quinta-feira, dezembro 1

FOIE GRAS

"Imagine que acabou de comer uma enorme refeição. Sente-se cheio, a transbordar. Logo a seguir é obrigado a repetir outra igual, não aguenta mais. Mas a seguir vem outra igual e depois outra... Sente-se inchado, a rebentar. A agonia é tremenda, não consegue mexer-se e muito dificilmente consegue respirar. Este é o terrível tratamento por que passam os patos e os gansos para a produção do patê de foie gras. O foie gras é o fígado inchado destes animais, obtido através do método da alimentação forçada. Esta provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior que o tamanho normal. Quanto maior o fígado, mais foie gras e obviamente mais lucro.Dezesseis dias antes da matança, e a partir daí diariamente, um funil de mais de 40 cm de comprimento é empurrado pelo pescoço abaixo destas aves. É então forçada pela garganta abaixo do animal, à máquina ou à mão, uma quantidade de cereais misturada com gordura que seria equivalente a 12,6 kg de espaguete para um ser humano. A partir do 12º dia este processo é repetido de 3 em 3 horas, ou seja 8 vezes por dia. Por esta altura o corpo do animal já está completamente deformado, não se consegue mexer e respira com muita dificuldade. Ao 17º dia está morto."

http://www.vegetarianismo.com.br/artigos/ganso.htm
http://www.lpda.pt/01campanhas/foie_gras.htm


Quero deixar registrado neste espaço o meu protesto e total indignação contra esse tipo de coisa. Me envergonho de fazer parte da raça humana numa hora dessas e se eu fosse um pouquinho mais perturbada mentalmente, estaria a um passo de começar a cometer genocídio.
Não é possivel que uma pessoa se sinta à vontade ao consumir um produto desses.
Estou chocada. É triste. É vergonhoso.

27 comentários:

Anônimo disse...

querida, a "raça humana" não é culpada pelas crueldades que algumas pessoas cometem. E tenha certeza, mesmo para saborear uma comida vegetariana, alguém sofreu até ela chegar ao seu prato. Não se espante tanto com a incapacidade dos sistemas produtivos em prover felicidade dentro da cadeia alimentar. É um custo implícito da existência.

Anônimo disse...

todos sofrem de alguma forma ...
já que em teoria ... a vida no planeta terra seria uma forma de resgate ... de dividas passadas ... e anteriores ...

SemNomeAinda Blog
http://semnomeainda.blogspot.com

Jôka P. disse...

Mlle. Lili Cheveux de Feu,
Moi je ne mange pas de foie gras.
Ça me degoutte !
Mais je mange de la viande.

Je t´embrasse.
:)

Madame disse...

Desculpe Marcos, mas acho que tudo tem limites.
Impor um sofrimento desta dimensão a um ser vivo é um crime!
Se fosse uma mera questão de sobrevivência, tudo bem, seria até "aceitável". Mas praticar um ato desse tipo só para satisfazer o paladar de gran-finos é muito para a minha cabeça.
Não sou vegetariana, como apenas carne branca e em pouca quantidade. Isso não me torna uma pessoa melhor, mas ao menos me deixa com a consciencia um pouco mais tranquila, sabendo que não estou causando um mal desnecessário a ninguém.
Isso aí é anti-natural, é injustificável, é perverso e inútil.

Ai... Estou me segurando para não desabar e acabar com o meu dia... Melhor parar por aqui.

Madame disse...

Jôka, eu também como carne. Pouco, mas como. Questão de sobrevivência. Outra coisa, bem diferente disso aí.

Baisers, mon cher!
Débiteur pour la visite!

Madame disse...

Se for isso Silva, eu vou rezar muito pra não nascer ganso na próxima encarnação...

Anônimo disse...

Ninguém merece ter um fígado 7 vezes maior do que o normal. Nem o ganso que eu for comer.

Anônimo disse...

Caramba!
Sem palavras!
beijos

Viscondi disse...

Eu sou totalmente descrente na humanidade. Basta ver o post de ontem do Catarro Verde: http://www.catarro.blogspot.com/
Não preciso dizer mais nada.

Anônimo disse...

EU HEIM! QUE HORROR!

Santos disse...

o ser humano é capaz de coisas maravilhosas e de coisas igualmente podres.

lili, a Mila nao consegue disponibilizar a foto dela no perfil do blogspot, voce se importa de explicar como voce fez para eu fazer para ela??
bjs

anouska disse...

por isso que quando eu tinha doze anos meus pais (não eles não eram "ripongos") resolveram que toda a família seria vegetariana. hoje eu como pouca carne, mas não ligo, posso viver sem. quem acha que pode fazer uso da vida de outros seres vivos só porque os ditos não pensam, devia ler um filósofo chamado peter singer. em linhas beeeem gerais ele diz que sendo esse argumento válido, poderíamos dispor também da vida de fetos ou pessoas com deficiências mentais graves, por exemplo. claro que não é tão simplista assim, mas não dá pra fazer de um comentário uma dissertação. a quem interessar possa: o livro é "ética prática", da martins fontes. bj

Madame disse...

Cristiane, ótima essa dica. Eu penso exatamente como você! Sejamos (humanos) mais humildes.

Anônimo disse...

Tão alta e tão boba! Isso é balela, Lili. Pode dormir sossegada que é só mais uma lenda da internet.
Você já viu alguma vez, alguma instituição séria, veicular esta denúncia?

Madame disse...

Guga, pior é que é verdade... Saiu na Folha de SP dia desses. O Dr. "Chuazeneguer" (eu sei escrever certo, mas não quero tá?) está até tentando até proibir a venda da "iguaria" na Califórnia.

Confira aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3774.shtml

Tragi-cômico é vc ler quando é que a lei entrará em vigor, caso for aprovada...

Madame disse...

O analfabetismo pegou seriamente o meu comentário acima, meu deus!


Guga, só para finalizar: eu gostaria muitíssimo que essa história aí fosse apenas uma lenda da internet...

Anônimo disse...

Foie gras de cu é rôla. Prefiro uma bela buchada como atesta meu último post (êêêê!). Voltei, negas! Doidjo de saudade de um cheiro no cangote!

Anônimo disse...

e além de tudo foie gras é horrível!

Anônimo disse...

Foie Gras é uma coisa nojenta, feita por pessoas nojentas. Alguns 'seres humanos' não deveriam ter a capacidade de reproduzir, tamanha a sua ignorância. É horrível o que fazem com os animais.. um dia desses vi fotos do peta. Aquilo também é de partir o coração.
Um beijo
PS: O comentário da física quântica foi ótimo, heheh..

Bowie Macgowan disse...

Eu como.
Eu adoro.
Nao vou mentir.

Anônimo disse...

Eu assino em baixo totalmente....Eu to em TODAS as comunas do orkut contra este tipo de coisa e masi casacos de pele, rodeios, touradas, experiencias com cobais vivas..Odeio esse tipo de coisa..odeio...belo post protesto menina ...gosto mais de vc por causa disos rs..beijo

Anônimo disse...

ai eu vi umas fotos. Um horror...

Madame disse...

Bowie,
Você perdeu uma bela pontuação comigo...

Anônimo disse...

lili,

Você é vegetariana? É dificil ser?!

Já faz um tempo que eu vi um video que circulava na internet sobre as atrocidades praticadas com animais para alimentação. Fiquei tão impressionada que chorava todas as vezes que me sentava pra comer qualquer tipo de carne e nem conseguia, mas fiquei fraca por não saber como ter um novo hábito alimentar e hoje em dia eu como carne. Mesmo assim aquelas imagens ainda vivem dentro da minha memória.

Por isso fiz a perguntar, você é vegetariana??

Beijos e flores
Marcela

Bowie Macgowan disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bowie Macgowan disse...

Sim, o Foie Gras eh um petisco caro e, digamos "nao essencial" na nossa cozinha. Mas precisamos pensar, e MUITO antes de escrever.

Eu concordo que eh brutal o que se faz com os gansos. Eh feio, e nao eh bonito de ver. Assim como NAO EH BONITO DE VER uma vaca sendo morta, ou um porco, para servir nossas mesas...

Eh preciso que NAO SEJAMOS RADICAIS. Temos que respeitar sim as diversas opinioes, e quem se sente agredido pelas imagens, melhor que nao consuma mesmo esse tipo de coisa, como eu ja disse, "nao essencial".

Eu gosto sim, assim como gosto de qualquer pate, ou qualquer carne bovina, caprina, suina, frangos e pescados... Assim como sou adepto de uma boa salada, com verduras frescas e verdinhas, bem temperadas e bem servida.

Nos, seres humanos, vivemos as custas daquilo que conseguimos produzir para nosso proprio beneficio. E tudo o que foi citado ai em cima (inclusive os pobres gansos), sao criados por nos, para essa finalidade.

Infelizmente, nao temos como fugir dessa "realidade evolutiva": Comemos o que matamos e matamos o que aprendemos a criar. Soa feio, mas eh REAL.

Quanto as cobaias, muito do nosso ainda pouco conhecimento, eh devido ao estudo do comportamento de animais em laboratorio. E ainda sabemos MUITO POUCO. Eu ja usei muito e ainda uso cobaias vivas nas minhas pesquisas, e sou muito grato a vida de cada peixe que eu TIVE QUE SACRIFICAR para aprender com erros e sucessos em minhas pesquisas. Sim, eu tambem sonho com o dia em que nao precisemos mais sacrificar animais para poder aprender algo, mas esse dia esta longe.... Longe demais ainda. Temos muito a aprender. Muito mesmo.

Cuidado gente.... Concordo sim que atrocidades nao devem ser cometidas com nenhum ser vivo, enquanto se pode evita-las. O Foie Gras eh uma das "atrocidades que se pode evitar", sem duvida, e eu respeito TODAS as opinioes acerca disso tudo. E eu TAMBEM posso viver sem ele. Agora, radicalismos devem ser evitados... Para que discussoes saudaveis, como essa, possam surtir efeitos postivos.

Beijos Lili. Tu sabes que eu te amo muito. Mesmo tendo pontos a menos contigo.

Madame disse...

Marcela,

Não sou vegetariana não. Também já tentei ser mas, me alimento mal demais. Já não como um monte de coisas, sou super magra e acho que sumiria se não comesse ao menos um pouco (como muito pouco) de carne.
Peça orientação médica para poder cortar totalmente a carne do seu cardápio, acho que é a melhor coisa a fazer. A única coisa que eu sei te dizer é que a soja é uma ótima aliada para os vegetarianos.


Bowie, eu não me sinto nem um pouco tentada a aceitar essa "realidade evolutiva". Não sou radical pois sou apenas uma idealista sem ação. Mas me dói saber (tu sabes bem das minhas crises depressivas) que o custo do o meu conforto, é a vida de outros animais.
O que me irrita profundamente são esses excessos, que você mesmo citou.

Também te amo, viu? Não ligue para as minhas frases idiotas.

"Eu, que sou mais irmão de uma árvore que de um operário. Eu, que sinto mais a dor suposta do mar ao bater na praia Que a dor real das crianças em quem batem (Ah, como isto deve ser falso, pobres crianças em quem batem - E por que é que as minhas sensações se revezam tão depressa?)" - Fernando Pessoa.