que acham legal imunizar "naturalmente" os filhos - uma delas, que também não vacinou a filha, deixou a menina se contaminar num surto de catapora que estava correndo entre os filhos das amigas. E se arrependeu quando a pediatra explicou o porquê de a menina - de quatro meses - urrar dia e noite: bebês não sabem coçar, e para a garotinha era o mesmo que milhares de mosquitos ferroando-a dia e noite, sem parar.

Sou radicalmente a favor das vacinas - e mais ainda da procura de informações. Todas nós, mães dessa geração, fomos vacinadas - mas algumas acham supermoderno e natural e saudável negar aos filhos a proteção contra sarampo, coqueluche, pólio, sarampo e outras doenças.
Complicado, né?

Unknown disse...

Suzana, concordo com você em partes. Claro que tentamos fazer ao máximo tudo por nossos filhos,mas estamos falando de vacinas pagas, não das que todo posto dá e que a única obrigação é levar as crianças na época indicada. Quantas mães que veem seus filhos querendo coisas, ou mesmo elas gostariam de dar muito mais, mas que custam dinheiro que não está sobrando. Acho que a Dita não se referia em dar ou não todos os cuidados ao Theo, mas contestando o quanto é caro.

Dita Von Claire disse...

exatamente, suzana.
sobre as outras questões colocadas em pauta aqui, nem sou mãe modernete, daquelas que acham que só carinho, água e comida orgânica resolvem a vida, nem o contrário.
o que me chama atenção, para não dizer outra coisa, é o assalto que sofremos ao querer propiciar proteção à saúde, nada mais do que isso, dos nossos filhos.
como escrevi ali em cima, me prestei a pesquisar sobre as vacinas, e descobri que elas não são cobradas em nenhum outro lugar.
alguma coisa está fora da ordem.

Madame disse...

Suzana, você nos conta um fato, mas um fato isolado. Morreram crianças não vacinadas, assim como certamente vááárias crianças que foram vacinadas acabaram morrendo, até mesmo por conta das vacinas.
Temos os dois lados da moeda. A filha mais velha dessa minha amiga tem 09 anos e está ótima, saudável.
Não desaprovo esta visão da medicina homeopatica. É uma outra linha mais radical, assim como veganismo é uma linha radical do vegetarianismo. Respeito. Eu sou tratada com homeopatia desde o meu nascimento, mas fui vacinada corretamente. E este pediatra da minha amiga provavelmente é tão competente quanto a minha foi e não é maluco a ponto expor as crianças a riscos de morte.

Suzana Elvas disse...

Dita, o que você e a Consuelo disseram é exatamente o que eu fiz com as meninas. A quantidade de folhetos e folders que eu recebia na clínica de vacinação era uma coisa absurda. A pediatra das meninas sempre foi corretíssima, e sempre me disse que muito do que é oferecido por essas clínicas é absolutamente dispensável - tanto que, fora da lista básica oferecida pelo MS, somente catapora e meningite foram acrescentadas à caderneta de saúde.
O que eu botei em discussão aqui é que não temos imunização natural contra essa bateria de doenças. As crianças permanecem bochechudas e saudáveis porque estão num ambiente em que vivem certo tipos de vírus e bactérias, o que não as imunizará quando viajarem ou forem expostas a cepas diferentes. Um exemplo roto e básico é o dos índios, mortos às pencas de tuberculose, catapora e sarampo.

Sou radicalmente contra mães que, vacinadas em sua infância, fazem literalmente uma experiência com seus filhos - porque se algo acontecer a eles (como aconteceu com Mariana e Rodrigo) o arrependimento será absolutamente desnecessário e acadêmico.

E Lili, quanto a ser um pediatra maluco... O primeiro pediatra das meninas - o que acompanhou o parto - disse que meu leite era fraco e recomendou expressamamente fórmula. Eu e as amigas do peito mandamos ele pastar e assim as meninas mamaram até quase dois anos. Não tiveram nem cólicas. Médicos que insistem em suas linhas de pensamento há milhares. Acho que radicalismo não faz bem a ninguém - tanto que as meninas, vacinadas, foram tratadas com homeopatia desde que nasceram - sendo medicadas com alopatia como último recurso.
Bjs

Suzana Elvas disse...

"[...]somente catapora e meningite foram acrescentadas à caderneta de saúde das meninas por recomendação da pediatra."