quinta-feira, outubro 6

Gastronômicas



Na segunda, só uma saladinha - pouca coisa em casa, preguiça de sair pra comprar, preguiça de inventar moda. Pra não ficar muito sem graça, piquei em cubinhos tomate e pepino, ambos sem sementes, para evitar que no fical ficasse tudo muito encharcado, uma cenourinha ralada, alface crespa e roxa, pequenininhas, bem picadinhas (o pão de açucar agora vende essas verduras na versão baby, pezinhos pequenos com folhas bem tenras... adorei, além de lindas são muito verdinhas, fresquinhas... demais!), um pedaço de queijo minas esfarelado, duas latas de atum bem escorridas e desfiadas, e só azeite pra temperar. Tudo bem misturadinho, facílimo, rápido... ficou tão bom!!

Terça, comidinha caseira, bem da dieta. Tenho feito arroz e feijão uma vez por semana e divido tudo em vários potinhos para acabar no máximo em um ou dois dias. Congelo tudo e vou tirando os potes conforme a necessidade. Tiro de manhã cedo e na hora do almoço já está descongelado, é só aquecer no microondas. Como a salada de segunda ficou boa, repeti a dose, desta vez sem o queijo e o atum. Só as verduras e legumes mesmo. E a boa e velha carninha de regime. Carne moída magra, moída duas vezes, feita com zero de oleo e gordura, temprerada só com um salzinho, um tiquinho de pimenta e, para dar gosto e ficar diferente, uma boa colherada de mostarda dijon. Deixo na panela até ficar sequinha e bem marronzinha. Não leva mais que 10 minutos, e o trabalho é zero. Não sei explicar, mas um pratinho de arroz com feijão e uma carninha refogada, tudo fumegante, acompanhado por uma saladinha fresquinha dão uma sensação tão boa, tão reconfortante...

Ontem à noite cortei berinjelas em fatias, coloquei para grelhar no grill, só levemente untado com azeite, e fiz uma bela lasanha de berinjela, sem massa nem queijo, bem leve... no pirex untado com azeite, fatias de berinjela, peito de peru, molho de tomate, umas azeitonas, depois mais duas camadas de cada. Por cima, tomate em rodelas, azeitonas, orégano e grãos de pimenta rosa e branca e cinco minutos de microondas. Claro que se eu tivesse polvilhado tudo com um belo parmesão e colocado no forno normal teria ficado muito mais apetitoso, mas simplesinha assim ficou com metade das calorias, o cheiro ficou delicioso, o aspecto idem, e no fim estava bem gostoso...

A gente às vezes até esquece o quanto é bom preparar uma comida, almoçar e jantar em casa, uma coisinha simples, mais caseira. Tão bom, gente... tão bom. Tô aqui pensando o que eu vou fazer hoje à noite... meus dias de cozinha estão sendo muito agradáveis.

2 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Se quiser dar um pulo lá no meu blog prometo que não tem só doce. ;)
Comidinha feita em casa é a melhor coisa do mundo!

xx

Marcos disse...

Humm gostei da receitinha da lasanha de berinjela ...estou fazendo dieta dai ja viu né ..sempre é bom anotar umas receitinhas novas para testar !
Beijos
Marcos Alves
PS: Adoro o blog ehehehe